Publicidade
Sábado, 20 de Janeiro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 21º C

Assuntos da Grande Florianópolis e os temas cotidianos das cidades da Região Metropolitana – incluindo resgates diferenciados da memória histórica –, são acompanhados de perto pelo colunista Carlos Damião, que tem mais de 30 anos de vivência profissional.

  • Thiago Valdi: da Ilha de Santa Catarina para o mundo

    Entre os 40 melhores artistas de rua brasileiros e com obra na lista das 10 melhores do mundo, em janeiro de 2017, segundo a revista escocesa Street Art 360, o artista Thiago Valdi se tornou referência internacional da arte urbana. Atualmente, um de seus trabalhos pode ser encontrado em exposição na galeria Bartoux, em Cannes, na França. Lá, Valdi divide espaço com grandes artistas como Pablo Picasso e Salvador Dali. Seu trabalho também já foi reconhecido em países como Estados Unidos, Espanha, Argentina, Índia, Itália e Canadá.

    Valdi retrata em suas obras a cultura de Florianópolis com referências ao mar e às mulheres, que representam a sua marca lá fora. Em fevereiro, deverá inaugurar uma galeria na capital catarinense para expor em tela as suas séries já vistas no cenário urbano.

    "Coroa de Flora" - obra entre as 10 melhores do mundo, pintada no cenário urbano de Florianópolis - Divulgação

     

    Uma das obras de Thiago Valdi que mais chamam[...]

    Leia mais
  • Irmão Joaquim é inscrito entre os Heróis da Pátria

    O presidente Michel Temer (PMDB) assinou na segunda-feira (15/1) a lei 13.623, que inscreve o nome de Joaquim Francisco da Costa (Irmão Joaquim do Livramento) no Livro de Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.
    A honraria foi aprovada pelo Congresso Nacional, a partir do projeto de lei 2.255, apresentado em julho de 2015 pelo deputasdo federal Esperidião Amin (PP).
    Joaquim Francisco da Costa nasceu em Desterro e foi o responsável pela arrecadação de esmolas para construção do primeiro hospital de Santa Catarina, inaugurado em 1789, hoje denominado “Imperial Hospital de Caridade”. Também foi o responsável pela construção da Casa dos Órfãos S. Joaquim da Bahia (asilo de meninos - 1798), Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre - RS (hospital - 1803), Casa Pia da Santíssima Trindade de Jacuecanga - RJ (asilo de meninos – 1809), Seminário de Nossa Senhora do Bom Conselho de Itu - SP (asilo de meninos[...]

    Leia mais
  • Enredo do bloco dos jornalistas abordará questão da nudez

    PQP (Pauta Que o Pariu), tradicional bloco carnavalesco dos jornalistas catarinenses, vai desfilar no sábado de Carnaval apresentando o tema "Tá Todo Mundo Nu - Pelado é no PQP", cujo samba tem a letra do jornalista Gastão Cassel e a melodia e voz do músico Marco Sorriso.
    O PQP prestará homenagem a um de seus foliões mais queridos, o jornalista Sérgio Ribeiro, morto tragicamente há um mês. Serginho, 52 anos, atuou no Diário Catarinense, n'O Estado, em A Notícia e na revista Expressão.

  • Há 22 anos, a maior enchente da região metropolitana

    Outro aspecto da inundação de 1995 no Sul da Ilha, que voltou a registrar problemas em 2018 - Reprodução Youtube/ND
    Aspecto da inundação de 1995 no Sul da Ilha, que voltou a registrar problemas em 2018 - Reprodução Youtube/ND



    O agrônomo Ronaldo Coutinho, da Climaterra, lembrou ao SC no AR (RICTV) na quinta-feira (11) que o aguaceiro de 2018 só encontra paralelo histórico com o pior fenômeno do gênero já registrado na Grande Florianópolis, na véspera de Natal de 1995. Naquele dia a precipitação superou 400mm, enquanto entre 10 e 11 de janeiro deste ano chegou a 200mm (média em 24 horas).

    Ainda conforme  Coutinho, o fenômeno de 1995 foi o maior de Florianópolis em termos históricos, abrangendo 60 a 70 anos de registros. A intensa precipitação causou graves danos para residências, prédios comerciais, residenciais e públicos, todo o sistema viário e atividades agrícolas. Uma combinação de fatores naturais foi responsável pela catástrofe, pelo menos quanto à questão dos alagamentos: a água ficou represada por causa da maré alta, em especial na noite de[...]

    Leia mais