Publicidade
Domingo, 26 de Março de 2017
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 19º C

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens da cidade e da região, sob a ótica do experiente e muito bem informado jornalista.

  • Folha de pagamento da Prefeitura de Florianópolis vai passar por auditoria

    A Prefeitura de Florianópolis vai firmar um convênio com a reitoria da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) para realização de uma auditoria completa na folha de pagamento do funcionalismo municipal. Reunião para concretizar o acordo foi realizada nesta quarta-feira, no campus da Trindade, entre o reitor Luiz Carlos Cancellier, e os secretários da Fazenda, Constâncio Maciel, e da Educação, Maurício Fernandes Pereira. A ideia é que a varredura nos pagamentos esteja concluída em seis meses. Um dos objetivos é identificar eventuais ilegalidades e constitucionalidades, informou Constâncio nesta sexta-feira.

  • Em fase final, projeto de monitoramento da Reserva do Arvoredo vai virar livro

    Depois de quase três anos de imersão, está sendo concluído o projeto de monitoramento ambiental da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. Até maio, a equipe coordenada pelas professoras Bárbara Segal Ramos e Andrea Santarosa Freire, do departamento de Ecologia e Zoologia da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), disponibilizará um completo banco de dados aos gestores e finalizará um livro com os resultados do trabalho. “O projeto foi pioneiro no sentido de caracterizar a oceanografia costeira da região, com técnicas como sensoriamento remoto”, afirma Bárbara. A pesquisa, que envolveu cerca de 80 pessoas, fez um raio-x completo sobre a área de 17.600 hectares ao Norte da Ilha de SC, entre Florianópolis e Bombinhas.

    Pesquisa da UFSC sistematiza métodos de monitoramento da área - Bruna Gregoletto/projeto Maare/divulgação/ND
    Pesquisa da UFSC sistematiza métodos de monitoramento da área - Bruna Gregoletto/projeto Maare/divulgação/ND

    Invasoras
    Um dos principais méritos do trabalho, destaca a professora Bárbara Segal Ramos, é ter contribuído para[...]
    Leia mais
  • Sem perspectiva de entrega de obras a curto prazo em Florianópolis

    Sem perspectiva de uma virada radical da receita, estagnada, pode tirar o cavalinho da chuva quem espera obras da Prefeitura da Capital neste primeiro ano de gestão Gean Loureiro (PMDB). Com a dívida deixada pela administração Cesar Souza Júnior (PSD) e obras inacabadas – como mostra série levada ao ar pela RIC TV SC –, resta ao atual prefeito administrar a escassez e promover ações pontuais, como as operações tapa-buracos e de manutenção de espaços públicos. Não é à toa que o peemedebista vem fazendo a ponte Florianópolis-Brasília de olho nas emendas parlamentares e nos financiamentos federais. Também conta com a recém-regulamentada lei das PPPs para destravar obras, como o elevado do Rio Tavares. Diante desse panorama – conhecido desde as eleições –, e ciente de que as cobranças pelas promessas vão bater às portas, Gean busca, no entanto, se blindar politicamente. Se não conseguir entregar obras no primeiro ano, quer pelo menos passar a imagem[...]

    Leia mais
  • Campanha para garantir percentual mínimo de magistrados no STF inicia em SC

    A Defensoria Pública Geral do Estado e a AMC (Associação dos Magistrados Catarinenses) estão capitaneando uma campanha nacional pela aprovação de uma emenda constitucional que mude o processo de escolha dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Hoje, todos os 11 ministros são indicados pela Presidência da República, e a proposta é que seja definido um percentual mínimo de magistrados de carreira na composição do tribunal. “Há que garantir a manutenção do sistema de freios e contrapesos, mas dar maior legitimidade à Corte, fortalecendo-a no processo de escolha de seus próprios membros”, afirma o defensor público geral, Ralf Zimmer, em trecho da justificativa do projeto.

    STF - Nelson Jr./SCO/STF
    Hoje todos os ministros do Supremo são indicados pela Presidência da República - Nelson Jr./SCO/STF

    Brasília
    Na próxima segunda-feira, o defensor vai levar o assunto à pauta da reunião do Condege (Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais), em Brasília. Além de[...]

    Leia mais