Publicidade
Quarta-Feira, 14 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 30º C
  • 22º C

Silvia Foster, CEO na empresa Cianet Networking, destaca participação feminina nas equipes

Gestora, que falou com a revista Inspira!, fez um balanço de sua trajetória e também prospecta 2018

Janine Alves, especial para a revista Inspira!
Florianópolis
19/01/2018 às 17H25

Empresa que Silvia gere cresceu 15% em meio a crise econômica - Divulgação/ND
Empresa que Silvia gere cresceu 15% em meio a crise econômica - Divulgação/ND



Silvia Foster nasceu em Palhoça e desde os 11 anos se empenha em bancar as próprias despesas, mãe aos 16 anos, viúva aos 19, mas foi apenas com 33 anos que conseguiu se dedicar a um curso superior. Hoje exibe com orgulho não apenas um currículo invejável, mas uma trajetória de vida de superação, independência e empoderamento pela realização profissional. Especialista em gestão estratégica de negócios pela Fundação Getúlio Vargas, é graduada em administração com ênfase em marketing pela Universidade Estácio de Sá e formada em coach executivo e life coach. Integrou o grupo de diretores da Acate (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia). Com 27 anos de experiência em desenvolvimento, direção e gestão em empresas de tecnologia, atualmente ocupa o cargo de CEO na Cianet Networking. A empresa, com sede em Florianópolis, atua no mercado de telecomunicações. 

TRAJETÓRIA
Silvia consolidou sua carreira em um ambiente predominantemente masculino, quando as diferenças no mercado eram ainda maiores. Atualmente os colaboradores de empresas de tecnologia em Santa Catarina 61,6% são do sexo masculino e 38,4% do sexo feminino, segundo dados do Sistema BI Acate/Neoway, mas Silvia tem a clareza de que para comandar uma empresa não é uma questão de sexo, mas de competência.

MULHERES
Silvia coloca a competência dos colaboradores à frente de suas decisões, com destaque à participação de mulheres na gestão. “Como CEO meus gestores são 50% masculino e 50% feminino. Os times também estão bem equilibrados. Durante muito tempo, à frente de times de negócios, gerenciei apenas mulheres. A competência faz a diferença e sempre procurei isso ao montar minha equipe. O bom profissional independe de gênero, mas de competência”.

MERCADO E DESIGUALDADE
Desigualdade no mercado de trabalho. As mulheres respondem por 43,8% de todos os trabalhadores brasileiros. Mas a participação vai caindo conforme aumenta o nível hierárquico. Elas representam 37% dos cargos de direção e gerência. No topo, nos comitês executivos de grandes empresas, elas são apenas 10% no Brasil, segundo dados do IBGE. Silvia destaca as características marcantes em sua trajetória: “Eu destaco a coragem, a ousadia e o fato de ser mão na massa como meus principais diferenciais. Sempre foquei em resultado e desenvolvimento de gente, o que é muito sensível para organizações. Nunca me vitimizei por ser mulher, nunca me senti pior do que ninguém. Foquei em desenvolver competências capazes de me levar ao alcance da carreira que almejei. Me transformo sempre que necessário para evoluir e ainda tenho muito a trilhar”.

DESAFIO
Como o grande desafio e a motivação de Silvia é atuar num mercado dinâmico e com grande potencial de crescimento. À frente do departamento comercial da Cianet, ela aumentou o faturamento da empresa em mais de 16 vezes, ponto chave para se convidada a assumir o comando da empresa.

FUTURO DOS NEGÓCIOS
“A principal barreira é o número expressivo de concorrentes no mercado. Oportunidades existem muitas. Nosso mercado cresce expressivamente e há uma perspectiva grande de continuidade de crescimento (em 2017, até novembro, cresceu 40%). Com o crescimento do mercado de Telecomunicações que atuamos, mais especificamente os Provedores Regionais, surgem várias necessidades não atendidas. A Cianet vem trabalhando para transformar tais necessidades em oportunidades, ou seja, novas ofertas de soluções para o mesmo mercado”

EXPECTATIVA PARA 2018
Silvia lança um olhar realista, porém bastante otimista. “A Cianet lançou recentemente um LAB. A iniciativa visa o desenvolvimento do cliente com foco em novas soluções de Infraestrutura de Rede, Dados e IoT para o mercado de Provedores Regionais/ISP´s. Temos uma previsão de crescimento na casa de 25% para 2018 e expectativa de validação de nosso LAB por meio da consolidação de uma metodologia modelo para a inserção de novas ofertas ao mercado”.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade