Publicidade
Terça-Feira, 13 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 22º C

Obras de Miró já estão em Florianópolis para exposição que abre ao público dia 12

Retrospectiva do artista catalão fica no Masc até novembro

Marciano Diogo
Florianópolis

Florianópolis já começa a ‘respirar’ Miró. Com anúncios espalhados pela cidade, a Capital se prepara para receber a exposição histórica “Joan Miró: A Força da Matéria”, que terá abertura na próxima semana, no dia 10 de setembro, para convidados, e no dia 14 ao público. As mais de 100 obras do artista catalão já chegaram à cidade, e equipes do Instituto Tomie Ohtake, da Fundação Joan Miró e do Masc (Museu de Arte de Santa Catarina) realizam as adequações finais do espaço expositivo no CIC (Centro Integrado de Cultura). A mostra de Joan Miró trará 41 pinturas, 22 esculturas, 20 desenhos, 26 gravuras, além de fotografias do pintor e vídeos do artista em ação.

Eduardo Valente/ND
Anúncios da exposição estão espalhados pela cidade

 

De acordo com a assessoria da FCC (Fundação Catarinense de Cultura), a previsão de término total da montagem da exposição é sexta-feira, a climatização de todo o espaço já está pronto e a iluminação ainda está sendo adequada. Uma sala do Masc já está finalizada com as obras expostas, e técnicos de acervo e conservação e museólogos das três entidades – FCC, Instituto Tomie Ohtake e Fundação Joan Miró – integram a equipe de montagem da exposição. “Temos mais de 20 pessoas trabalhando na montagem durante os três períodos do dia. E uma equipe de 17 arte-educadores também foi contratada para trabalhar com o público visitante, tanto o espontâneo quanto o agendado. Inclusive temos uma agenda de visitas guiadas já quase que cheia”, informa Marina Tavares, uma das produtoras responsáveis por trazer a mostra para Florianópolis.

Dividida em três partes, evidenciando momentos vitais da carreira do artista, é possível percorrer a trajetória de Miró, desde que rompe com a pintura tradicional, passando pela escultura e apropriação de objetos, até chegar no seu traço original, no qual o gestual do próprio corpo se vê na obra. Segundo a Arteris, empresa que patrocina a exposição, o investimento da empresa para trazer a mostra ao Brasil é de pouco mais de R$ 2 milhões. A exposição ocorreu em São Paulo e agora será aberta em Florianópolis, onde permanecerá até o dia 14 de novembro.

Miró e a arte contemporânea

O espanhol Joan Miró i Ferrà, que morreu em dezembro de 1983, foi um dos grandes representantes do surrealismo, e começou a pintar seguindo essa escola com quase trinta anos de idade. Fez sua primeira exposição surrealista em 1925, na qual inaugurou sua linguagem. Uma das obras mais reconhecidas de Miró, “Números e Constelações em Amor Com uma Mulher”, foi criada em 1941, alguns anos antes do artista iniciar seus trabalhos com a cerâmica e a escultura. No fim de sua vida, o pintor e escultor reduziu os elementos de sua linguagem artística a alguns símbolos, passando a usar basicamente o branco e o preto.

 

Prepare-se para visitar a exposição

A exposição “Joan Miró: A Força da Matéria” terá entrada gratuita, com distribuição de senhas diariamente para três turnos de visitação. De acordo com a FCC, as senhas serão distribuídas meia hora antes de cada turno - para visitação no mesmo dia - em guichê instalado na entrada do CIC (Centro Integrado de Cultura). A previsão é de que sejam distribuídas 350 senhas por turno para o público espontâneo.

Não haverá distribuição de senhas para datas futuras, bem como não será possível comparecer no turno da manhã e retirar senha para os turnos da tarde e vice e versa. Os agendamentos para visitação de grupos (de terça a sexta-feira - com número limitado) devem ser efetuados pelo telefone (48) 3664-2633, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.

Turnos de visitação:

Matutino: 10h às 12h;

Vespertino: 13h às 16h;

Noturno: 17h às 19h (de terça-feira a sábado) e das 17h às 18h (aos domingos e feriados).

(A distribuição de senhas será realizada 30 minutos antes de cada turno).

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade