Publicidade
Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2017
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 18º C

A obstrução das vias urinárias em gatos pode levar à morte em apenas três dias

Por favor, se você notar alguns dos sintomas mencionados na coluna de hoje, não corra para a internet ou para qualquer outro lugar que não seja o consultório de um médico veterinário

Ana Corina
15/08/2014 10h10

Infecções urinárias

Infecções urinárias estão entre os motivos mais comuns para que um gato seja levado a um bom veterinário com urgência. Note, por favor, que eu disse “veterinário” e “urgência”. Atendente de balcão de agropecuária, vizinhos, amigos e internet não são veterinários e "urgência" não é “se o gato não melhorar sozinho ou com o remédio que alguém disse que faria bem”.  Infecções no trato urinário não tratadas correta ou prontamente podem levar à obstrução das vias urinárias e à morte. E a obstrução das vias urinárias é uma das piores doenças possíveis para um gato ter.

Sintomas

Gatos que sofrem de problemas no trato urinário, seja por motivos de estresse, infecções ou cristais/pedras na urina/bexiga, apresentam sintomas bastante estranhos. Eles podem correr para a caixa de areia com frequência, mas urinar pouco ou nada. Podem miar ao tentar urinar. E não é raro que lambam seus genitais em excesso após cada tentativa fracassada de urinar corretamente. Se o gato for macho, pode ser que a parte interna do pênis fique visível.

Dor aguda

Conforme os rins continuam a produzir urina que não sai, a bexiga vai enchendo e esticando, o que causa dor intensa. Um gato pode responder a esta dor se escondendo ou agindo de maneira estressada e anormal. Além disso, ele reagirá ao ser pego no colo ou tocado no abdômen. Ou seja, mais atenção se um gato reagir mordendo ou arranhando, pois ele pode estar com dor e precisando de ajuda, não de bronca.

Fim do ciclo

Conforme a urina na bexiga pressiona os rins, eles param de produzir urina. Os resíduos não filtrados pelos rins se acumulam no sangue e causam uremia (envenenamento por ureia que seria normalmente excretada na urina). A falência renal causa náusea e falta de apetite. Se um gato chegou a esse ponto sem atendimento veterinário correto, ele provavelmente morrerá nas próximas 24h.

Colapso

Desidratação severa, falência renal e toxinas no sangue levam a desequilíbrio nos eletrólitos que fazem o corpo funcionar correta e perfeitamente. Isso pode levar a arritmias cardíacas (alterações nos batimentos do coração) e à falência de outros órgãos. Se a bexiga romper, a urina liberada na cavidade abdominal pode resultar em choque por intoxicação em um organismo já debilitado.

Morte

A morte por obstrução das vias urinárias pode ocorrer dentro de três dias. Por favor, se você notar alguns dos sintomas mencionados na coluna de hoje, não corra para a internet ou para qualquer outro lugar que não seja o consultório de um médico veterinário. 

Publicidade
Publicidade
Publicidade