Publicidade
Domingo, 16 de Dezembro de 2018
Descrição do tempo
  • 31º C
  • 23º C

Vozes que emocionam: coral marca programação do Outubro Rosa no Cepon, em Florianópolis

Apresentação trouxe alegria para o ambulatório da unidade de tratamento contra o câncer

Andréa da Luz
Florianópolis
10/10/2018 às 15H03

Regido pelo maestro Robson Medeiros Vicente, o Coral Vozes de Santa Catarina se apresentou na tarde de ontem, no ambulatório do Cepon (Centro de Pesquisas Oncológicas), em Florianópolis. O grupo de cantores alegrou e emocionou pacientes e colaboradores do hospital com sete canções que marcaram mais uma atividade da programação do Outubro Rosa, movimento que promove conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e outros tipos da doença.

Coral Vozes de Santa Catarina se apresenta no Cepon, em Florianópolis - Marco Santiago/ND
Coral Vozes de Santa Catarina se apresenta no Cepon, em Florianópolis - Marco Santiago/ND


O grupo de cantores alegrou e emocionou pacientes e colaboradores do hospital com cerca de sete canções que marcaram mais uma atividade da programação do Outubro Rosa, a campanha que promove conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e outros tipos da doença.

Para a diretora do Cepon, Maria Tereza Schoeller, é importante continuar sensibilizando as pessoas sobre a necessidade do diagnósico precoce. "No caso do câncer de mama, as mulheres já estão bem mobilizadas, fazem o autoexame e procuram atendimento. A maioria chega aqui nos estágios 1 e 2 [iniciais] da doença", explica. 

Mas o mesmo não costuma ocorrer em outros tipos de câncer, daí a importância da divulgação e, principalmente, da ampliação do acesso ao diagnóstico para todos os
usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). "Há muito diagnóstico tardio em casos de câncer de próstata, de pulmão e gastrointestinal e é aí que precisa melhorar e ampliar o diagnóstico", afirma a diretora.

O Cepon é a a principal unidade em tratamento de câncer em Santa Catarina. Atualmente, conta com 100 leitos para apoio aos tratamentos, mas a maior parte é feita nos ambulatórios, onde são realizados cerca de 10 mil atendimentos por mês.

História de luta

Cada paciente, traz consigo uma história de luta, superação, dor, persistência, aceitação. A administradora de empresas Karina Dutra Gariglio, de 39 anos, convive com a doença há cinco anos. "Começou com um câncer no intestino, fiz cirurgia e tratamentos, mas seis meses depois apareceu no fígado", conta Karina. Ela passou por três cirurgias naquele órgão, além da quimioterapia, mas o tumor voltou, alojando-se nos pulmões e no mediastino - espaço entre os pulmões, contra o qual ela faz tratamento quimioterápico atualmente.

Karina encara a doença como uma companheira, que a fez "ver a vida de forma diferente". A paciente afirma que se sente cada vez melhor e que aprende todos os dias a conviver com a enfermidade e seus desafios. "O câncer mudou a forma como me conecto com a natureza, as pessoas, os animais. Acho que é essa noção de finitude que a gente sente na pele que nos faz dar mais valor à vida", diz. Para quem está enfrentando a doença pela primeira vez, ela ensina: "Não se assuste, confie em si mesma porque o remédio está dentro da gente".

As pacientes Karina Gariglio e Ariele Arceno participaram da campanha Outubro Rosa no Cepon - Marco Santiago/ND
As pacientes Karina Gariglio (esq) e Ariele Arceno participaram da campanha Outubro Rosa no Cepon - Marco Santiago/ND


O Coral Vozes de Santa Catarina voltará a se apresentar no encerramento da Campanha Outubro Rosa deste ano, no dia 31 de outubro, às 18h15, na Catedral Metropolitana de Florianópolis. Veja a programação completa abaixo:

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA - AMUCC

1º a 31/10

Iluminação de prédios e monumentos

Fila Zero: arrecadação de recursos para realização de exames para diagnóstico do câncer na mulher

6º Ciclo de Palestras do Outubro Rosa nas empresas

Até 30/10

Ponto de informações e vendas de produtos Amucc no Mercado Público, box 51

6/10

Cirurgias de reconstrução mamária na Casa de Saúde São Sebastião, com Henrique Müller

7, 14 e 21/10

Outubro Rosa vai às ruas: Floripa em Movimento (grupo de voluntários com distribuição de material informativo e roda de conversa)

4, 11, 18 e 25/10, às 12h30

XV com Arte: Apresentações musicais na Praça 15 (grupo de voluntários com distribuição de material informativo)

8/10

Apresentação do Coral Vozes de Santa Catarina, às 14h, no ambulatório do Cepon

9/10

Avoc promove o Dia da Beleza, com massagens, manicure, maquiagem e colocação de lenços. Os serviços estarão disponíveis aos pacientes do Cepon durante a manhã, no anfiteatro da Avoc.

21/10

Caminhada Rosa Beira-Mar Norte. Concentração: a partir das 14h no Koxixo´s. Percurso: Koxixo´s até Trapiche

23/10

Outubro Rosa na Vidal Ramos (Apresentações musicais, oficinas e ações de conscientização sobre câncer de mama)

30/10

Jantar amor e união contra o câncer no Lira Tênis Clube, com atrações musicais e sorteio de brindes

31/10

Missa de Ação de Graças e apresentação Coral Vozes de Santa Catarina, na Catedral Metropolitana, às 18h15.

Publicidade

1 Comentário

Publicidade
Publicidade