Publicidade
Quarta-Feira, 14 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 30º C
  • 22º C

Peugeot lança o 2008, um utilitário compacto na proposta de multiterreno

De design elegante, veículo combina características para circular no meio urbano, rodovias e próprio para as escapadas rurais e na praia com segurança

Dariene Pasternak
Florianópolis
Divulgação Peugeot
O motor THP, do Griffe THP, proporciona ótima aceleração e o Grip Control facilita o modelo a rodar em terreno escorregadios como lama e areia

 

Na busca de um reposicionamento de mercado, em especial no brasileiro, a Peugeot apresentou entre 7 e 8 de abril seu novo carro, o Peugeot 2008. O modelo, um crossover, combina  os segmentos de hatchbacks, de MPvs ou minivans, e de SUV.

Com isso, a marca pretende aliar atributos como dinamismo, versatilidade – seus bancos traseiros são rebatíveis -  a esportividade, mas num modelo que resulta robusto e de design agradável. O veículo chega nas versões Allure e Griffe, ambas equipadas com o motor 1.6 l 16V Flex e transmissões manual e automática, e Griffe THP, atrelada à caixa manual de seis velocidades.

As grandes apostas de diferencial desse utilitário compacto são o Grip Control, presente na versão Griffe THP, com cinco modos de utilização para se adaptar em terrenos de baixa aderência como o barro e a areia, e o conceito de i-cockpit, composto por um volante sportdrive menor e um painel de instrumentos elevado, acima da direção, que dá mais segurança e conforto para a leitura dos dados pelo motorista, uma central multimídia touchscreen e ar condicionado bi-zone, que possibilita regulagens diferentes ao motorista e ao passageiro.

O carro é o segundo modelo desenvolvido na fábrica da Peugeot no Brasil, em Porto Real, no Rio de Janeiro. O projeto do 2008 – o carro já está na Europa desde o ano de 2013 – foi feito com equipes do Brasil, França e China e consumiu três anos de trabalho.

No test-drive na Bahia entre Porto Seguro e a vila de Santo André, em Santa Cruz Cabrália, num percurso de quase 160 quilômetros que combinou terrenos como trajetos urbanos, rodovias, estradas de barro e areia, o carro se mostrou bem ajustável. Com uma direção elétrica progressiva, o veículo é fácil de manobrar na primeira, segunda e terceira marcha e se comporta estável em mais alta velocidade.

O Grip Control não transforma o carro em um off-road, mas o empodera para sair de situações, como a areia e dá um comportamento mais estável e com boa tração para atravessar terrenos enlameados e escorregadios, assim como apropriado para condições de rodagem normal em ruas e estradas. Alguns trechos das rodovias onde foi realizado o test-drive estavam com muitos buracos e o 2008 mostrou um ponto forte na suspensão, atributo a contar para rodar nas estradas brasileiras. O carro também tem retomadas ágeis e boa estabilidade em curvas. O motor THP proporciona ótima aceleração e elasticidade. Também dá sensação de potência em grande parte das rotações e o câmbio de seis marchas está apropriado à proposta.

O 2008 chega para rivalizar com o Ford EcoSport, Renault Duster, Honda HR-V e Jeep Renegade. O trajeto escolhido pela montadora para apresentar o carro tem uma razão, na região chamada de Costa do Descobrimento, a Peugeot tem a proposta que seus clientes brasileiros redescubram a marca já a partir de seu 2008. É esperar para ver.

Peugeot Divulgação
Carro traz um conceito de i-cockpit, com volante em menor dimensão e o painel de dados elevados, para dar segurança e conforto na condução, além da central multimídia touchscreen e ar condicionado bi-zone

Design elegante

O design do Peugeot 2008 alia elegância e robustez. Sem excessos, tem, de série, o teto panorâmico de 0,60 m² com cortina elétrica para regular a entrada de luz, que garante luminosidade e sensação de espaço no interior. Apresenta detalhes cromados no painel e um porta-luvas refrigerado.  O modelo tem seis cores na versão brasileira: branco banquise, branco nacré (perolizado), cinza aluminium, marrom dark carmin, preto perla nera e vermelho rubi.

A central multimídia permite navegar pelo GPS, rádio, ler arquivos de música via conexão USB e visualizar fotos. Oferece conexão Bluetooth para celular e para streaming de áudio.  Outra novidade será o MyPeugeot. O aplicativo, disponível a partir do dia 15 de maio para IOS e Android, permitirá ao usuário receber via Bluetooth informações da central multimídia e poderá acessá-las diretamente na tela do smartphone.

Alguns dos itens de segurança do 2008 são o cinto com três pontos de fixação, com  alerta sonoro e visual de afivelamento, dois airbags frontais e dois laterais – nas versões Griffe e Griffe THP, ainda há dois airbags de cortina (totalizando seis airbags)-, e freios a disco nas quatro rodas com ABS.

A pré-venda do 2008 já iniciou no dia 11 de abril e vai até 12 de maio. No site, antes da comercialização, já haviam 15 mil pessoas inscritas e interessadas no novo veículo, segundo diretores da Peugeot. Em 2015, a marca ambiciona vender 12 mil carros no país, sendo 70% na versão automática.

 

VERSÕES

Allure

Acabamento

· Painel de instrumentos com moldura preto brilhante;

· Moldura dos aeradores em cromo acetinado;

· Maçanetas em cromo acetinado;

· Freio de mão aviação injetado com lateral em cromo acetinado;

Equipamentos

· Sistema de alarme ultrassom;

· Sensor de obstáculo traseiro;

· Regulador de velocidade;

· Farois de neblina;

· Ajuste elétrico dos retrovisores;

· Vidros elétricos dianteiros e traseiros.

 

Griffe

Acabamento

· Painel de instrumentos com moldura cromo acetinado;

· Moldura dos aeradores em cromo acetinado;

· Maçanetas em cromo acetinado;

Equipamentos

· Revestimentos dos bancos em couro e tecido;

· Sensor de obstáculo dianteiro;

· Acendimento automático do farol e do limpador do para-brisa;

· Rodas de 16 polegadas diamantadas;

· Arcos cromados nos vidros.

 

Griffe THP

Acabamento

· Manopla de câmbio em cromo acetinado com laterais preto brilhante;

· Console central com fundo preto brilhante;

· Pedaleiras e repouso do pé em alumínio;

· Soleira de entrada das portas em inox.

Equipamentos

· ESP;

· Hill Assist;

· Grip Control;

· Embelezadores do pára-choque cromados;

· Retrovisores externos com capa cromados.

 

Preços

Peugeot 2008

Allure Mecânico – R$ 67.190

Allure Automático – R$ 70.890

Griffe Mecânico – R$ 71.290

Griffe Automático – R$ 74.990

Griffe THP – R$ 79.590

 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade