Publicidade
Quarta-Feira, 22 de Agosto de 2018
Descrição do tempo
  • 17º C
  • 11º C

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens da cidade e da região

  • Definida data de inauguração de novo quartel do Corpo de Bombeiros do Sul da Ilha de SC

    Está prevista para o próximo dia 10 a inauguração do quartel do Corpo de Bombeiros no Rio Tavares, obra retomada em dezembro do ano passado e que custou R$ 658 mil aos cofres públicos. A unidade vai atender todo o Sul da Ilha e, segundo o 1º tenente BM André Canever, terá uma ambulância do SAMU e uma guarnição de combate a incêndio dos bombeiros. A cidade vai passar a contar com seis quartéis operacionais, ou seja, que têm viaturas para atendimento emergencial.

    Obra de nova unidade do Corpo de Bombeiros será entregue em setembro - divulgação, ND
    Obra de nova unidade do Corpo de Bombeiros será entregue em setembro - divulgação, ND



  • Donos de imóveis contestam valores de desapropriações para acesso a aeroporto Hercílio Luz

    Proprietários de imóveis que estão na rota da obra do novo acesso ao Aeroporto Hercílio Luz, cuja licitação ainda está em andamento, estão contestando os valores propostos pelo Deinfra para pagamento das desapropriações necessárias. No início do mês passado, o Departamento Estadual de Infraestrutura começou a entrar com ações judiciais, com pedido de liminar, algumas já concedidas pela 2ª Vara da Fazenda Pública da Capital, para a imediata imissão na posse dos imóveis, com depósito de 15% do valor orçado no projeto executivo.

    Segundo o Estado, a maioria das propriedades não possui registro, o que é negado pelos moradores. À coluna, o secretário estadual de Infraestrutura, Paulo França, disse ontem que 177 das 198 propriedades que precisam ser desapropriadas estão nessa situação. “Todos os lotes têm escritura pública, é litigância de má-fé”, rebate Luiz Henrique Botega, o Ique, vice-presidente da Associação dos Moradores do bairro[...]

    Leia mais
  • "Vivemos em uma sociedade machista e desigual', afirma desembargadora do TJ-SC

    O TJ-SC inicia nesta segunda (20) a 11ª edição da semana da "Justiça pela Paz em Casa", iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em conjunto com tribunais de todo o país. Nos próximos dias, a ideia é realização de um esforço concentrado para o julgamento de feminicídios, audiências e medidas protetivas, além de atos de conscientização sobre o problema da violência contra a mulher. A iniciativa é do Cevid (Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJ-SC. À coluna, a coordenadora do Cevid, desembargadora Salete Sommariva, disse que em briga de marido e mulher se mete a colher sim e que os magistrados precisam “fazer mais do que julgar processos”.

    Desembargadora Salete Sommariva, do TJ-SC - divulgação/ND
    Desembargadora Salete Sommariva, do TJ-SC - divulgação/ND


    Grupos de defesa das mulheres e contra a violência doméstica têm falado que "em briga de marido e mulher se mete a colher sim". A senhora concorda?
    Sim. Não podemos silenciar em situações de violência[...]

    Leia mais
  • Reitor da UFSC, Ubaldo Balthazar, pretende recuperar a "autoestima da universidade"

    Ao assumir como reitor da UFSC  (Universidade Federal de Santa Catarina), em solenidade no sábado, o professor Ubaldo Cesar Balthazar afirmou que vai “concentrar esforços para recuperar a autoestima da universidade”, além de “restabelecer o ambiente saudável e fazer com que cada membro da instituição sinta orgulho de estar aqui”. Balthazar também citou a “lembrança eterna do saudoso amigo e reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo que, em uma infeliz ironia, nos deixou e me faz estar aqui hoje (sábado”).

    Ele disse que vai dar “continuidade” aos princípios defendidos por Cancellier, mas ressalvou que “não se trata de continuísmo”. Conforme Balthazar, são mais de 460 ações a serem implementadas até 27 de julho de 2022.Com o descerramento da placa, sábado, o Centro de Cultura e Eventos da UFSC passou a se chamar “Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo”. A universidade tem mais de 46 mil alunos matriculados, cerca de3,2 mil técnicos e 2.6 mil[...]

    Leia mais