Publicidade
Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 17º C

Atletas do paraciclismo de São José são bronze no Parapan em Toronto

Dupla superou argentinos e garantiu a primeira colocação do Brasil no quadro de medalhas

Redação ND
Florianópolis

A estreia dos ciclistas brasileiros no velódromo dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto foi com medalha bronze. Na segunda-feira (10), na prova de perseguição tandem, para deficiente visual, Luciano da Rosa e Edson Rezende, ambos de São José, superaram os argentinos na disputa pelo terceiro lugar e ajudaram o Brasil a continuar líder no quadro de medalhas.

Comitê Paralímpico Brasileiro/Divulgação/ND

 

Na tomada de tempo, os dois se classificaram em quarto lugar e foram para a disputa do bronze contra os argentinos Raul Villalba e Ezequiel Romero.

“A falta de experiência em pista e um pouco de ansiedade pela prova fizeram com que eu flutuasse um pouco na classificação. Já na disputa de medalha eu me senti muito melhor, mais confiante, parecia que eu era outra pessoa, e isso foi determinante para a conquista do bronze”, disse Luciano, que fez o tempo de 4min43s034.

Antes de desembarcar no Canadá, porém, o primeiro compromisso deles foi na Copa do Mundo na Alemanha e, em seguida, a dupla participou do Mundial de paraciclismo, na Suíça. Os dois foram selecionados pelo desempenho técnico nas últimas provas e os resultados que alcançaram no último ano.

“Os campeonatos nos ajudaram a chegar preparados para os jogos Pan-Americanos”, avaliou Luciano, ao explicar que as competições na Europa também são importantes para prepará-los para as Paraolimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

Luciano começou no ciclismo aos 37 anos. Por ter baixa visão, para participar das provas ele precisa de um guia, função que Edson desempenha com prazer. “A bicicleta dupla é um caminhão”, brinca, ao destacar que, pelo tamanho maior, é preciso fazer mais esforço para ganhar velocidade e conduzir o equipamento. Na bicicleta Tandem, que tem o quadro dobrado, eles conseguem atingir até 70 km/h.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade

Escolha seu time

  • Chapecoense
  • Criciúma
  • Figueirense
  • JEC
  • Avaí
Publicidade