Publicidade
Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 20º C

Viva Jardim! Os ambientes da CASACOR / Santa Catarina

Cláudio Vieira Saladini e equipe prepararam um espaço para contemplação, em perfeita harmonia com a natureza da Casa Viva

Alessandra Cavalheiro
Florianópolis
19/10/2018 às 09H32

Viva Jardim é um espaço totalmente natural da mostra - Fotos/Lio Simas
Viva Jardim é um espaço totalmente natural da mostra - Fotos/Lio Simas

Com 200 m2, o espaço Viva Jardim foi criado pelo engenheiro agrônomo e paisagista Cláudio Vieira Saladini e sua equipe. O projeto teve como inspiração inicial o antigo muro de pedra existente no terreno. “Criamos um projeto natural, ou seja, onde a natureza se fizesse presente em toda sua essência”, explica Saladini.

A equipe projetou um jardim tropical com destaque para um lago ornamental biológico, que nasce no muro de pedra, como se já existisse naturalmente no terreno. O local é para a contemplação. Tem rega automática com controle pelo celular. O visitante encontra ali, plantas tropicais de texturas e cores contrastantes.

Entre as soluções de sustentabilidade empregadas no projeto está o uso racional da água, conforme a necessidade hídrica das plantas. O substrato orgânico utilizado na implantação do jardim é de origem reciclada, de compostos orgânicos.  “Este jardim ajuda na sustentabilidade ambiental por ser área drenante e que possibilita a vida de microorganismos, pássaros e animais silvestres, diz o profissional.

Para Saladini, a decoração de um ambiente com foco no 100% morar bem deve ser o espelho da personalidade e modo de vida de quem vai viver nele. “Convivência com a natureza melhora muito a qualidade de vida das pessoas, principalmente quando podem conviver com ela onde moram”, afirma.

“O lago ornamental é motivo de convivência da família, ajuda na formação ambiental das crianças, tranquiliza as pessoas, além de embelezar a casa. Em todos os aspectos, o nosso ambiente é um jardim vivo, temos água em circulação, temos plantas diversas com cores e formas, temos os peixes vivos, em harmonia em um lago biológico equilibrado”, diz o paisagista.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade