Publicidade
Domingo, 18 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Aberta a temporada do futebol amador na Grande Florianópolis

A modalidade deveria ter iniciado a temporada em março, mas levou um grande golpe neste ano com a determinação da CBF em cobrar atestado médico e inscrição na entidade de cada jogador

Michael Gonçalves
Florianópolis
02/06/2017 às 18H30

Gols, faltas, dribles, lances bonitos e jogadas violentas. Os campeonatos de futebol amador, que hoje tem a denominação de não-profissional, começam neste fim de semana na Grande Florianópolis. O esporte, que deveria ter iniciado a temporada em março, levou um grande golpe neste ano com a determinação da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) em cobrar atestado médico e inscrição na entidade de cada jogador e, por isso, a bola só vai rolar a partir deste sábado (3).

Para os dirigentes ficou mais caro fazer o futebol amador seguindo as regras da FCF (Federação Catarinense de Futebol). Em função disso, a Liff (Liga Florianopolitana de Futebol) é a única que realiza uma competição federada neste semestre. A Segunda Divisão da Capital começa neste sábado com 12 clubes.

Campo do Barrense está pronto para receber a abertura da 2ª Divisão - Divulgação/ND
Campo do Barrense está pronto para receber a abertura da 2ª Divisão - Divulgação/ND



“Disponibilizamos um médico com um preço acessível para conceder os atestados e fizemos as inscrições pela liga. Também promovemos uma ação entre amigos para colaborar com os clubes. A subvenção para o pagamento de arbitragem foi reduzida e não conseguiremos dar as bolas, como era de costume”, esclareceu o presidente da Liff, Manoel de Paula Machado, o Dequinha.

A partida de abertura acontece, às 15h, na Barra da Lagoa, entre Barrense e Canasvieiras. O presidente da equipe do Leste da Ilha, Thiago de Souza, que está em seu terceiro mandato, sabe a importância do futebol amador para as comunidades.

“É a oportunidade de reunir e encontrar os amigos por meio do esporte. A rivalidade entre os clubes de diferentes bairros é a motivação para que novos talentos sejam revelados, sem falar na opção de lazer mais barata da região”, comentou o dirigente.

Até 2016, a Liff tinha três divisões na categoria adulto, mas a resolução da CBF reduziu o número de equipes para apenas duas séries. A Primeira Divisão está prevista para começar em agosto, com 10 ou 11 times.

Clube da Barra da Lagoa quer voltar a elite do futebol de Florianópolis - Divulgação/ND
Clube da Barra da Lagoa quer voltar a elite do futebol de Florianópolis - Divulgação/ND



 

Copa São José e Segundona de Palhoça neste sábado

Além de Florianópolis, o apito também será soprado no futebol amador dos municípios de São José, Palhoça e Biguaçu. A LJF (Liga Josefense de Futebol) realiza a Copa São José, que deixa de ser federada nesta temporada. O presidente Orivaldo Leal explicou que a competição terá 10 clubes, que estarão divididos em dois grupos, a partir deste sábado (3).

“Ficou inviável fazer todas as competições federadas, mas o objetivo é fazer a Série A dentro dos moldes estabelecidos pela CBF. Na próxima semana também começa a Série B josefense, mas os times da elite entram em campo somente em 20 de agosto”, contou o presidente.

Em Palhoça, a Segunda Divisão também terá o ponta pé inicial neste sábado. Com cinco clubes, o torneio também não será federado. “A Segundona e a categoria de juniores não terão a chancela da FCF. Os clubes da Primeira também já se manifestaram contra os requisitos da FCF, mas alguns voltaram atrás e precisaremos rever essa situação”, explicou o presidente da Liga Palhocense, Laurino José de Souza.

 

Festival e torneio início em Biguaçu

A Licob (Liga da Comarca de Biguaçu) também não fará a Primeira Divisão federada. A competição começa no próximo fim de semana, mas neste domingo haverá o torneio início do campo do Pradense, no bairro Prado. No sábado, a liga com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer realiza um festival no mesmo local. Neste ano, a competição não contará com as tradicionais equipes do BAC e do Fundos, que pediram licença por problemas financeiros.

O diferencial é a presença do presidente da Licob, Júnior Moresco, que organiza a sua primeira competição após deixar a diretoria da FCF. “Queremos revolucionar o futebol de Biguaçu e estamos abrindo as portas para novas equipes. Em função disso, o Municipal não será federado, mas a Copa Biguaçu, que acontece em agosto, terá as regras da CBF”, prometeu.

Segundo Moresco, os clubes terão direito a almoço durante o torneio início.

 

Rodada

Florianópolis – 2ª Divisão

Sábado, 15h

Barrense x Canasvieiras

Jurerê x Pântano do Sul

Domingo, 15h

Garcia x Entre Amigos

Vila x Bandeirante

Arsenal x Floripa

Flamengo x Vila Nova

 

São José – Copa São José

Sábado, 19h (campo do Ipiranga)

Nem Liga x Barreiros

Sevilha x Estrela Dourada (21h)

Domingo, 10h45

Detentos x Jardim Solemar

Jardim das Palmeiras x Audax (14h – Colônia Santana)

Potecas x União (15h – Amizade)

 

Palhoça – 2ª Divisão

Sábado, 16h

Eldorado x Grêmio Palhocense

Domingo, 10h

Noroeste x SPC

 

Biguaçu – Torneio início

Domingo, a partir das 9h30 (Pradense)

Pradense x Prainha

Biguá x Pescador

Antônio Carlos x Boêmios

Bola na Rede x Fama

Publicidade

0 Comentários

Publicidade

Escolha seu time

  • Chapecoense
  • Criciúma
  • Figueirense
  • JEC
  • Avaí
Publicidade