Publicidade
Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2017
Descrição do tempo
  • 26º C
  • 18º C

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens da cidade e da região, sob a ótica do experiente e muito bem informado jornalista.

  • Museu Etnográfico Casa dos Açores está pronto para receber turistas no verão

    O Museu Etnográfico Casa dos Açores, que a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) administra em Biguaçu, está pronto para a temporada de verão, quando recebe um maior volume de visitantes. O edifício do século 19 teve suas esquadrias restauradas, além da limpeza e repintura de toda a fachada. Para marcar o término das intervenções, será aberta a exposição com as peças doadas pelo Grupo Arcos Pró-Resgate da Memória Histórica, Artística e Cultural de Biguaçu. No acervo, estão trajes típicos, instrumentos musicais, cestaria, cerâmica, rendas e jogos infantis que remetem à tradição dos colonizadores açorianos no litoral catarinense.

    Museu Etnográfico dos Açores, em Biguaçu - divulgação ND
    Museu Etnográfico dos Açores, em Biguaçu - divulgação ND



  • Secretária reage a rebelião e troca linha de frente da Guarda Municipal de Florianópolis

    Diante da insubordinação da equipe, que discordava das diretrizes do governo para a área, a secretária de Segurança Pública de Florianópolis,  Maryanne Mattos, decidiu trocar 10 integrantes da linha de frente da Guarda Municipal de Florianópolis. Entre os exonerados, está o subcomandante, Carlos Fernandes, substituído por Karina Aliano.

    A crise coloca em discussão o papel e as atribuições da corporação na Capital. O governo quer que os agentes tenham uma atuação mais preventiva, e menos repressiva, com um trabalho complementar ao da Polícia Militar. Além disso, a situação expõe o confronto que vinha ocorrendo internamente. O subcomandante teria liderado um levante contra a secretária. Foram sucessivos os embates. Um deles tem relação com o desaparecimento de uma arma, durante uma operação de campo, e a outra com a incursão que resultou em três agentes feridos, no começo do mês.

    Leia mais
  • Pesquisa vai mostrar preferências do catarinense sobre as eleições de 2018

    Será divulgada nesta sexta-feira pelo Notícias do Dia, e na noite anterior pela RIC TV Record, a primeira pesquisa sobre as preferências do eleitorado catarinense para a Presidência da República, Senado e governo do Estado. O levantamento, feito pelo Instituto Mapa, é uma parceria do Grupo RIC e da ADI (Associação de Diários do Interior) e faz parte do projeto Eleições 2018 apresentado nesta semana ao Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.

  • Grupo é criado para combater ligações clandestinas de esgoto em Florianópolis

    Sob a coordenação do superintendente municipal de Habitação e Saneamento, Lucas Arruda, acaba de ser criado o Sanear Floripa, grupo que terá como principal objetivo combater as ligações clandestinas de esgoto na cidade. “Vamos acompanhar as obras das residências, na fonte geradora de esgoto, para verificar se o lançamento está sendo regular”, afirma o engenheiro. A equipe vai conferir se os resíduos estão sendo lançados na rede coletora ou se recebem tratamento adequado onde ainda não existe rede, caso do Campeche, no Sul da Ilha. “O objetivo principal é regularizar a situação, e não de fiscalização e multa. Vamos incentivar e dar as condições para que as pessoas regularizem”, destaca. Oficializado por decreto publicado na sexta-feira, o grupo é formado também pela Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente) e pela Diretoria de Vigilância em Saúde. Terá ligação direta com o programa Se Liga na Rede.

    Leia mais