Publicidade
Sábado, 18 de Novembro de 2017
Descrição do tempo
  • 24º C
  • 21º C

Dia para celebrar a vida na campanha Outubro Rosa no Parque de Coqueiros

Atrações culturais, de saúde e de beleza foram oferecidas à comunidade

Dariele Gomes
Florianópolis
15/10/2017 às 18H54

Unidos pela vontade de levar informações e conscientizar sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, diversos parceiros ofereceram atividades neste domingo (15) no Parque de Coqueiros, onde ocorreu também o tradicional Abraço e Laço Rosa do Outubro Rosa. Uma das organizadoras do evento e voluntária da Amucc (Associação Brasileira de Portadores de Câncer), Silma Terra, lutou contra um câncer de mama há 11 anos.

“Essa festa é para celebrar a vida e conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e dos hábitos saudáveis. Se eu não tivesse diagnosticado o câncer precocemente, eu não estaria aqui, linda e maravilhosa. As pessoas precisam parar de ter medo e procurar o médico”, disse.

Terezinha Caldeira aproveitou o evento no Parque de Coqueiros - Marco Santiago/ND
Terezinha Caldeira aproveitou o evento no Parque de Coqueiros - Marco Santiago/ND


A orientadora educacional Terezinha Caldeira, 61 anos, moradora do bairro Kobrasol, em São José, foi ao parque aproveitar o dia de sol e se deparou com o evento. Ela passa por um momento delicado, pois aguarda há meses por uma mamografia, e aproveitou o Outubro Rosa para colorir um pouco seu dia, já que foi maquiada pelas mãos da maquiadora Jéssyka Marcelino.

“Eu apoio as campanhas do Outubro Rosa, mas ainda falta muita assistência para nossa saúde. Estou há quase um ano aguardando para fazer uma mamografia devido a uns nódulos que apareceram. Muita coisa precisa melhorar. Estou adorando, vou sair daqui linda por fora e por dentro”, contou.

Jéssyka resolveu ser parceira do evento porque entende que a maquiagem é transformadora e empodera as mulheres. “Eu vim com a missão de dar poder e realçar a beleza das mulheres. É gratificante vê-las saindo aqui da tenda felizes e se amando”, disse.

Cuidados com o corpo e a saúde

Apresentações de dança e de pilates, música ao vivo e DJ, animação com a Academia Nova Forma, tenda da beleza com maquiagem, cabeleireiros, customização de camisetas e varal de turbantes doados foram as atividades oferecidas no parque. Conforme Silma, o evento foi organizado para as famílias, pensando também nas crianças que puderam aproveitar as brincadeiras ao ar livre e pintura no rosto na tenda do Sesc.

Quem aproveitou o domingo de sol foi a costureira Priscila Luíza dos Santos, 30 anos, que levou os filhos Sarah e Felipe, de 4 e 9 anos, respectivamente. “Somos adeptos ao Outubro Rosa. Sabemos da importância do amor com o nosso corpo, com a nossa saúde. Unimos aqui um dia em família com uma causa importante. Trouxe meus filhos para brincar, aproveitar bem o dia ao ar livre e aproveitei para conversar com eles sobre o porquê desse evento”, disse. O tradicional abraço no Parque de Coqueiros, alusivo ao Outubro Rosa, ocorreu no final do evento, por volta das 18h.

PROGRAMAÇÃO

>> Outubro Rosa em Florianópolis

Até 31/10

Mobilização de centros de saúde de Florianópolis e São José

Fila Zero – exames para diagnóstico do câncer na mulher; recursos do 3º Bazar Cléia Beduschi

5º Ciclo de palestras do Outubro Rosa nas empresas

Ponto de informações e vendas de produtos Amucc no box 47 do Mercado Público

19/10 - 10h às 17h

Informações à população sobre o câncer de mama e de colo de útero, no Ticen

29/10 - 14h às 17h

Caminhada Rosa na Beira-Mar Norte; concentração às 14h, no Koxixo´s; percurso: Koxixo´s ao trapiche

30/10 - 19h

“Um canto pela vida”, com coral Vozes de Santa Catarina, na Catedral Metropolitana

Fonte: AMUCC - Associação Brasileira de Portadores de Câncer

 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade