Publicidade
Segunda-Feira, 19 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 24º C
  • 18º C

Assuntos da Grande Florianópolis e os temas cotidianos das cidades da Região Metropolitana – incluindo resgates diferenciados da memória histórica –, são acompanhados de perto pelo colunista Carlos Damião, que tem mais de 30 anos de vivência profissional.

Alunos e professores da EBM Maria Tomázia recebem apoio de artistas e intelectuais

Mostra de curtas sobre diversidade foi suspensa depois que um grupo estranho à escola invadiu o espaço para impedir a exibição dos filmes

Carlos Damião

 

"A Flor da Pele" era um dos filmes selecionados para a mostra na EBM Maria Tomázia - Divulgação


Na abertura do 1º Transforma Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina, dia 5 de setembro, às 16h, na sala de cinema do CIC, será divulgada uma carta pública de apoio aos professores e alunos da EBM Maria Tomázia (Santinho), assinada por entidades, professores e artistas. Os estudantes da escola do Norte da Ilha foram impedidos de apresentar uma série de filmes de curta-metragem, no dia 23/8, cuja temática geral era justamente a diversidade. A atividade pedagógica e cultural tinha o apoio oficial da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Foi suspensa depois que pessoas estranhas à escola invadiram o espaço para forçar o cancelamento da mostra cinematográfica. Até esta segunda-feira (27/8), nem a prefeitura, nem a secretaria, se manifestaram oficialmente sobre a arbitrária invasão do espaço escolar. Um dos invasores é candidato a deputado federal pelo PMN.

O cineasta e produtor cultural Pedro MC explica que o 1º Transforma Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina vem sendo construído há um ano e meio durante a Sessão Cinemática, promovida na sala de cinema do CIC, com conversas sobre o tema.

No evento haverá mesas de debate sobre a questão de Educação, Arte e Gênero com representantes de professores, conselho de cultura e sociedade civil, além da mostra de filmes.

Serão premiados curtas em categorias ‘baphônicas’ e youtubers que se destacam em todo país.

 

Sobre a mostra na escola

A prefeitura chegou a divulgar a realização da mostra na EBM Maria Tomázia em seu site, com as seguintes informações:

Um dos filmes produzidos pelos alunos tem o título de "A Flor da Pele", com a temática relacionada ao empoderamento e à autoestima negra. O objetivo definido pelo projeto pedagógico-cultural era o de possibilitar à garotada conhecer, refletir e se expressar sobre o tema 'os jovens e a diversidade', mudando olhares e contribuindo para o respeito às diferenças. Os alunos dedicaram-se ao projeto desde o início do ano. Tudo foi feito por eles, da concepção, argumento, roteiro, filmagem, até a edição final.

De acordo com o secretário de Educação de Florianópolis, Maurício Fernandes Pereira, "o cinema na escola pode melhorar o desempenho e a aprendizagem dos estudantes. "Projetos como esse despertam a criatividade, além de fortalecer o gosto pela arte".

 

O evento

A divulgação da prefeitura informava ainda sobre o evento do dia 23/8: “Haverá uma apresentação do projeto Núcleo de Cinema MTC (Maria Tomázia Coelho) e sua proposta de alfabetização audiovisual. O evento começa às 19h e é voltado para profissionais da educação. Já a partir das 20h, ocorre o lançamento dos dezesseis filmes de curta-metragem. Também será exibido o documentário “Os Jovens e a Diversidade: qual o papel da escola?”.

O Núcleo de Cinema da Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho iniciou suas atividades em 2013 com o objetivo principal de proporcionar aos alunos a aprendizagem de novos conhecimentos por meio da produção de conteúdos audiovisuais.

 

Os filmes

Títulos dos filmes que seriam exibidos no dia 23:

 

A flor da pele (3’ 25”)

 

A ovelha (2’ 29”)

 

Be (bi) you (2’ 35”)

 

Gordofobia (2’ 05”)

 

Menina também pode (3’ 15”)

 

Minha liberdade é poder ser eu (2’ 49”)

 

O mar e as interferências humanas (2’ 54”)

 

O mundo (3’ 39”)

 

Trabalho de Artes (1’ 26”)

 

A natureza ajudando a natureza (46”)

 

Apenas um dia normal... (56”)

 

A porta mágica (32”)

 

Confusão na praia (47”)

 

Pesca consciente (46”)

 

Um amor de herói (51”)

 

Um herói meio atrapalhado (50”)

Publicidade

7 Comentários

Publicidade
Publicidade