Publicidade
Segunda-Feira, 12 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

Espetáculo "Woyzeck" entra em cartaz na Udesc

Em turnê por universidades públicas de todo o país, a peça feita pela UFRJ (Universidade Feferal do Rio de Janeiro) chega a Florianópolis

Redação ND
Florianópolis
Divulgação
A montagem é dirigida pelo professor da UFRJ, Antonio Guedes

Uma peça sobre conflitos morais e sociais ganha os palcos em Florianópolis. O espetáculo “Woyzeck”, produzido pela Escola de Belas Artes da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) está em turnê por diversas universidades públicas do país e agora chega à Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina).

Escrita pelo alemão Georg Büchner no século 19, a peçaconta a história de um homem vitimado pela loucura e pela miséria. Woyzeck é um trabalhador que serve de cobaia em experiências de um cientista chamado apenas de Doutor. É quando a natureza questionadora do protagonista coloca em xeque a moral e os costumes sociais. Passo a passo a tragédia se desenrola em um caminho no qual o protagonista não poderá voltar atrás.

O responsável pela adaptação, e também diretor da peça, é Antonio Guedes. O professor da Escola de Belas Artes da UFRJ é o fundador da Companhia Teatro do Pequeno Gesto com a qual realizou a encenação de 14 espetáculos.

“Foram seis meses de trabalho entre a adaptação e a estreia em um trabalho bastante denso”, lembra o professor, que já adaptou os espetáculos “A Serpente” e “Valsa n° 6”, de Nelson Rodrigues, “Navalha na carne”, de Plínio Marcos, “Vestir os nus”, de Pirandello, “Medéia”, de Eurípedes e “A confissão de Leontina”, de Lygia Fagundes Telles. Essa última ficou em cartaz no Teatro D. Maria, em Lisboa, em 2006.

Na tarde de hoje, o diretor participa de um debate sobre o processo de criação da peça e do lançamento do novo número da revista carioca Folhetim, que conta com uma edição especial sobre a obra de Nelson Rodrigues.

“O que mais me fascina nessa peça é a estrutura moderna, muito próxima da estrutura utilizada no século XX”, observa o diretor. “O drama trabalha com uma sequencia de cenas que é possível ordenar de muitas formas porque a narrativa é fragmentada. É isso o que faz com que o espetáculo seja rápido apesar de denso.”

Serviço

O quê: Espetáculo “Woyzeck”
Quando: 29/9 e 30/9, 20h
Onde: Espaço 1 Ceart/Udesc, av. Madre Benvenuta, 2.007, Santa Mônica, Florianópolis, tel.: 3321-8350
Quanto: gratuito

Serviço

O quê: Conversa com Antonio Guedes
Quando: 29/9, 15h30
Onde: Espaço 1 Ceart/Udesc, av. Madre Benvenuta, 2.007, Santa Mônica, Florianópolis, tel.: 3321-8350
Quanto: gratuito

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade