Publicidade
Terça-Feira, 13 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 22º C

Assuntos da Grande Florianópolis e os temas cotidianos das cidades da Região Metropolitana – incluindo resgates diferenciados da memória histórica –, são acompanhados de perto pelo colunista Carlos Damião, que tem mais de 30 anos de vivência profissional.

A hora do transporte marítimo

Diálogo intermunicipal, iniciado nesta quinta-feira (17), pode indicar um rumo seguro para essa solução de mobilidade

Carlos Damião

O secretário de Governo de Florianópolis, Gean Loureiro, dialogou nesta quinta-feira (17) com autoridades de Palhoça, sobre uma questão que não pode mais ser adiada na região metropolitana: o transporte marítimo. Ainda que persistam resistências aqui e ali, inclusive do próprio prefeito da Capital, Dário Berger, esse modal tornou-se indispensável à solução dos problemas de mobilidade urbana – que não são exclusivos de Florianópolis ou Palhoça, mas se estendem a Biguaçu, São José e a pequenos municípios. A questão tem que deixar o plano do lero-lero, do bate-papo amigável e descompromissado, para se tornar um caminho efetivo e definitivo. Chega de conversa. Palhoça dá o exemplo, sai corajosamente na frente, e tem que ser imitada pelos outros municípios litorâneos.

Inundações

O prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, esclarece que o poder público disponibilizou R$ 2 milhões para reforçar a força-tarefa visando minimizar, prevenir e combater os efeitos das intensas chuvas registradas neste verão. A administração palhocense está promovendo drenagem no rio Passa Vinte e na vala do rio Eucalipto, para evitar novas inundações.

Explicação

Alguns donos de bares e restaurantes de Santa Catarina reclamam do baixo movimento da temporada de 2011, em relação a igual período em 2010. Há quem diga que os preços cobrados pelos serviços desses estabelecimentos deixaram mesmo a desejar: foram majorados de forma abusiva entre dezembro e fevereiro. Tal comportamento explicaria a queda do movimento.

Passos

Irmandade de Nosso Senhor Jesus dos Passos já começou os preparativos para a mais importante manifestação religiosa de Santa Catarina – e uma das maiores do Brasil – a tradicional Procissão do Senhor dos Passos, que alcança sua 245ª edição em 2011. O ato religioso acontecerá nos dias 9 e 10 de abril, devendo reunir mais de 30 mil fieis nas ruas de Florianópolis.

Invasores

O colaborador da coluna Waldemar Siqueira observa que os caminhões de concretagem que atuam em Florianópolis não apenas infernizam a vida dos moradores, como registramos no início da semana. Os veículos não pagam IPVA em Santa Catarina (quase todos têm placas de outros Estados), estacionam sobre as calçadas, sujam e danificam as ruas e pouco contribuem para a economia estadual.

Luta dos...

A Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (Aflodef) entrega nesta sexta-feira (18), oito cadeiras de rodas (duas para crianças e seis para adultos), além de duas banheiras para crianças com paralisia cerebral. O mais incrível de tudo é que a Aflodef depende de suas próprias ações para conseguir recursos.

... deficientes

Desde 2006 a Aflodef não recebe um centavo sequer do governo do Estado. Mas é bom que se diga que a entidade explora a utilização dos banheiros do Mercado Público de Florianópolis e tem auxílio da prefeitura da Capital para manutenção de sua sede.

Divulgação Pedro Clasen
Política
Gean Loureiro, virtual candidato a prefeito da Capital, com Dário e Djalma Berger

Campanha

O prefeito de São José, Djalma Berger, assinou nesta quinta-feira (17) a ordem de serviço para construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas, que será instalada no bairro de Forqulhinha. É claro que a solenidade, comemorativa aos 261 anos do município, completados neste sábado (19), se transformou num ato político. É a campanha de 2012 começando.

Recado

A participação do secretário Gean Loureiro na assinatura da ordem de serviço para construção da UPA Forquilhinha teve outro significado: como ele pode ser o candidato do PMDB em Florianópolis, o prefeito de São José, Djalma Berger (PSB), deve conduzir seu partido para uma aliança com os peemedebistas na Capital. Mas quer a recíproca em São José, porque os peemedebistas de seu município estão pretendendo lançar chapa própria para concorrer à prefeitura.

Organização

Sendo secretário de Governo de Florianópolis, o vereador licenciado Gean Loureiro tem se movimentado intensamente nos últimos dias, conversando com lideranças comunitárias e participando de inúmeros atos políticos e administrativos. No twitter, criou a hastag #EquipeGean. É uma prova de que já está se organizando para a campanha de 2012.

Divulgação
Biguaçu
Coordenadora de Engenharia da OHL, Keyla Oyama, recebeu secretário Arlindo Kleber Corrêa

Melhorias na 101

A prefeitura de Biguaçu quer modificações importantes nos acessos da BR-101 ao município. Por essa razão, o secretário Desenvolvimento Urbano e Transportes, Arlindo Kleber Corrêa, foi à sede da OHL – Autopista Litoral Sul em Joinville, para apresentar as propostas de melhorias. Além de mudanças nos acessos, por causa do trânsito que será alterado no município, ele reiterou o pedido para que sejam construídas mais duas passarelas.

Gratidão

Esta sexta-feira (18) marca a despedida oficial de Dom Murilo Krieger, arcebispo metropolitano de Florianópolis. Ele celebra missa às 19h na Catedral Metropolitana, com a presença do governador Raimundo Colombo e de outras autoridades. Na semana que vem assume em Salvador (BA) o cargo de arcebispo primaz do Brasil. Este colunista junta sua voz a outras vozes da comunidade católica de Florianópolis: obrigado por tudo, Dom Murilo!

Maciço...

O vereador João Amin (PP) foi conhecer nesta quinta-feira (17) as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento no Maciço do Morro da Cruz). Constatou, em síntese, sérios problemas relacionados à administração do processo, de responsabilidade da prefeitura de Florianópolis: inadimplência, quebras de contratos, falhas de execução e falta de transparência nos investimentos.

... problemático

Por conta dos problemas detectados nas obras do PAC, o vereador João Amin já entrou com pedido de audiência pública na Câmara. O parlamentar aguarda a confirmação da data, que deve ser marcada para o início de abril. A ideia é que a audiência seja realizada no próprio Maciço

Decolagem

A Câmara de Florianópolis pretende dar uma forcinha para que as obras do Aeroporto Hercílio Luz fiquem prontas até 2014. O vereador Cesar Faria (DEM) considera indispensável uma audiência pública, com a participação da comunidade, de lideranças políticas e autoridades, tendo como foco o detalhamento do projeto que a Infraero pretende desenvolver.

Auditoria

“Há indícios e evidências de que estaria havendo tratamento díspar relativamente a interesses e necessidades das unidades federadas abrangidas pela concessão (da BR-101)”. Declaração do deputado federal Esperidião Amin (PP), que está solicitando auditoria do Tribunal de Contas da União sobre o sistema de pedágio da rodovia federal em Santa Catarina, que tem quatro praças, enquanto o Paraná apenas uma.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade