Publicidade
Domingo, 16 de Dezembro de 2018
Descrição do tempo
  • 31º C
  • 23º C

Assuntos da Grande Florianópolis e os temas cotidianos das cidades da Região Metropolitana – incluindo resgates diferenciados da memória histórica –, são acompanhados de perto pelo colunista Carlos Damião, que tem mais de 30 anos de vivência profissional.

Jardim Botânico do Itacorubi receberá nome de pesquisador do século 19

Antônio José de Freitas Noronha foi autor, em 1803, do primeiro livro sobre espécimes da Ilha de Santa Catarina, publicado apenas em 2017

Carlos Damião

O Jardim Botânico do Itacorubi vai receber o nome de Antônio José de Freitas Noronha, madeirense, autor do códice Historia Natural da Ilha de Santa Catarina, a pedido do Governador da Capitania Cel Joaquim Xavier Curado, em 1803. O botânico teve o mérito de ser o pioneiro no registro botânico de espécimes da Ilha de Santa Catarina. Mas seu reconhecimento veio apenas com a edição de sua obra, em 2017, e com esta homenagem  que cultua sua memória, mediante projeto de lei do vereador Afrânio Boppré, aprovado por unanimidade pela Câmara de Florianópolis. A lei já foi sancionada pelo prefeito Gean Loureiro (MDB). Dentre as entidades que contribuíram para este reconhecimento está o Conselho Estadual de Cultura, presidido por Marcondes Marchetti.

Os autores da pesquisa e da obra sobre Noronha são Marli Cristina Scomazzon e Jeff Franco, que localizaram os originais em Lisboa), com a colaboração de Daniel de Barcellos Falkemberg.

O códice foi divulgado na minha coluna semanal, versão impressa, do Notícias do Dia, em 8/4/17. Confira aqui

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade