Publicidade
Sábado, 18 de Novembro de 2017
Descrição do tempo
  • 24º C
  • 21º C

A economista Janine Alves traz os principais fatos da economia de Santa Catarina e do país com uma leitura descomplicada e acessível, evitando o “economês” e buscando sempre traduzir os assuntos mais importantes da área para os leitores do ND. 

Ministério da Ciência e Tecnologia apoia projeto para estimular setor eletrônico em SC

Referência nacional na produção em pequenas séries, laboratório-fábrica de placas eletrônicas da CERTI dá início a nova etapa de projeto com a SEPIN

Janine Alves
03/11/2017 10h07

A Secretaria de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (SEPIN-MCTIC) e a CERTI lançam na próxima segunda-feira (06/11), em cerimônia na ACATE, a segunda etapa do projeto LABelectron Nucleador.  O evento trará palestras sobre temas ligados à Lei da Informática e contará com a participação do ministro Gilberto Kassab, do diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital da SEPIN, José Sampaio Gontijo, além de outras lideranças do ecossistema catarinense de inovação tecnológica.

Coordenada pela SEPIN-MCTIC e executada pela CERTI, a iniciativa visa estabelecer na região Sul um empreendimento modelo para desenvolver e consolidar plataformas de soluções para a competitividade da manufatura de placas eletrônicas em pequenas séries. Nesta segunda etapa — a primeira foi desenvolvida entre 2007 e 2011 —, o projeto será realizado em parceria com o SENAI/SC e conta com investimentos de aproximadamente R$ 13 milhões para execução até o final de 2018. A expectativa é que o modelo inovador seja disseminado para outras regiões do país.  "O nosso objetivo é contribuir cada vez mais com os diversos setores na chamada indústria 4.0, que vai agregar mais competitividade e modernização ao ecossistema brasileiro de inovação tecnológica”, destaca o Superintendente Geral da CERTI, José Eduardo Fiates.  

Fundado em 2002, o LABelectron é um laboratório-fábrica que fornece ao mercado soluções tecnológicas inovadoras a partir do desenvolvimento de projetos e da manufatura de placas eletrônicas em pequenas séries, atendendo às necessidades de pequenas e médias empresas que não têm demanda para produção em larga escala. Considerado pioneiro no Brasil, o modelo permite que a infraestrutura seja utilizada tanto para a prestação de serviços a empresas, como para a aplicação de P&D.

CERTI e SENAI assinam acordo de cooperação

Além do lançamento do projeto, o evento também será marcado pela assinatura do acordo de cooperação entre a CERTI e o SENAI/SC, que propiciará a transferência do LABelectron para o Sapiens Parque e, consequentemente, uma integração mais eficiente entre o laboratório-fábrica e a indústria em geral.

“Queremos que o Instituto da Indústria seja um habitat da Inovação. Lá já temos o Instituto Senai de Inovação em Sistemas Embarcados, o Centro de Inovação SESI em Tecnologias para Saúde e agora também o LABelectron”, diz o diretor regional do SENAI/SC, Jéfferson de Oliveira Gomes. “O LABelectron tem uma grande expertise no desenvolvimento de componentes eletrônicos e vai ampliar sua contribuição nessa área às empresas de todo o Estado e também de fora de Santa Catarina”, completa.

“Esse é um movimento estratégico para a CERTI, pois estaremos mais próximos dos representantes da indústria, teremos oportunidades para compreender melhor suas necessidades e desenvolver soluções eficientes”, diz Carlos Alberto Fadul, diretor-executivo do LABelectron.

A programação do evento também conta, ainda no período da manhã, com palestras que tratarão, entre outras questões, do legado da Lei de Informática para o desenvolvimento do polo tecnológico de Florianópolis, das perspectivas para operacionalização de Programas Prioritários (PPI's) no setor e do modelo de atuação de laboratórios-fábrica como mecanismos de apoio à transformação digital na indústria. Já no período da tarde, das 14h às 18h, LABelectron estará aberto para visitação dos participantes interessados em conhecer a estrutura do laboratório-fábrica, no Estreito. As visitas, que também poderão ser feitas na terça-feira (07/11), das 9h às 12h, devem ser agendadas com antecedência. Inscrições e mais detalhes estão disponíveis em www.certi.org.br/labelectronfase2.

AGENDE-SE
Evento: Lançamento do projeto LABelectron Nucleador

Data / horário: 06/11/2016, das 9 às 12h

Local: Centro de Inovação ACATE Primavera - Rodovia SC 401, Km 4 Bairro Saco Grande, em Florianópolis. 
Inscrições: www.certi.org.br/labelectronfase2

Palestras:

  • O legado da Lei de Informática para o Desenvolvimento do Polo Tecnológico de Florianópolis – com José Eduardo Fiates, Superintendente Geral da CERTI
  • As perspectivas para a Lei de Informática Brasileira e a Operacionalização dos Programas Prioritários (PPI’s) – com José Sampaio Gontijo, diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital da SEPIN-MCTIC
  • Laboratórios-fábrica como mecanismos de apoio à Transformação Digital na Indústria – com Carlos Alberto Fadul, diretor executivo do Centro de Produção Cooperadada da CERTI (CPC)
Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade