Publicidade
Terça-Feira, 17 de Outubro de 2017
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 19º C

Cozinha de Estar é onde quero receber você, sua família e amigos para experiências gastronômicas saborosas e especiais.
Luciane Daux é consultora gastronômica, food stylist, professora e colunista de gastronomia. Estudou no ICIF – Instituto Italiano de Culinária para Estrangeiros. Graduada em Administração de Empresas e especialista em Marketing.

Sedutoras receitas de gratinados

Tudo fica bom assim, até o sanduiche de queijo e presunto que, na França, passa a se chamar de Croque Monsieur, se adicionado ainda molho branco

Luciane Daux
26/02/2016 10h15

Imagine a cena: o queijo parmesão derretendo, borbulhando e formando uma crosta dourada, crocante e extraordinariamente saborosa. Esse é o resultado do gratinado! Tudo fica bom assim, até o sanduíche de queijo e presunto que, na França, passa a se chamar de Croque Monsieur, se adicionado ainda molho branco. Lasanhas, batatas, parmigianas ... vale tudo. Para sairmos do óbvio, as receitas de hoje são bem inusitadas. Experimente-as e prepare-se para muitos elogios.

Daniel Queiroz/ND


Siri na manga (assista ao vídeo com a receita)
(10 porções)
750g de carne de siri bem limpa (sem casquinhas)
1 cebola branca média picada
2 de cada: colheres (sopa) de manteiga, tomates sem pele e sem sementes picados, dentes de alho picados
3 colheres (sopa) de salsinha picado OU coentro fresco picado
100ml de leite de coco
Queijo parmesão ralado para polvilhar
1 colher (sopa) de pimenta dedo de moça bem picadinha
Sal a gosto
5 mangas tomi maduras mas firmes

1. Doure a cebola na manteiga, acrescente a cebola e deixe murchar. Em seguida junte o alho, deixe murchar. Junte o tomate picado.
2. Enquanto isso, lave bem a carne de siri, retirando todos os ossinhos que encontrar. Escorra bem, apertando a carne para que não fique úmida.
3. Junte o siri ao refogado. Acrescente o leite de coco. Deixe ferver, junte a salsinha, acerte o sal e a pimenta dedo de moça. Desligue, deixando que fique ainda bem úmido.
4. Corte as mangas em dois “filés (a parte mais gorda delas). Cave ligeiramente cada filé, e pique a polpa que retirou. Junte ao siri. Recheie cada metade de manga com porções do siri refogado.
5. Salpique com o queijo ralado. Leve ao forno médio (200oC) aquecido, até dourar.

 

 

Divulgação/Becel

Tomates recheados gratinados
Corte a tampa de seis tomates granes e retire as sementes com cuidado, para não furar a casca. Vire os tomates para baixo, para escorrer. Reserve. Em uma panela, aqueça duas colheres (sopa) de creme vegetal em fogo médio e refogue um dente de alho amassado. Acrescente uma lata de milho verde escorrido, dois pães franceses picados, salsinha e sal e mexa até obter uma farofa úmida. Recheie cada tomate com essa mistura e coloque num refratário reservado e untado com creme vegetal. Leve ao forno (preaquecido a 180oC) por 20 minutos ou até dourarem. Sirva em seguida. Rende seis unidades. Fonte: Creme Vegetal BECEL sabor manteiga.

Divulgação/Coqueiro

Sardinhas a Zé do Pipo
3 latas de Sardinha com óleo (375g)
1 colher (sopa) azeite de oliva
3 dentes de alho em lâminas
1 cebola média cortada em rodelas
1 colher (sopa) cheiro-verde picado

Montagem e decoração
5 colheres (sopa) de maionese
2 colheres de sopa Queijo parmesão ralado
4 azeitonas pretas

1. Escorra as sardinhas com óleo, remova as espinhas e reserve. Em uma panela, aqueça em fogo médio o azeite e doure os alhos, retire-os da panela e reserve. Na mesma panela, refogue a cebola até ficar transparente e acrescente as sardinhas reservadas. Misture delicadamente e reserve.
2. Em uma panela, cozinhe 600g de batatas cozidas espremidas, 200ml de leite, 1 ½ colher (sopa) de manteiga e sal a gosto, misture até ficar homogêneo e reserve.
3. Preaqueça o forno na temperatura alta (200°C). Em um refratário quadrado médio (21x21cm), coloque o refogado de sardinha e o alho dourado. Em seguida, cubra com uma fina camada de maionese e distribua sobre ela o purê de batatas. Polvilhe o queijo parmesão ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200°C até dourar. Sirva em seguida.
4. Fonte: COQUEIRO. Rendimento: 5 porções.

 

Divulgação/Tio João

Arroz doce prático
Novidades no segmento de arroz: Sobremesas Tio João Cozinha & Sabor Arroz Doce. Nos sabores Tradicional, Coco e Doce de Leite, são fáceis de fazer e têm um “que” de receita caseira. Os produtos não contêm aroma artificial, glúten e espessante (goma xantana), e podem ser preparado no micro-ondas.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade