Publicidade
Quinta-Feira, 23 de Novembro de 2017
Descrição do tempo
  • 24º C
  • 19º C

A economista Janine Alves traz os principais fatos da economia de Santa Catarina e do país com uma leitura descomplicada e acessível, evitando o “economês” e buscando sempre traduzir os assuntos mais importantes da área para os leitores do ND. 

Inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos para jovens e pessoas com deficiência

Serão mais de 1.200 vagas em todo País, sendo 180 vagas oferecidas em Joinville.

Janine Alves
13/07/2017 18h03

De acordo com o recente estudo divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) a população mais afetada pelo desemprego é a dos jovens com idade entre 14 e 24 anos, que indica um aumento do desemprego entre esse grupo, de 15,25% no 4° trimestre de 2015 para 26,36% no 1° trimestre de 2016. Diante desse cenário, o Instituto da Oportunidade Social – IOS abriu as inscrições para os cursos gratuitos profissionalizantes para jovens e pessoas com deficiência.

Todos os cursos são totalmente gratuitos, incluindo uniforme e material didático e têm duração de até 6 meses. São 180 vagas para as duas unidades do IOS em Joinville e mais de 1.200 incluindo outras cidades do País. As inscrições podem ser realizadas até 2 de agosto pelo link: http://ios.org.br/index.php/para-alunos/inscricao/ ou diretamente nas unidades.

Para Joinville estão disponíveis dois cursos: Gestão Administrativa com ERP-TOTVS – capacitação profissionalizante e direcionada para jovens estudantes entre 15 e 24 anos que estejam cursando ou concluíram o ensino médio e pessoas com deficiência física, visual parcial ou auditiva a partir de 16 anos. O curso inclui conceitos administrativos – os alunos aprendem uma visão geral de como funciona uma empresa, regras de negócio e aulas práticas no software ERP TOTVS, além de conteúdo sobre o pacote Office e matemática. As aulas acontecem de segunda à sexta-feira. Gestão de Materiais – focado no funcionamento dos setores de compras e de estoque, o curso usa exemplos de situações práticas do cotidiano das empresas

Além do ensino gratuito, o IOS oferece um programa de empregabilidade, com atendimento personalizado. De acordo com os dados divulgados no Relatório Anual do Instituto, ao longo de 2016, o IOS contribuiu para a empregabilidade de 860 alunos, 9,4% a mais que em 2015, ampliando a renda dessas famílias cerca de 47%.

“Nosso desejo de qualificar, formar e empregar esses jovens no mercado de trabalho é tão focado que mesmo quando o volume de inscrições em algumas Unidades não atinge nossa capacidade máxima realizamos a ‘Operação Sala Cheia’, que inclui a ida de participantes do IOS às escolas estaduais próximas às unidades do Instituto para divulgar o nosso trabalho e incentivar novos alunos”, relata a gestora do IOS, Alecsandra Neri.

Unidades do IOS em Santa Catarina:

FUNDAMAS – Unidade CESITA - Centro Educacional e Social do Itaum
Rua Monsenhor Gercino, 1040 – Itaum – Joinville
Telefones: (47) 3804-9115 | (47) 99204-4627 | (47) 3804-9115

FUNDAMAS – Escola Municipal de Saúde Maria Carola Keller
Rua Iririu, s/n - Iririu (esquina Rua Tuiuti, ao lado da Milium) – Joinville
Telefones: (47) 99204-8229 | (47) 3804-0615

Mais informações sobre as unidades do IOS espalhadas pelo Brasil: http://ios.org.br/index.php/unidades/.

Informações sobre o  Instituto da Oportunidade Social – IOS 

Comprometido com a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência física, auditiva e visual que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho, o IOS, desde 1998, desenvolve projetos de capacitação gratuita em temas variados. "Tecnologia", "Administração", “Gestão de Projetos”, “Atendimento ao Cliente”, por exemplo, compõem a grade de cursos. Qualificado como OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público -, o IOS já capacitou mais de 28 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo. A instituição é mantida por empresas privadas como a TOTVS - sua fundadora e principal mantenedora - além da Brasilprev, JP Morgan, Atlas Schindler, IBM, Zendesk, Rede Globo, Microsoft, Vedacit, entre outras.

Mais informações: www.ios.org.br


Para conhecer mais o trabalho do IOS, veja o vídeo:

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade