Publicidade
Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 17º C

Cozinha de Estar é onde quero receber você, sua família e amigos para experiências gastronômicas saborosas e especiais.
Luciane Daux é consultora gastronômica, food stylist, professora e colunista de gastronomia. Estudou no ICIF – Instituto Italiano de Culinária para Estrangeiros. Graduada em Administração de Empresas e especialista em Marketing.

Te gusta la parrilla? A técnica de preparar carnes que aprendemos com "los hermanos"

Um cuidado topo especial no preparo de cortes nobres faz toda a diferença quando o assunto é parrilla

Luciane Daux

Amo a parrilla, sistema criado por uruguaios e argentinos que usa grelhas móveis no lugar dos espetos, o que me agrada pois não fura a carne, preservando seu suco e maciez, além de fazer aquelas marquinhas lindas. Carnes na parrilla têm gosto diferente por causa da inclinação na grelha, que não permite que a gordura pingue no fogo, evitando labaredas, e também pela forma de preparar o carvão ou a madeira, possibilitando menos gosto de fumaça e mais o sabor autêntico. A parrilla aceita tudo: de cortes de carne a legumes como berinjela e pimentão, e o tradicional queijo provolone em rodelas. Hoje trouxemos algumas “manhas” para preparar suas carnes como fazem os autênticos mestres parrilleros.

Parrilla portátil, fácil de encontrar no mercado - Metávila/Divulgação

Parrilla portátil. Você encontra fácil no mercado e em lojas virtuais como Mercado Livre, Americanas.com, Colombro, Magazine Luiza,entre outros. Este modelo custa a partir de R$ 649.- Metávila/Divulgação

Quais carnes ficam melhores na parrilla? - Luciane Daux/ND
Quais carnes ficam melhores na parrilla? - Luciane Daux/ND


Manhas da parrilla

Quais carnes? O mestre parrillero Adriano Marques, sócio da Orientales Carnes Y Vinos, que trabalha com cortes nobres uruguaios, indica quaisquer tipos de carne para a parrilla, com exceção da ripa e mini janela da costela, paleta de cordeiro, fraldinha, matambre e entraña.

Qual sal? Sugere o uso do sal Entrefino, extraído dos desertos, que apresenta granulometria e textura ideais para a alta gastronomia e combina com todo tipo de carne.

Como salgar? “ - Sempre em pouca quantidade. Para um bife ancho (entrecote), leve para a grelha sem sal e, antes de virar, coloque um pouco de cada um dos lados. Para um bife de chorizo ou uma tira de picanha, que são cortes com capa de gordura, coloque sal somente na cobertura de gordura no primeiro momento. Será essa capa que grelhará primeiro. Depois siga o mesmo princípio dos outros cortes. Nunca deixe a carne salgada mesmo que por curtos períodos antes de ir para grelha, pois ela perde água.”

Farofa crua, um dos acompanhamentos que não podem faltar na minha parrilla. - Luciane Daux/ND
Farofa crua, um dos acompanhamentos que não podem faltar na minha parrilla. - Luciane Daux/ND


Acompanhamentos:

Farofa crua (foto). Essa receita é da minha mãe, Tereza Daux. É maravilhosa! Pique finamente 1 cebola média roxa, 4 tomates sem sementes e meio maço de salsinha. Tempere com o suco de um limão tahiti, ½ xícara (chá) de azeite de oliva, ½ xícara (chá) de óleo de milho e sal a gosto. Deixe marinar por uma hora e misture 1 ½ xícara (chá) de farinha de mandioca crua. Sirva gelada.

Purê de abóbora cabotiá. Coloque uma abóbora média num cantinho da churrasqueira acesa e deixe por 1h30, virando de todos os lados. Abra, retire as sementes. Amasse a polpa com m pouco de bacon frito, queijo gorgonzola, noz moscada, sal e pimenta do reino e salpique com salsinha. Receita da Orientales Cortes Premium.

Costela no Malbec
O tipo de costela ideal aqui é uma Mini Janela do dianteiro com 4 ossos, pesando entre 1,2 a 1,4kg. Deixe por 24 horas refrigerada em uma marinada com um bom vinho Malbec + alho + cebola roxa + folhas de louro + galhos de tomilho + pimenta do reino. Coloque em um refratário, feche com papel laminado e asse no forno a 200oC por 1h ou 1h15. Retire então o papel alumínio e deixe dourar por aproximadamente 20 minutos. Leve o caldo formado na assadeira ao liquidificador, coe e engrosse-o com um pouco de amido de milho. Sirva a costela sobre uma cama de purê de batata e coloque o molho por cima. A receita é da Orientales Carnes Y Vinos.

Novos drinks - Philippe Arruda/ND
Novos drinks - Philippe Arruda/ND


Novos drinks
O Emporium Bocaiuva acaba de incluir no cardápio novos drinks. A refrescância para a temporada de verão aparece no Gim Tônica, Moscow Mule e no Aperol Spritz.

Praça de alimentação saudável
Quinze operações de alimentação que incluem opções sem glúten, sem lactose e para aqueles que seguem a linha da nutrição funcional, low carb, paleo e orgânica, formam o "Jurerê Internacional Natural”, praça de alimentação saudável ao ar livre, no Jurerê Open Shopping. Diariamente das 12h às 24h, até o dia 4 de março e, aos finais de semana, traz aulas de diversas atividades físicas, palestras e música ao vivo. A programação completa está no site.

Publicidade
Publicidade
Publicidade