Publicidade
Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 17º C

Avaí supera o frio e a "zica", bate o Juventude por 1 a 0 e volta pro G4 da Série B

Em noite gelada no Sul da Ilha, Leão até abusa do desperdício, mas vence o Juventude e retorna ao grupo dos quatro primeiros

Diogo de Souza
Florianópolis
21/08/2018 às 21H15

O Avaí recebeu o Juventude, acumulou chances e venceu a partida por 1 a 0. Foi a primeira vez que o Leão venceu duas seguidas dentro da Ressacada em 2018. O triunfo recolocou o Leão entre os quatro primeiros da Série B, com 36 pontos ganhos. O Jaconero, por outro lado, ficou estacionado com 26. 

Marquinhos de volta ao time titular - Jamira Furlani/Avaí FC
Marquinhos de volta ao time titular - Jamira Furlani/Avaí FC

É consenso que o futebol se decide dentro das quatro linhas. Algumas condições que rodeiam um encontro entre duas equipes, entretanto, ajudam a entender e projetar o jogo.

O duelo entre Avaí e Juventude, por exemplo, começou com algumas particularidades. A primeira delas fora climática. Antes da bola rolar o termômetro apontara 12ºC no Sul da Ilha. A chuva ininterrupta ajudava a derrubar a sensação térmica.

A segunda em âmbito numeral: os donos da casa, por exemplo, não sabem o que é fazer gol no primeiro tempo junto ao torcedor desde o dia 19 de junho. O adversário gaúcho, do outro lado, contabilizara uma seca ainda mais severa antes do apito inicial: quatro jogos inteiros sem balançar as redes adversárias – chegou no 5º jogo na noite de terça.

Com a bola rolando, aconteceu o que era esperado. Apesar de algumas chances de ambos os lados, o primeiro tempo terminou com placar fechado.

O Avaí até chegou perto. Contabilizou sete escanteios e viu o goleiro Matheus Cavichiolli praticar, pelo menos, três importantes defesas. Duas com o volante André Moritz, que mostrou entrosamento afinado com o meia e ídolo Marquinhos. Porém, foi só.

O time de Julinho Camargo, apesar de se fechar inteiro atrás da linha da bola, controlou as ações e chegou muito perto com Bertotto que, após roubar uma bola na intermediária de ataque, mandou raspando o gol de Aranha.

Na segunda etapa o panorama se manteve. Avaí empilhando chances e abusando da sorte.

Aos 15’ Betão fez grande jogada, passou por um marcador, tabelou com Rodrigão e deixou M10 na cara de Matheus. O ídolo parou em Matheus, mais uma vez.

A resposta do Papo veio dois minutos depois. Bola alçada na área do Avaí, Aranha escorregou e a bola sobrou pra Elias, duas vezes: uma ele parou na recuperação de Aranha e na outra mandou pra fora. Susto na Ressacada.

Aos 27’ André Moritz no lado direito de ataque, sozinho, recebeu de Renato e mandou pra fora. Mais uma chance clara.

A bola, ainda que teimosa, finalmente entrou. Marquinhos bateu o 15º escanteio do Avaí no jogo, a bola raspou na zaga e chegou no volante Matheus Barbosa, que recém havia ingressado, testar para o fundo da rede. Gol e alívio dos mais de dois mil torcedores – guerreiros e – presentes.

A equipe de Geninho até recuou, mas foi competente e segurou, pela primeira vez na temporada, sua segunda vitória consecutiva dentro da Ressacada.

Sem tempo para descanso, as equipes já voltam à competição no final de semana. O Leão joga contra o São Bento, em Sorocaba, na tarde de sábado. O Papo, um pouco mais tarde, fecha a 23ª rodada contra o Boa Esporte (MG), no Alfredo Jaconi.

Ficha técnica

Avaí: Aranha; Guga, Airton, Betão e Capa; Judson, Moritz (Matheus Barbosa), Marquinhos (Marquinhos Silva) e Renato; Romulo (Beltrán) e Rodrigão. Técnico: Geninho.

Juventude: Matheus; Vidal, Micael, Wagner e Maurício (Elias); Diones, Bertotto, Tony, Fellipe Matheus (Caio Rangel) e Leandro Lima (Lucas); Guilherme Queiroz. Técnico: Julinho Camargo.

Gol: Matheus Barbosa (32/2ºT)

Cartões amarelos: (AVA); Vidal (JUV)

Arbitragem: Salim Fende Chavez (SP); Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP) e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP).

Local: estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC) Data: 21/08/18

Publicidade

0 Comentários

Publicidade

Escolha seu time

  • Chapecoense
  • Criciúma
  • Figueirense
  • JEC
  • Avaí
Publicidade