Publicidade
Domingo, 24 de Setembro de 2017
Descrição do tempo
  • 24º C
  • 19º C

Os bastidores, a informação bem apurada, a opinião fundamentada e sem papas na língua você encontra aqui, com Paulo Alceu, um dos mais competentes jornalistas em atividade, com décadas de experiência na cobertura política nacional e internacional. Com colaboração do editor de Política, Altair Magagnin.

Qual a diferença entre Dilma e Marina?

Quadro começa a estabelecer confronto mais direto entre as candidatas do PT e do PSB

Paulo Alceu
11/09/2014 10h00

Já pensando no segundo turno, e não vendo a possibilidade real de o tucano Aécio Neves decolar, pois em várias oportunidades não apresentou fôlego suficiente para encarar a disputa como favorito, o quadro começa a estabelecer Dilma e Marina num confronto mais direto. Tanto que a coordenação da campanha de Dilma adotou a estratégia periférica de enfraquecer ainda mais o candidato do PSDB, inclusive, com acusações em redes sociais. Uma maneira de tirar do mineiro o máximo de votos não permitindo, na soma, a chegada de Marina no segundo turno. A tendência e as pesquisas mostram isso, que as duas estarão frente a frente. Mas qual a diferença? Os mais próximos dizem que existem e muitas, mas na essência são muito semelhantes. Joga contra Marina o despreparo que, bem ou mal, dá a Dilma mais conhecimento, inclusive, para enfrentar uma crise internacional. Mas, há os que garantem que se Marina apresentar, assim que começar o segundo turno, uma equipe multifacetada, reunindo inclusive tucanos na sua gestão, dará ao eleitor a opção do diferencial e não mais do igual. E a partir daí o cenário será mais favorável à candidata do PSB. Isso porque o eleitor estaria votando numa equipe e não em semelhanças. Mas, até aqui se trata de uma hipótese. Por enquanto, o fato é de que as duas no embate vão exigir dedicação do eleitor se a escolha for pelo país.

Campanha

Divulgação
Mais votado no Vale do Araranguá, o progressista José Milton, que tenta a reeleição à Assembleia, percorreu as ruas da cidade desempenhando o papel de cabo eleitoral, apresentando e pedindo votos para o candidato ao Senado Paulo Bornhausen

 

Tecnologia

Os robôs estão tomando conta da medicina. E isso poderá ser confirmado de 24 a 27 de setembro no CentroSul, quando acontece o 12º Congresso Brasileiro de Videocirurgia. Na oportunidade será apresentado o Robô Da Vinci, único sistema robótico comercialmente disponível no Brasil. Para se ter uma ideia, a cirurgia robótica é a mais utilizada para o tratamento do câncer de próstata, nos Estados Unidos.

Maratona

Três dias da semana o secretário da Educação, Eduardo Deschamps, está dedicando para uma peregrinação pelas regionais, a fim de avaliar propostas e projetos que possam ser inseridos no orçamento de 2015. Ontem, o secretário concluiu o 17º encontro, que foi em Canoinhas e hoje estará em Joinville e Itajaí. Entre as avaliações, o reforço e o cartão escolar, além do plano de gestão.

Digital

Entre os candidatos a deputados federais mais votados, chegando inclusive a 200 mil votos, as apostas estão concentradas em João Rodrigues do PSD, Esperidião Amin do PP e Mauro Mariani do PMDB. A dúvida é de quem será o primeiro.

Avanços

Confirmada a presença de Tomás de Lara no seminário Good Brasil, que acontece nos dias 5 e 6 de novembro, em Florianópolis. Em pauta, o tema da economia colaborativa. Tomás que é um dos fundadores de “O Sujeito”, canal de financiamento coletivo para jornalismo independente, vai expor o que vem se tornando uma das tendências no Brasil e no mundo, que são as plataformas de financiamento colaborativo que transformam boas ideias em realidade.

Visita

A secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, que esteve ontem em Florianópolis participando da reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança, defendeu a proposta de aplicação dos limites constitucionais, como acontece na saúde e educação, para garantir investimentos na segurança pública. Na companhia do secretário Cesar Grubba, a secretária nacional conheceu uma das unidades itinerantes de simulador virtual de tiro, que treina e capacita policiais.

Correndo

Divulgação
O deputado Valdir Cobalchini do PMDB está entre os candidatos que buscam superar a marca dos 100 mil votos no dia 5 de outubro. Sobram abraços, apertos de mão e peregrinações em várias regiões do Estado. Nos planos, o desejo da presidência da Assembleia em 2015

 

Interessante

Dez regiões turísticas de Santa Catarina realizarão eventos para discutir um projeto de interiorização da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Santa Catarina, coordenado pelo diretor-presidente da entidade, Samuel Koch. Uma forma de fomentar o turismo catarinense. Ou seja, serão levantadas as dificuldades da região e como melhor posicionar as potencialidades turísticas. Hoje, o primeiro destino será o Vale do Contestado, em Fraiburgo. Dia 18 acontecerá na Serra Catarinense, em São Joaquim. As demais regiões a partir do ano que vem.

Aeroporto

Divulgação
Solicitada pela Câmara de Vereadores de Florianópolis e impulsionada pelo senador Casildo Maldaner, a audiência com o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, em Brasília ficou claro o inaceitável atraso nas obras de ampliação do aeroporto Hercílio Luz. E o interessante é que há recursos disponíveis até a conclusão da obra. Esse não é o problema. Algumas medidas foram acordadas e como disse o senador Maldaner “o resultado foi favorável”. Até porque a estatal mostrou que tem consciência de tudo que está ocorrendo.

 

Visual

Atualmente, em Santa Catarina, dá para afirmar que a maior militância é a do PMDB, que atropelou o PT, que sempre foi o diferencial. Claudio Vignatti, de repente, está sofrendo a fatiga da sigla. Tem boa imagem, boas propostas, mas não consegue decolar.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade