Publicidade
Quarta-Feira, 24 de Maio de 2017
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 18º C
,

Os principais fatos da economia de Santa Catarina e do país com uma leitura descomplicada e acessível, evitando o “economês” e buscando sempre traduzir os assuntos mais importantes da área econômica para os leitores do ND. 

Santa Catarina emplaca 31 empresas no InovAtiva; confira a lista

Número coloca o Estado na quarta posição entre os entes da federação que mais tiveram startups selecionadas na primeira etapa do ciclo inaugural do programa em 2017

Alessandra Ogeda
20/03/2017 17h48

O InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de startups do país, divulgou nesta segunda-feira (20/03) a lista das 300 empresas que foram selecionadas para a primeira etapa do sexto ciclo do projeto. Santa Catarina emplacou 31 startups no programa do MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços) que é desenvolvido em parceria com o Sebrae. Com este número, SC ficou em quarto lugar no ranking nacional - atrás de São Paulo, com 73 empresas, de Minas Gerais (40) e quase empatado com o Rio de Janeiro (32).

O programa oferece capacitação em empreendedorismo inovador, acesso a mentores nacionais e internacionais, conexão com possíveis parceiros e investidores, suporte para internacionalização e vantagens na adesão a outros programas de fomento oferecidos por instituições parceiras. As startups selecionadas vão passar por cursos de modelagem e validação da proposta de valor, acesso ao mercado, modelagem financeira das startups e acesso a capital. Ao final da primeira fase de mentorias, os participantes se encontram em bootcamps regionais e entram em contato com mais mentores em oficinas e workshops presenciais. 

Empresas do Estado vão participar de dois dias de treinamento intensivo antes do Demoday InovAtiva que será promovido em dezembro - Jonathan Oliveira/Divulgação/ND
InovAtiva Brasil selecionou 31 empresas de Santa Catarina para a primeira etapa do programa - Jonathan Oliveira/Divulgação/ND

Na comparação com a primeira fase dos ciclos anteriores, o resultado do Estado deste início de ano supera o do segundo ciclo de 2017, quando SC teve 18 empresas selecionadas, mas fica atrás do primeiro ciclo de 2016, quando 57 startups entraram no projeto. Em uma busca por encontrar startups inovadoras e com alto potencial de crescimento no interior do país, o InovAtiva Brasil se espalhou mais pelo interior paulista e mineiro.

O mesmo foi visto em Santa Catarina, que emplacou 13 cidades na primeira etapa do projeto neste ano. Florianópolis, a exemplo dos outros ciclos, segue liderando no  número de empresas selecionadas, com 11, seguida de Joinville, com quatro, e Blumenau e Chapecó com três cada. Confira a lista completa de startups selecionadas pelo primeiro ciclo do InovAtiva Brasil em 2017:

Empresa
Cidade
Área de atuação
Agrocodex SistemasConcórdiaAgronegócios
WIERFlorianópolisIndústria Química
DosemedChartFlorianópolisSaúde
Senset by PackIDChapecóAgronegócios
SpinverFlorianópolisServiços
MyChef AppPalhoçaServiços
IgottenFlorianópolisTIC
Dati BackupBlumenauTIC
List-up!JoinvilleServiços
sFreeLagesTIC
Projeto MeuLancheFlorianópolisOutros
MedboxTijucasSaúde
AgrolyticaJoinvilleAgronegócios
Quem Vai?JoinvilleOutros
MusicMeChapecóServiços
HydroBytes TechnologiesSão JoséTIC
SislatFlorianópolisAgronegócios
IoyalnowJoinvilleServiços
PaintCaseFlorianópolisInfraestrutura e Construção Civil
C2C - Biocombustível de Carbono RecicladoCriciúmaEnergia
MobilibusBlumenauTIC
B. Magalhães & G.VolgelLagesIndústria Química
PlayTableBlumenauEletrônicos
Inclusão que Acontece!FlorianópolisServiços
Redação OnlineFlorianópolisServiços
Programa Doce LarNavegantesServiços
Beepy GoFlorianópolisComércio
MegaSíndicoTubarãoTIC
Td LimpoFlorianópolisServiços
Movein XanxerêAgronegócios
NextCadChapecóInfraestrutura e Construção Civil