Publicidade
Domingo, 18 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 21º C

O dia-a-dia de Joinville e região contado por Luiz Veríssimo.

A polêmica da Guarda Municipal

Luiz Veríssimo

Durante a reunião com alguns vereadores, o comandante do 8º BPM, tenente-coronel Adílson Moreira, vai entregar um documento onde afirma que a Guarda Municipal é inconstitucional. “Em alguns municípios, acrescenta o documento, as guardas foram criadas à revelia da lei”, comentou ontem o comandante. O projeto ainda está tramitando nas comissões, como a de Constituição e Justiça, presidida pelo vereador Francisco Bento (PT). 

Embasamento
Durante a conversa com a coluna, o comandante do 8º BPM revelou que o projeto da Guarda Municipal de Joinville prevê (inciso 7º do artigo 2º) que os guardas irão atuar também no trânsito, o que irá atingir os atuais agentes de trânsito. A preocupação dos agentes é a “intenção” de não realizar mais concurso público para os agentes de trânsito do Ittran e também não substituir quem se aposentar ou sair voluntariamente.

Isabella Mayer de Moura/ND
Amanhã (31) completam dois meses que Joinville está sem fiscalização eletrônica. Os “pardais” estão desativados desde então e só esta semana eles começam a ser retirados das ruas (foto). O contrato com a empresa fornecedora dos equipamentos, vencedora da licitação, terminou e não pode mais ser renovado. Uma nova licitação está sendo feita, mas ainda deve demorar. Joinville está sem fiscalização eletrônica e sem o estacionamento rotativo, que também aguarda licitação.

 

A vítima do martelo
Conversei com a vítima de uma das piores agressões que já assisti. As imagens da câmera de segurança da Boate Palmeirão, no início da rua Florianópolis (Itaum) mostram que o agressor se aproxima e covardemente dispara uma martelada na cabeça do guardião da boate, que não esperava o golpe. As imagens chocaram Joinville quando foram divulgadas pelas redes sociais e pelas emissoras de TV em agosto.

Sequelas
Encontrei a vítima na última segunda à noite no Itaum. Ele está levando uma vida normal. Por coincidência, estava com o mesmo boné daquela noite. “Não perdi os sentidos. A anestesia não pegou e só desmaiei quando me botaram uma máscara de gás”, diz ele, que prefere não ser identificado. Ele conversa normalmente, mas tem dificuldades em algumas palavras. Seu comportamento mudou um pouco, segundo sua família. “Dizem que estou mais nervoso e impaciente às vezes”, confessa. 

Desempregado
Será muito difícil encontrar o agressor. As imagens não colaboram e nem a vítima. “Não lembro nem da cara dele e nem a cor do carro”, ele, que está desempregado. Naquela noite ele cozinhou uma galinha de arroz para uns 10 convidados na casa do Lito, seu cunhado.

 

Jackson Zanco/Secom
O prefeito Udo Döhler recebeu a visita ontem de 27 alunos de quatro a cinco anos do Centro de Educação Infantil (CEI) Odorico Fortunato, localizado no bairro Aventureiro.


Lima no Profipo
Uma testemunha revelou à coluna que o prestígio do atacante Lima está em alta no bairro Profipo. No último sábado, Lima preferiu assistir a uma partida de futebol no campo do bairro ao invés de torcer pelos seus (ex?) companheiros. Um pequeno grupo começou a hostilizar o jogador, que tentou reagir. Muitos torcedores do Profipo apoiaram o jogador e por pouco não agrediram o pequeno grupo.


Caminhão suspeito
Policiais Federais passaram pelo posto às margens da BR-101, em Pirabeiraba, e perceberam um caminhão boiadeiro estacionado. Como é proibido o transporte de animais vivos em Santa Catarina (zona livre de aftosa) os policiais desconfiaram.

Cavalos
A suspeita aumentou ainda mais quando o motorista disse que estava buscando cavalos. Afinal, transportar cavalos em um caminhão sujo de fezes de gado não é comum. Uma revista descobriu que ele estava transportando uma tonelada de maconha. Os traficantes não sabiam que é proibido transportar animais vivos em Santa Catarina.


PPS x PPS
A filiação de Graziela Schneider no PPS está causando polêmica no diretório municipal. Mulher do vereador Maycon César, ela foi filiada para ser candidata a deputada federal. Um grupo não aceita a filiação, que diz ter sido feita pela internet. Ela foi convidada para fazer dobradinha com o deputado estadual Sandro Silva


mURAL

- Joinville vai ganhar mais um local para eventos. A Delai Arquitetura projetou a obra que está sendo construída na rua Dona Francisca, próxima da rótula do Iririú.

- Além do espaço principal, que será comandado pelo chef  Vanderlei (ex-Mama Lú), o projeto tem um bistrô ao lado.

- Arnaldo Budal Arins e sua banda Studio 5 retornam ao Mercado Municipal no próximo sábado, à tarde, e com eles os clássicos dos anos 60,70 e 80.

- A campanha para eleger a nova diretoria da APAE de Joinville já começou. Uma advogada está enviando mensagens pelas redes sociais se apresentado como candidata ao biênio 2014/2016.

- Faleceu ontem João Battisti, 91 anos, tradicional comerciante do bairro Boa Vista. Avô do jornalista Luiz Fernando Battisti, ele ficou quase dois meses na UTI.

- Sucesso no Youtube a “entrevista” do motorista bêbado de Joinville ao programa Tribuna do Povo (RIC/TV). Foi a entrevista do ano.

Publicidade
Publicidade
Publicidade