Publicidade
Segunda-Feira, 24 de Julho de 2017
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 15º C

A sociedade da Grande Florianópolis, os eventos culturais e as tradições da região analisadas pelo experiente jornalista Marcos Cardoso.

  • 1979: Franklin Cascaes entrevista pescadores no arquipélago açoriano

    1979: Franklin Cascaes, em sua única visita aos Açores, grava entrevista com pescadores entre canoas baleeiras da Ilha de São Miguel. O folclorista, pesquisador, desenhista, escultor e escritor morto em 1983 dá nome à Fundação Cultural de Florianópolis, que completa 30 anos neste dia 29.

    Imagem cedida pelo professor Nereu do Vale Pereira, que o acompanhou na viagem ao arquipélago no Hemisfério Norte.

    Franklin Cascaes - ARQUIVO PROF. NEREU DO VALE PEREIRA/DIVULGAÇÃO
    FOTO: ARQUIVO PROF. NEREU DO VALE PEREIRA/DIVULGAÇÃO



  • Macarronada Italiana completa 38 anos de boa mesa em Florianópolis

    Ézio Librizzi comemora nesta terça-feira os 38 anos da Macarronada Italiana, que começou numa casa aconchegante da rua Bocaiúva e depois mudou-se para o imóvel da frente, ganhando entrada também pela avenida Beira-mar Norte. O primeiro endereço não existe mais (no terreno, hoje, está o hotel Blue Tree Premium), porém continua o pioneirismo da cozinha típica com receitas mediterrâneas, que unem massas e frutos do mar. Ex-vice-cônsul honorário da Itália na Capital por 22 anos, Librizzi tem na filha Giulia a herdeira do tino gastronômico: ela já faz sucesso com suas palhas italianas.

    Macarronada Italiana - REPRODUÇÃO FACEBOOK MACARRONADA ITALIANA/DIVULGAÇÃO
    FOTO: REPRODUÇÃO FACEBOOK MACARRONADA ITALIANA/DIVULGAÇÃO



  • Ana Luiza Ciscato participa do projeto Cenas Diversas – Cena Acessível, em Porto Alegre

    Depois de duas apresentações de “Convite ao Olhar” na capital gaúcha, a diretora artística e coreógrafa da Cia. de Dança Lápis de Seda, Ana Luiza Ciscato, de Florianópolis, integrará mesa-redonda do projeto Cenas Diversas – Cena Acessível, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, na Casa de Cultura Mário Quintana. A intenção é refletir sobre o corpo, as diferenças, as identidades, os preconceitos e a política de inclusão.

    Ana Luiza Ciscato - CRISTIANO PRIM/DIVULGAÇÃO
    FOTO: CRISTIANO PRIM/DIVULGAÇÃO



  • Lira Mulher promove jantar e desfile de moda só para elas

    Fabíola Cirimbelli Búrigo Costa e Ana Deisy Baião, respectivas mulheres do presidente e do vice-presidente do Lira Tênis Clube, Aroldo João Costa e Antônio José Baumgarten Baião, dia 25 promovem mais um Lira Mulher. O tradicional encontro na última terça-feira de cada mês é aberto a sócias e não sócias, que se reúnem para jantar, desfile de moda e animado bate-papo.

    Fabíola Cirimbelli Búrigo Costa e Ana Deisy Baião - FATIMA DAMACENO/DIVULGAÇÃO
    Fabíola Cirimbelli Búrigo Costa (à esq.) e Ana Deisy Baião - FATIMA DAMACENO/DIVULGAÇÃO