Publicidade
Quarta-Feira, 16 de Janeiro de 2019
Descrição do tempo
  • 32º C
  • 23º C

Assuntos da Grande Florianópolis e os temas cotidianos das cidades da Região Metropolitana – incluindo resgates diferenciados da memória histórica –, são acompanhados de perto pelo colunista Carlos Damião, que tem mais de 30 anos de vivência profissional.

Mantido 1726 como ano referência do aniversário de Florianópolis

Projeto de Afrânio Boppré, aprovado pela Câmara, não passou pelo crivo do prefeito. Baseado em pareceres técnicos, remetia a comemoração do aniversário da cidade para 1673

Carlos Damião

Não passou pelo crivo do prefeito Cesar Souza Júnior o projeto aprovado pela Câmara de Florianópolis, de autoria do vereador Afrânio Boppré, que corrigiria o ano referência do aniversário da capital catarinense, remetendo-o a 1673, data em que o bandeirante Francisco Dias Velho teria fundado a cidade. Assim, 1726 fica mantido como ano oficial de comemoração, sabendo-se, no entanto, que se refere à emancipação de Desterro, que há 289 anos, em 23 de março, separou-se de Laguna. A Fundação Franklin Cascaes emitiu um parecer técnico, que justifica o veto, alegando "choque cultural" e "enorme impacto financeiro", porque a mudança "provocará uma readequação nas aulas, livros didáticos e demais correlatos que contem a história da cidade". Afrânio, quando apresentou o projeto, também se baseou em pareceres e consultas técnicas, seguindo subsídios que eminentes pesquisadores – Evaldo Pauli, Nereu do Vale Pereira e Norberto Ungaretti – produziram a propósito da fundação de Desterro. Há ampla documentação sobre o caso, respaldada oficialmente pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. Mas a prefeitura reserva-se o direito de manter 1726 como a referência de comemoração do aniversário da Capital.

Vale o escrito?

Ironicamente, no mesmo dia em que o prefeito Cesar Souza Júnior anunciou o veto ao projeto que alterava o ano oficial de Florianópolis, a prefeitura encaminhou à Câmara o Plano Municipal de Educação, que tem os seguintes dizeres em determinado trecho: "Em 1673, Francisco Dias Velho, bandeirante paulista, chegou à ilha com a esposa e os filhos...". Ou seja, a prefeitura não nega a verdade histórica, mas prefere manter a data tradicional (1726) como referência para o aniversário.

500 anos

Ainda sobre o aniversário da Capital, por coincidência, esta quarta (19) é dia de palestra do professor Nereu do Vale Pereira, na sala de reuniões do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, a partir das 16h. Ele vai falar sobre os “500 anos dos europeus na Ilha de Santa Catarina”. Pesquisas históricas indicam que os espanhóis teriam sido os verdadeiros fundadores de Florianópolis, no ano de 1515.

Solidariedade

Marcada para o dia 22 deste mês, a partir das 17h30, a segunda edição da Feijoada Opensocial, cujos recursos serão destinados ao Centro Educacional Florzinha Azul, que atende cerca de 150 crianças de Palhoça. A feijoada é realização da Opens Tecnologia e da ONG Web João José Alves.

Consumidor

A diretora estadual do Procon/SC, Elizabete Fernandes, foi eleita  primeira tesoureira do Procons Brasil, em reunião técnica realizada na terça (18), em São Luís (Maranhão) em encontro do Procons Brasil e Secretaria Nacional do Consumidor. “É uma importante conquista para Santa Catarina. Vamos conseguir defender políticas públicas para o todo o Brasil”, sublinha a diretora estadual do Procon, vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania

Fazer o bem

Um concerto reunindo alguns dos nomes mais expressivos da música erudita em Santa Catarina, entre os quais o pianista Pablo Rossi, vai arrecadar recursos para a Fraternidade Santo Ivo, localizada no Morro do Horácio, e que tem entre seus coordenadores o padre Luiz Harding Chang. Será dia 4 de setembro, às 20h, no Teatro Ademir Rosa (CIC). Ingressos à venda no CIC, no TAC, no Teatro Pedro Ivo, na Catedral Metropolitana e na Paróquia da Agronômica.

Foco em gestão

Professores do Senac das Unidades de Florianópolis, Lages, Criciúma e Tubarão estarão presentes no Enfauto (Encontro Nacional e Feira do Conhecimento da Reparação Automotiva), nos dias 21 e 22 deste mês, no Centro de Eventos Oceania. O evento é direcionado para empresários e gestores de oficinas mecânicas, com o objetivo de aumentar a produtividade e competitividade do setor.

Foi mal

"Fizeram uma propaganda pra divulgar a Oktoberfest de Blumenau com aquele ‘clichezão’ cerveja + loiras gostosas e tiveram que tirar do ar". Do perfil Lilex, no Twitter (@marialilex), sobre a absurda campanha que uma cervejaria desenvolveu para a festa blumenauense.

Luiz Evangelista/Divulgação/ND

Mundos...

Já parou para pensar no que pode existir além do que você consegue perceber ou ver? Tem gente que reflete sobre isso e faz desse questionamento uma inspiração. A Cia. Circoloko, de Florianópolis, se debruça sobre o tema “mundos paralelos” desde 2011, ano de sua fundação pelos atores Fernanda Thiesen e Gabriel Hoff.

... paralelos

Neste domingo, dia 23, às 16h, eles levam para o palco do teatro Ademir Rosa (CIC) o espetáculo multimídia e de arte circense “Wormhole” (em inglês, buraco de minhoca; na física, um portal entre galáxias).

Divulgação/ND

Arte e peixe

Artistas João Aires e Ayao Okamoto abrem dia 21, no Sítio, Lagoa da Conceição, duas exposições: Habitar e Superfície. Com técnicas bem distintas, cada um mostra seus trabalhos mais recentes que vão de desenhos, pinturas, digigravuras à inusitada gyotaku (impressão manual de peixe que transfere as imagens para o papel e outras superfícies), uma técnica milenar japonesa.

Divulgação/ND

Área verde

Uma das mais belas áreas verdes do centro de Florianópolis, na Rua Bocaiúva, pode ser futuramente negociada pela União. Trata-se da antiga chácara Molenda (foto), que foi sede da primeira reitoria da UFSC e na atualidade sedia a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada. Estudos ainda mantidos em sigilo indicam que o charmoso terreno pode ser permutado por outro, maior, na região continental, para onde a unidade do Exército seria transferida. 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade