Publicidade
Quinta-Feira, 14 de Dezembro de 2017
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Outubro Rosa: ações em Florianópolis reúnem doações de lenços para pacientes com câncer

Saiba como ajudar as mulheres que estão em tratamento no Cepon

Redação ND
Florianópolis
10/10/2017 às 19H20

Para marcar o Outubro Rosa, iniciativas em Florianópolis incentivam a doação de lenços, materiais de higiene pessoal e cabelos para a confecção de perucas. O objetivo é empoderar e resgatar a autoestima das pacientes com câncer de mama. Uma das ações é organizada pela proprietária da loja Maria Leite, Kamila da Rosa Szpoganicz, que reúne doações de lenços. A Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) também realiza um trabalho durante este mês, envolvendo a comunidade e os acadêmicos.

No começo do mês, Kamila já levou uma parte das doações para o Cepon (Centro de Pesquisas Oncológicas). Foram distribuídos lenços, arranjos de flores e doces para as mais de 30 participantes do Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas. A iniciativa contou também com a presença do cirurgião plástico Osvaldo João Pereira Filho, que falou com as mulheres sobre casos de reconstrução de mama.

“Fiquei mais próxima da questão do câncer por causa da Karina Gariglio, uma amiga e cliente que enfrentou a doença. É o segundo ano que unimos carinho, somamos nossas forças e transformamos em ação”, conta a empresária, que ainda recebe em sua loja as doações (confira no box abaixo como participar).

Pacientes receberam os primeiros lenços doados pela loja Maria Leite - Vanessa Pinho/Divulgação/ND
Pacientes receberam os primeiros lenços doados pela loja Maria Leite - Vanessa Pinho/Divulgação/ND



Um lenço por um laço

A Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) lançou a campanha "Um lenço por um laço" para celebrar o Outubro Rosa. A partir de quarta-feira (11), a instituição arrecadará doações para o Cepon (Centro de Pesquisas Oncológicas), além de disseminar mensagens para estimular a comunidade acadêmica a aderir à ação.

Serão aceitos lenços de cabeça (algodão), fraldas geriátricas, escova e pasta dental, sabonete, hidratante corporal e cabelos para a confecção de perucas. "O cabelo doado tem que ter no mínimo 15 centímetros de comprimento e deve ser disposto em mechas envolvidas em papel toalha para não embaraçar", explica a enfermeira Valdirene Ávila, coordenadora da campanha.

 

Saiba como ajudar

Doação de lenços na loja Maria Leite

Rua Desembargador Pedro Silva, Coqueiros, Florianópolis. Horário comercial

 

Um lenço por um laço, Udesc

De segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, na sala de enfermagem Cantina do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag). Até o dia 31 de outubro.

 

O que é mamografia?

É o exame-padrão para o diagnóstico de câncer de mama. Permite detectar o tumor em fase inicial, quando mede milímetros e ainda não é palpável.

Na mamografia analógica, o seio é comprimido e exposto aos raios X. São tiradas duas chapas (frente e lateral), e as imagens ficam gravadas em um filme.

Os equipamentos digitais dispensam os filmes: as imagens são mostradas na tela de computador. Recomenda-se que, a partir dos 40 anos, a mamografia seja feita anualmente.

 

O que é papanicolau?

O teste de papanicolau é um exame ginecológico de citologia cervical realizado como prevenção ao câncer do colo do útero. O exame deve ser realizado em todas as mulheres entre 24 e 69 anos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), com uma cobertura da população-alvo de, no mínimo, 80% e a garantia de diagnóstico e tratamento adequados dos casos alterados, é possível reduzir a incidência do câncer cervical invasivo de 60 a 90% em média.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade