Publicidade
Sábado, 17 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Brasileiro de Ginástica Rítmica reúne as melhores equipes do país em Florianópolis

Equipe da Capital é uma das favoritas ao pódio na competição que ocorre entre esta quinta-feira e sábado, no IEE, com entrada gratutita

Matheus Joffre
Florianópolis
23/11/2016 às 20H31

O ginásio Rozendo Lima do IEE (Instituto Estadual de Educação), em Florianópolis, sedia entre esta quinta-feira (24) e sábado o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica Ilona Peuke, a principal competição de conjuntos do calendário nacional. Ao todo, cerca de 150 atletas de 12 clubes de várias partes do país brigarão por medalhas nas categorias pré-infantil, infantil, juvenil e adulto. A entrada é gratuita.

Equipe de Florianópolis conta com a experiência de Nickolle e o talento de Gabriela - Flávio Tin/ND
Equipe de Florianópolis conta com a experiência de Nickolle e o talento de Gabriela - Flávio Tin/ND



A equipe de Florianópolis, a Adiee/Udesc, é uma das favoritas ao pódio adulto nos dois conjuntos, no simples (cinco arcos) e no misto (três bolas e duas cordas), ao lado das meninas de São Paulo, Espírito Santo e Paraná. Para isso, o time da Capital conta com a experiência da ex-atleta da seleção brasileira Nickolle Abreu, 27. Após sete anos afastada dos tablados, Nickolle retomou a carreira em 2015 justamente para competir no Brasileiro do ano passado. “Depois do ciclo olímpico de Pequim 2008, eu dei uma parada, fiz quatro anos de dança contemporânea, arte circense e voltei após receber um convite da Luísa [Matsuo, auxiliar técnica da Adiee] para formar o conjunto para o Ilona. Sou a mais experiente do grupo e sei que, mais do que somar pontos, meu papel na equipe é de passar minha vivência, meus conhecimentos para as atletas mais jovens”, ressaltou.

Onze anos mais nova do que Nickolle, Gabriela Nunes, 16, é a caçula da equipe e está em seu primeiro ano na equipe adulta. Após participar de uma seletiva de três dias para ingressar na seleção brasileira, em Aracaju-SE, no ano passado, Gabriela tem uma motivação extra para fazer bonito no tablado. No sábado, a técnica da seleção, Camila Ferezin, estará acompanhando o último dia de competição em busca de novos talentos para o próximo ciclo olímpico, em Tóquio 2020. “Eu cresci vendo a Luísa, a Nickolle na seleção e hoje estou aqui competindo junto com elas. Estou bastante ansiosa por ser meu primeiro Brasileiro no adulto, a pressão é grande, mas estou bem preparada. Sei que a técnica da seleção vai estar aqui no último dia, mas procuro não pensar muito nisso para não desconcentrar. Mas é claro que sonhar a gente sempre sonha”, revelou. 

Medalhista pan-americana na comissão técnica e na organização do evento 

A equipe da Adiee/Udesc também conta outra ex-atleta da seleção brasileira na comissão técnica. Dona de seis medalhas de ouro em Jogos Pan-Americano, Luísa Matsuo, 28, se aposentou dos tablados após Guadalajara 2011 e está há dois anos como auxiliar da técnica Maria Helena Kraeski, que a descobriu no esporte.

Além dos movimentos e das coreografias, Luísa também procura passar sua experiência em competições internacionais para suas atletas. “As meninas estão bem preparadas. Na semana passada, elas estiveram no Brasileiro individual em Aracaju, onde tivemos duas finalistas, a Nickolle e a Letícia Karolina. O juvenil também foi bem. Agora no conjunto somos ainda mais fortes. Não é à toa que várias atletas da seleção brasileira de conjuntos saíram daqui de Florianópolis”, ressaltou.

A organização do evento também fica a cargo da equipe da casa, com apoio da Federação e da Confederação. “É corrido, temos que dividir o tempo dos treinos para cuidar da organização. Alguns pais têm nos ajudado, também temos apoio da Federação e da Confederação, mas o grosso fica com a gente. Por isso, pedimos que a pessoas venham prestigiar. A entrada é gratuita e as melhores ginastas do país estarão aqui”, finalizou.

Luísa Matsuo (centro) é medalhista pan-americana e integra a comissão técnica de Floripa - Flávio Tin/ND
Luísa Matsuo (centro) é medalhista pan-americana e integra a comissão técnica de Floripa - Flávio Tin/ND



Serviço:

O que – Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica Ilona Peuker 2016

Quando – de hoje até sábado

Onde – no ginásio de esportes do Instituto Estadual de Educação (IEE)

Horário – a partir das 15h

Ingresso – entrada gratuita

Publicidade

0 Comentários

Publicidade

Escolha seu time

  • Chapecoense
  • Criciúma
  • Figueirense
  • JEC
  • Avaí
Publicidade