Publicidade
Domingo, 18 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Bicampeões dos Jasc, enxadristas de Florianópolis revelam treinos durante refeições

Atletas utilizavam mesas do refeitório para treinar e estudavam estratégias na sala de aula improvisada como quarto

Redação ND
Florianópolis
16/11/2017 às 22H26

Foco, paciência e determinação. Este foi o tripé que fez a equipe de xadrez masculino de Florianópolis conquistar o bicampeonato a 57ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina, em Lages. Os enxadristas da Capital aproveitavam até o tempo entre as refeições e os desenhos de tabuleiros nas mesas do refeitório para treinar. Nas salas de aula transformadas em quartos, estudavam os adversários, definiam as melhores estratégias e colocavam o aprendizado em prática um contra os outros.

Equipe de Florianópolis conquistou o bicampeonato no xadrez masculino nos Jasc - PMF/Divulgação
Equipe de Florianópolis conquistou o bicampeonato no xadrez masculino nos Jasc - PMF/Divulgação


O título veio após a vitória de César Umetsubo, em um confronto que durou mais de seis horas. Além dele, a equipe contava com atletas experientes, como Gilberto Milos, enxadrista há 50 anos e detentor do título de grande mestre – maior honraria do esporte –, e tinha como técnico Marcelo Pomar, que é instrutor da Federação Internacional de Xadrez. “Foi muito emocionante. Quatro equipes tinham chances de título na última rodada. Viemos com uma equipe mais modesta este ano e ficamos muito felizes com o resultado”, comemorou Pomar.

O título não veio apenas nos Jasc. A equipe de xadrez este ano conquistou tudo por onde passou. Nos Joguinhos Abertos e na Olimpíada Estudantil, Florianópolis também subiu ao lugar mais alto do pódio na modalidade.

Todos os atletas fazem parte do Clube de Xadrez de Florianópolis, que organiza todos os anos o maior torneio de xadrez do Brasil, o Floripa Chess Open, que este ano reuniu 400 jogadores de 16 países em janeiro, no Lira Tênis Clube.

A expectativa é que a próxima edição, de 19 a 25 de janeiro de 2018, tenha ainda mais competidores.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade

Escolha seu time

  • Chapecoense
  • Criciúma
  • Figueirense
  • JEC
  • Avaí
Publicidade