Publicidade
Segunda-Feira, 19 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 24º C
  • 18º C

Assuntos da Grande Florianópolis e os temas cotidianos das cidades da Região Metropolitana – incluindo resgates diferenciados da memória histórica –, são acompanhados de perto pelo colunista Carlos Damião, que tem mais de 30 anos de vivência profissional.

Prefeitura começa obras no Parque do Morro das Pedras

Comunidade participou do lançamento da pedra fundamental, um ano depois do Viradão Criativo

Carlos Damião

Perspectiva do futuro parque: obras devem ser realizadas em três anos - Divulgação
Perspectiva do futuro parque: obras devem ser realizadas em três anos - Divulgação


Um ano depois do Viradão Criativo, promovido no feriado de 7 de setembro, moradores do Sul da Ilha voltaram a se reunir para um abraço coletivo ao futuro Parque Urbano do Morro das Pedras, durante a ação da prefeitura para lançamento da pedra fundamental do espaço. No Viradão Criativo de 2017 a comunidade participou do esboço de projeto por meio de desenhos.

Moradores participaram do esboço do projeto e acompanham os trabalhos - Divulgação
Moradores participaram do esboço do projeto e acompanham os trabalhos - Divulgação



O Parque Urbano do Morro das Pedras será o maior espaço público de Florianópolis com estrutura para educação ambiental, preservação da mata nativa e lazer. Terá uma praça com palco, quadras de esportes, pista de skate, playground. Também serão erguidas 13 estações da alegria ao longo do percurso de trilhas, onde haverá bancos, equipamentos de lazer e exercícios físicos. Além disso, também está prevista uma torre de observação de 12 metros.

Vice-prefeito João Batista Nunes coordena ações do projeto junto à comunidade - Divulgação
Vice-prefeito João Batista Nunes coordena ações do projeto junto à comunidade - Divulgação



Coordenador das ações junto à comunidade, o vice-prefeito João Batista Nunes estima que as obras serão realizadas em três anos, mas observa que no dia 8 de dezembro deste ano o parque abrirá para a comunidade, assim que a primeira etapa dos trabalhos for concluída.

“Esta é a concretização de  um sonho antigo da comunidade, que não apenas pede, mas participa do projeto com apoio da prefeitura e de toda equipe técnica, em busca de soluções e parcerias para tirar do papel este espaço público. Com certeza, será referência em termos de preservação e educação ambiental. O que estamos fazendo no Morro das Pedras é instaurar um novo conceito de pensar a cidade com a participação efetiva dos moradores”, destacou João Batista durante o lançamento da pedra fundamental, no feriado de 7 de setembro.

André Luiz (direita), presidente da Associação de Moradores: participação comunitária - Divulgação
André Luiz (direita), presidente da Associação de Moradores: participação comunitária - Divulgação


André Luiz, presidente da Associação de Moradores, observa que o Parque Urbano do Morro das Pedras irá incentivar o desenvolvimento sustentável do Sul da Ilha, requalificando o entorno de toda a área do parque, garantindo melhorias nas via públicas, praias, zoneamento dos locais de acesso e proporcionando segurança e prioridade para pedestres e ciclistas.

“Trabalhamos no conceito de parque urbano e não de uma unidade de conservação ou praça. Nossa ideia sempre foi um parque de preservação e lazer comunitário”, explicou André Luiz.

A área pública de aproximadamente 90 mil metros quadrados, é localizada na Rua Sagrado Coração. O parque fica em duas áreas descritas no Plano Diretor de Florianópolis (2014) como AVL (Área Verde e Lazer) e ACI (Área Comunitária Institucional), sendo um dos últimos remanescentes de vegetação arbórea de Mata Atlântica em bom estado de conservação ambiental entre o Trevo do Erasmo, Parque Municipal do Peri e a praia do Morro das Pedras. Uma comissão mista especial formada por representantes do poder público e convidados da sociedade civil foi criada para auxiliar nos estudos, análises e proposições de medidas urbanísticas, jurídicas e administrativas do Parque Morro das Pedras.

Publicidade

1 Comentário

Publicidade
Publicidade