Publicidade
Quarta-Feira, 26 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 19º C

Assuntos da Grande Florianópolis e os temas cotidianos das cidades da Região Metropolitana – incluindo resgates diferenciados da memória histórica –, são acompanhados de perto pelo colunista Carlos Damião, que tem mais de 30 anos de vivência profissional.

Farinha pouca, meu pirão primeiro

Bagunça no trânsito de Florianópolis, apresentada em reportagem da RIC TV, comprova a falta de civilidade, de gentileza e de educação dos motoristas

Carlos Damião

Matéria da jornalista Marta Gomes, apresentada no Jornal do Meio-dia (RIC TV) de quarta (30), comprovou aquilo que os cidadãos civilizados percebem há muito tempo: a terra de ninguém que virou o centro de Florianópolis, com as irregularidades de estacionamento, tanto em vias públicas, calçadas, faixas de pedestres, praças... E parece que multar já não faz muito efeito. A reincidência é diária e descarada em diferentes pontos da cidade. O que nos espanta, ainda mais, é que alguns motoristas têm o desplante de criticar o poder público pela situação, em especial quanto à falta de vagas para estacionamento. Poucos se dispõem a colaborar, como se uma cidade civilizada dependesse apenas de seus mandatários. Esse costume de se colocar a culpa nos gestores públicos chega a ser absurdo, ainda mais quando se percebe que poucos motoristas, ciclistas, motociclistas ou pedestres assumem as suas responsabilidades. O comportamento no trânsito não é atribuição da polícia ou da Guarda Municipal, é de todos os que utilizam as vias públicas, principalmente aqueles que têm o hábito de ignorar a legislação e as placas de trânsito bem visíveis. Se todos respeitassem, a mobilidade urbana seria muito melhor, é claro. Mas o egoísmo virou uma cultura, confirmando a sabedoria mané: “Farinha pouca, meu pirão primeiro”.

Surrealismo

A nota de quarta (30), sobre o terreno do Exército na esquina da Avenida Beira-mar com a Rua Bocaiúva, rendeu intenso debate nas redes sociais. No geral, quase todos os leitores que opinaram sugerem o aproveitamento da área para uma praça contemporânea, com equipamentos esportivos e obras de arte. O que não se compreende é a pouca mobilização do poder público local. Faz anos que o assunto é discutido, mas não avança. Do jeito que a história se desenrola, parece coisa de literatura surrealista.

Melhor destino

O sociólogo Homero Gomes lembrou que já houve outras gestões em Florianópolis envolvendo terrenos do Exército, um dos quais a antiga chácara Molenda, onde foi a primeira reitoria da UFSC, na Rua Bocaiúva. A área é ocupada desde a década de 1970 por uma unidade do Exército, onde poderia ser um belo jardim botânico e até um centro cultural. Discute-se, principalmente, se o Exército precisa de um local como esse em plena área central da Capital.

Rock em Palmas

O guitarrista filipino, Arnel Dayrit, chega ao Brasil para uma única apresentação. O músico que anima bailes e festas em navios de cruzeiro por todo o mundo se apresenta pelo quinto ano consecutivo no Sunset Café Palmas, em Governador Celso Ramos. O show será na noite deste sábado, dia 2 de novembro. No repertório, clássicos do rock´n roll de Elvis Presley, Beatles, Eagles, Santana, Pink Floyd, Deep Purple e Eric Clapton. O show inicia às 22h.

Dedo duro

Chama-se Waze o aplicativo para smartphones que permite aos usuários informar, instantaneamente, pelo GPS, os locais em que são realizadas operações policiais. No último fim de semana, a própria Polícia Militar capturou, via rede social, a indicação de um forte contingente policial na Ponte Colombo Salles. Em tempos de Lei Seca, tem uma rapaziada que se protege em rede para evitar os comandos da PM e da Guarda Municipal.

Água na boca

Sessenta receitas com ingredientes catarinenses, além de destaques especiais para os setores de vinhos, cervejas artesanais e destilados especiais, integram a obra Gourmandises Catarinenses, de João Lombardo, a ser lançado dia 14 deste mês na Assembleia Legislativa. A obra traz ainda um guia com 70 restaurantes do Estado e o primeiro guia de vinhos catarinenses. O empresário Roberto Costa (Propague) coordenou o projeto.

Juan e Evita

A célebre história de amor e política entre Juan Perón e Eva Duarte é contada com detalhes no longa “Juan e Evita”, em cartaz a partir desta quinta (31) no Paradigma Cine Arte. A obra mistura cenas fictícias e reais da época, procurando valorizar a origem de uma verdadeira paixão política argentina – o peronismo –, presente até hoje à cena política do país vizinho.

Um democrata

Paulo Blasi, sepultado na quarta (30) em Florianópolis, fez parte de uma geração de bravos advogados catarinenses, alinhados com o Estado democrático de direito. Discreto, extremamente profissional, teve importante papel na luta pela redemocratização do país – como, aliás, quase todos os dirigentes da OAB-SC entre 1964 e 1985. Ele presidiu a seccional entre 1989 e 1991, acompanhando de perto a primeira eleição direta para presidente da República (1989).

Bobagem

“Que tristeza... Santa Catarina não tem leito de UTI específico para queimados... Se gasta dinheiro com tanta bobagem”. Do jornalista Marco Aurélio Gomes, expressando nosso horror com a morte de um menino de quatro anos, que aguardou uma semana por internação.

Custo da vida

Amigo da coluna mandou recorte de um jornal de Joinville, com matéria de 22 de setembro de 2011, mencionando a decisão do governo do Estado de fechar a ala de queimados do Hospital Infantil daquele município. A justificativa à época, dada pela gerente de Organizações Sociais da Secretaria de Estado da Saúde: corte de custos. E o menino lageano de quatro anos de idade poderia ter sido salvo se houvesse mais essa alternativa em Santa Catarina!

Sem aperto

Ponto para a prefeitura de Florianópolis, que vai instalar 208 banheiros nas praias da cidade para a próxima temporada, acabando de vez com um problema que se arrasta há décadas: a falta de estrutura sanitária pública nos nossos balneários. Tomara que os usuários saibam cuidar bem dos equipamentos.

 

James Tavares
Ambiente

 

Primavera

Sempre atento aos movimentos da natureza, o fotojornalista James Tavares flagrou o bem-te-vi “trabalhando” na construção de seu ninho, nos jardins do Centro Administrativo do Governo do Estado.

 

Divulgação
Cultura

 

Retratos

A Aliança Francesa promove a partir desta quinta (31) a exposição Studio Harcourt Paris, no Beiramar Shopping. A exposição reúne 99 retratos de celebridades que marcaram gerações, feitas por um dos estúdios mais conceituados do mundo, criado em 1934, o Harcourt. Entre os famosos estão Edith Piaf (foto) e Brigitte Bardot. A visitação é gratuita e vai até o dia 26 de novembro.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade