Publicidade
Segunda-Feira, 19 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 24º C
  • 18º C

Assuntos da Grande Florianópolis e os temas cotidianos das cidades da Região Metropolitana – incluindo resgates diferenciados da memória histórica –, são acompanhados de perto pelo colunista Carlos Damião, que tem mais de 30 anos de vivência profissional.

Secretaria de Educação de Florianópolis assegura liberdade de expressão na rede de ensino

Mostra de filmes sobre "Os Jovens e a Diversidade", suspensa após ato de truculência externa, tem nova data definida pela EBM Maria Tomázia, do Santinho: 13/9

Carlos Damião
29/08/2018 15h30

A Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho vai definir nos próximos dias uma nova data para exibição dos 16 curtas-metragens sobre “Os Jovens e a Diversidade”. A atividade estava marcada para o dia 23/8, mas um pai investiu com truculência contra a escola, com o objetivo de suspender a exibição dos filmes, por não concordar com a temática. 

"A Flor da Pele" era um dos filmes selecionados para a mostra na EBM Maria Tomázia - Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação enviou uma nota à coluna com os seguintes esclarecimentos:

- A sessão estava programada para ocorrer no período da noite da última quinta-feira (23/8) na sede da unidade educativa, no Santinho

- Na tarde daquele dia, a SME recebeu a informação de que um pai tentava impedir a realização do evento por não concordar com o tema: os jovens e a  diversidade.

A SME reiterou a sua posição de que a escola tem autonomia para decidir se o evento ocorreria, como planejado, ou se seria cancelado.

-  A organização da mostra, formada por professores e direção da escola, decidiu não realizar a sessão dos 16 curtas-metragens.

- A Secretaria de Educação apoia de forma irrestrita o projeto da Escola Maria Tomázia.

- A Secretaria de Educação não é um órgão de censura. Defende o direito de liberdade de expressão dos membros da comunidade escolar.

-  Dentro de um projeto político-pedagógico, toda unidade educativa desenvolve suas atividades conforme suas necessidades.

-  A SME faz questão de lembrar que o tema “os jovens e a diversidade”, assim como os subtemas dos filmes, foram decididos pelos estudantes, sob a supervisão dos profissionais da educação da mais alta qualidade e competência.

- O ambiente educacional é propicio para a diversidade de ideias e  pensamentos.

- O ambiente educacional deve estar em sintonia com o mundo real.

- A SME defende e enobrece o objetivo da mostra de cinema: possibilitar aos estudantes conhecer, refletir e se expressar sobre o tema “os jovens e a diversidade”, mudando olhares e contribuindo para o respeito às diferenças.

Publicidade

8 Comentários

Publicidade
Publicidade