Publicidade
Terça-Feira, 22 de Janeiro de 2019
Descrição do tempo
  • 31º C
  • 23º C

Manezinho pode ser campeão no comando do Avaí

Hemerson Maria, de São José, pode quebrar um tabu no domingo

Polidoro Júnior
Arquivo Pessoal/ND
Túnel do tempo

José Caldeira Ferreira Bastos foi presidente do Avaí eleito em 1985. Detalhe para o gravador e o antigo microfone da TV Cultura.


Muito trabalho
Torcedores avaianos estão adquirindo ingressos no Setor D do Scarpelli, destinado apenas aos Alvinegros. O domingo, antes, durante e depois,  será de muito trabalho para a Polícia Militar. Além disso, a PM precisa de atenção redobrada após a partida porque teremos um campeão. Quem quiser procurar rolo, vai encontrar.

Mobilização
Foi importante a união dos jogadores do Figueirense pedindo o apoio incondicional da torcida alvinegra, mesmo com um quadro tão difícil de ser revertido. De qualquer forma, Fernandes deu o recado. Diga-se de passagem, Wilson, capitão do time, soube aceitar a liderança e a posição do Fernan10 como o maior ídolo alvinegro na atualidade. 

Um está rindo
Aloisio deve estar se lamentando pela lesão fora de hora ou na hora mais imprópria, justamente quando ele poderia avançar na artilharia e se tornar o artilheiro isolado do certame, o que não será mais possível. Rafa Costa, do Metropolitano, empacou nos 14 gols e o Aloisio também. Outro que fraquejou foi o atacante Lima, do Joinville.

Agasalho
Torcedores de Figueirense e Avaí terão mais uma oportunidade de ajudarem as pessoas carentes da nossa cidade que estão passando frio e o inverno que vai chegar promete ser ainda mais rigoroso. No Scarpelli, neste domingo, voluntários da Aflov, com apoio da RIC, estarão recolhendo as doações nas principais acessos ao estádio.

Campanha
O site Meu Figueira, sempre presente nas decisões mais importantes do Figueirense, faz uma campanha para lotação do Scarpelli e apoio total ao time, intitulada de "Raça Figueira". São manifestações assim que o futebol precisa e de bons exemplos de quem comanda uma massa de torcedores.

Faz tempo (1)
Hemerson Maria é cria da Procasa, bairro de São José, e tem origens humildes e bem manezinhas. Se for campeão, Hemerson quebra algumas décadas de um prata-da-casa conquistando um título como treinador. Nas últimas conquistas do Avaí, incluindo os estaduais e a Série C do Brasileiro, todos os treinadores não eram da Grande Florianópolis e nem de Santa Catarina.

Faz tempo (2)
Em 1973, o treinador campeão catarinense foi o carioca Jorge Ferreira. Em 1975, o lageano Áureo Malinverni era quem treinava o Leão, enquanto em 1988 o paulista Sérgio Lopes comandou o timaço de Fossati, Adilson Heleno e Cia. Já em 1997, o criciumense Luiz Gonzaga Milioli levou o Avaí ao título estadual com Jacaré, Dão e Cia. Já em 1998, campeão brasileiro da Série C, o gaúcho de Carazinho Roberto, Cavalo, era o treinador. Silas, campeão em 2009 e 2012, é paulista.

Goleadas
O Figueirense precisa fazer três gols e forçar as penalidades ou fazer uma goleada por 4 a 0 e ser campeão direto. Uma goleada como a de domingo na Ressacada é rara nos tempos atuais, mas as grandes goleadas ficaram no passado. Dá uma conferida nos placares mais elásticos entre Figueirense e Avaí:

1932 - Avaí 5 x 0 Figueirense
1936-  Figueirense 6 x 1 Avaí
1940- Avaí 7 x 5 Figueirense
1942 - Avaí 10 x 2 Figueirense
1945 - Avaí 11 x 2 Figueirense
1995 - Figueirense 4 x 0 Avaí

Coração na mão
Tenho muitos, centenas, de amigos alvinegros, que estão nervosos, ansiosos pelo clássico de domingo. Uma espera que altera até o humor da maioria e os dias ficam mais carregados. Posso citar o Lu do Estreito, o Hélio do Posto Ampessam, o Tochinha da Dominik e o inquieto Israel Córdova. A turma está, literalmente, com o coração na mão.

Bola Cheia
Para a mobilização das duas torcidas, fazendo fila para a compra de ingressos e dando a devida importância ao confronto e à história de Figueirense e Avaí. Nós fizemos por merecer esse momento e precisamos preservá-lo, alimentando essa rivalidade sadia, que deve ser passada de geração para geração.

Bola Murcha
Para alguns torcedores de Avaí e Figueirense que se acham os donos da verdade apenas porque são conselheiros dos clubes e até assinantes. Aqui, neste espaço, trato tudo com muito profissionalismo e seriedade e não me deixou influenciar por ninguém. Na verdade, quem não me conhece fica mandando e-mail infantil.

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade