Publicidade
Terça-Feira, 11 de Dezembro de 2018
Descrição do tempo
  • 30º C
  • 20º C

Cozinha de Estar é onde quero receber você, sua família e amigos para experiências gastronômicas saborosas e especiais.
Luciane Daux é consultora gastronômica, food stylist, professora e colunista de gastronomia. Estudou no ICIF – Instituto Italiano de Culinária para Estrangeiros. Graduada em Administração de Empresas e especialista em Marketing.

Sabores veganos em receitas e em produtos no mercado florianopolitano

Uma alimentação rica, sem ingredientes de origem animal, define a dieta vegana que é cheia de sabor e criatividade

Luciane Daux
16/03/2018 10h32

Uma alimentação rica, sem ingredientes de origem animal, define a dieta vegana. A indústria alimentícia rapidamente se adaptou ao segmento e já não faltam opções em restaurantes, supermercados e até em burgers e açougues! Receitas surpreendem em criatividade e sabor, como a moqueca e a torta com massa de grão de bico, presentes na coluna de hoje!

Um modo de viver
Mais do que uma dieta, o veganismo traz consigo uma concepção de valores, onde não são admitidos quaisquer maus tratos ou exploração de animais. Produtos que tenham sido testados em animais também são abolidos, e seus praticantes, inclusive, não usam couro, por exemplo.

Guacamole tem versões veganas de cinco dos pratos do cardápio - Guacamole/Divulgação
Guacamole tem versões veganas de cinco dos pratos do cardápio - Guacamole/Divulgação


Mexicano vegano
O Guacamole tem no cardápio cinco versões dos seus maiores sucessos feitos com produtos 100% livres de origem animal, em receitas exclusivas e desenvolvidas pela chef da casa, Vilma Vieira. São o Topopo, Nacho, Alambre, Chillaquiles e Enchillada veganos. Os queijos foram adaptados com bases vegetais, como a batata. “Também desenvolvi uma nova receita de chili, que é feito com carne de soja. O sabor ficou espetacular”, conta a chef.

O segmento de burguers também ganhou versão vegana - Picnic Food FLN/Divulgação
O segmento de burguers também ganhou versão vegana - Picnic Food FLN/Divulgação


Burgers veganos
A Picnic Food FLN, especializada em burgers veganos, acaba de abrir sua garage kitchen, conceito descrito pelo seu criador, Asdra Martin, como “amador e autoral”. Os burgers são rústicos e fogem dos convencionais com molhos, queijos e acompanhamentos veganos diferenciados e saborosos. Fica na Rua Victor Meirelles, 138, e abre de terça à domingo das 18:30h às 23h.

Açougue Vegano inaugura em Florianópolis - Açougue Vegano/Divulgação
Açougue Vegano inaugura em Florianópolis - Açougue Vegano/Divulgação


Açougue Vegano abrirá loja em Florianópolis

Saindo do eixo Rio-São Paulo, o Açougue Vegano quer expandir seus negócios para todo o Brasil em 2018, através de franquias. Em Florianópolis, a primeira dessas lojas deverá abrir ainda esse mês, segundo sua assessoria de imprensa. O foco dos chefs Celso Fortes e Michelle Rodriguez é atender aos 140 pedidos de franquia do açougue sem proteína animal.

Moqueca vegana
1 vidro de palmito
1 lata de bife vegetal
3 cebolas em rodelas
1 pimentão vermelho em rodelas
6 tomates em rodelas
Cheiro verde a gosto
4 colheres (sopa) de azeite de dendê
1 vidro de leite de coco
Caldo de legumes (água, salsão, cenoura, folhas de louro, cebola)

1. Em uma panela grande, faça uma camada de tomates, seguidas por cebolas, pimentões, uma boa camada de palmitos em rodelas e bife vegetal. Salpique com cheiro verde. Repita esse processo 1, 2 ou mais vezes.
2. Regue com leite de coco e o óleo de dendê. Cubra com o caldo. Tampe a panela e leve ao fogo em fogo baixo por 30 minutos. Salpique cheiro verde e sirva.
3. Fonte: www.superbom.com.br Receita elaborada pela nutricionista e consultora Cyntia Maureen.

Torta salgada vegana de palmito com massa de grão de bico - Centro Europeu/Divulgação
Torta salgada vegana de palmito com massa de grão de bico - Centro Europeu/Divulgação


Torta vegana de palmito com massa de grão de bico
Em um processador ou mixer, bata 2 xícaras de grão de bico cozido, 2 colheres de sopa de óleo vegetal e 1 colher de chá de sal até formar uma pasta grossa e homogênea. Se necessário, acrescente um pouco de água (1/4 de xícara). Coloque a massa no fundo e lateral de uma forma de fundo removível (25cm) e asse em forno pré-aquecido a 200°C por 10 minutos. Prepare o recheio, refogando 1 cebola grande picada em 2 colheres (sopa) de óleo de milho, até ficar translúcida. Acrescente o alho. Adicione dois vidros de palmito picado e ½ xícara de azeitonas, misture bem e agregue 3 colheres (sopa) de extrato de tomate. Cozinhe e adicione 3 colheres (sopa) de biomassa. Mexa bem até atingir um recheio cremoso. Se necessário, coloque mais biomassa. Acerte o sal e a pimenta e desligue. Transfira o recheio para a massa já assada. Espalhe bem e finalize com tomatinhos laminados; asse em forno a 200°C por cerca de 20 minutos ou até as bordas da massa ficarem douradas e os tomates murcharem. DICA: Caso não tenha biomassa, engrosse o recheio com 2 colheres de amido de milho com ½ copo de água. Coloque na mistura após o extrato, mexendo bem até que o recheio fique cremoso. A receita é assinada pela Chef Desiree Maistro - Centro Europeu.

Publicidade
Publicidade
Publicidade