Publicidade
Quinta-Feira, 22 de Junho de 2017
Descrição do tempo
  • 22º C
  • 15º C

Cozinha de Estar é onde quero receber você, sua família e amigos para experiências gastronômicas saborosas e especiais.
Luciane Daux é consultora gastronômica, food stylist, professora e colunista de gastronomia. Estudou no ICIF – Instituto Italiano de Culinária para Estrangeiros. Graduada em Administração de Empresas e especialista em Marketing.

  • Riqueza do milho: sabor, versatilidade e beleza à mesa

    Semana que vem chega o inverno e, com ele, as festas juninas. O milho é destaque na culinária dessas festas. Pamonha, pipoca e bolo têm que estar presentes, senão nem adianta dançar a quadrilha! Originário da América Central, o cereal – um dos mais cultivados no mundo - só alcançou a Europa quando Cristóvão Colombo levou sementes para lá. Com ele fazemos óleo, entradas, pratos principais, sobremesas e lanches.

    Como cozinhá-lo
    Todo mundo adora milho verde cozido, aquele gostinho adocicado, os grãos macios. Escolha a forma de cozinhar. E depois? Ah, depois manteiga, sal e até requeijão!
    • Na panela de pressão – 20 minutos depois de começar a ferver (cuidado, deixe sair todo o vapor antes de abrir a panela).
    • No micro-ondas – envolva as espigas em papel toalha molhado e cozinhe por 5 minutos.
    • Na panela comum – totalmente coberto de água, conte 30 minutos depois que ferver e estará pronto.
    • No forno – enrolado na própria palha, ficará assado[...]

    Leia mais
  • Vídeo-receita: arroz doce para uma tarde fria de outono

    Essa receita já publicamos ano passado, mas vale a pena relembrarmos e aproveitarmos o dia friozinho para fazê-la! Que tal ainda hoje de tarde? São ingredientes simples que, possivelmente, você tem em acasa. E um sabor de infância e aconchego.

    Arroz doce simples, gostoso e fácil - Daniel Queiroz/ND
    Arroz doce simples, gostoso e fácil - Daniel Queiroz/ND


    Acompanhe na vídeo-receita ou leia abaixo.

    Leve ao fogo médio-baixo uma panela funda com uma xícara (chá) rasa de arroz branco, um litro de leite integral, uma lata de leite condensado e duas colheres (sopa) de manteiga. Deixe cozinhar por 25 a 30 minutos, mexendo sempre (para o arroz não grudar no fundo), até que fique cozido. Desligue e deixe descansar ainda na panela. O creme vai engrossar. Sirva frio ou gelado, polvilhado com canela.

     

     

  • Bom dia, Paixão! Receitas para encantar no dia dos namorados.

    Ah, a paixão! Um estado de espírito irracional, já sabemos, mas tão gostoso de sentir que ninguém lembra de usar a cabeça quando o coração é tocado. Quando preparamos carinhos em forma de alimento, estamos dizendo também o quanto queremos bem os nossos amados. Então, para esperar o Dia dos Namorados, que se avizinha, trouxe para vocês duas aplicações para uma sensual calda de frutas vermelhas. Sobremesas rápidas – porque esse é um dia de ser feliz, românticas e lindas para encantar o seu amor.

    Às vezes um simples detalhe muda tudo. A rosa vermelha em uma garrafinha simples de vidro, quem diria, faz muito efeito em uma mesa romântica. A ideia e montagem é do chef Roberto Ravioli, da Casa Ravioli (SP). - Luciane Daux/ND
    Às vezes um simples detalhe muda tudo. A rosa vermelha em uma garrafinha simples de vidro, quem diria, faz muito efeito em uma mesa romântica. A ideia e montagem é do chef Roberto Ravioli, da Casa Ravioli (SP). - Luciane Daux/ND

    Coração de tomate - Luciane Daux/ND
    Coração de tomate - Luciane Daux/ND


    Coração de tomate
    O coração mimoso é feito com dois tomatinhos italianos mini. Quem mandou a ideia foi o leitor João Carlos Neves Neto. Veja o esquema. Basta cortar enviesado uma das[...]

    Leia mais
  • Origens ancestrais inspiram a mesa líbano-brasileira

    A hospitalidade distingue a gente libanesa, bem representada pela mesa repleta de convidados e farta em porções de delícias que encantam todas as etnias. Quibe cru, frito e assado, esfihas e tabule ganharam o paladar dos brasileiros, e frequentam o dia a dia das nossas famílias. Zahle, no Líbano, é terra natal dos meus bisavós. Nesta época do ano costumo reunir meus amigos em torno dos costumes gastronômicos (já com um pouco do DNA brasileiro), das minha origens ancestrais, e com prazer compartilho com você um pouco do que com elas aprendi.

    Bistrô da Praça para os românticos
    O Bistrô da Praça é, para mim, um dos ambientes mais românticos de Florianópolis. O chef Ricardo Almeida sabe disso e cuida para que esse clima esteja sempre lá. A casa vai abrir no dia 12 de junho para o jantar do dia namorados com pratos com nomes sugestivos como Beijos Roubados e Paixão à Primeira Vista.

    Novo chef na Enoteca Decanter de Florianópolis - Divulgação/ND
    Novo chef na Enoteca Decanter de Florianópolis - Divulgação/ND


    Enoteca[...]

    Leia mais