Publicidade
Quarta-Feira, 25 de Abril de 2018
Descrição do tempo
  • 29º C
  • 20º C

Assuntos da Grande Florianópolis e os temas cotidianos das cidades da Região Metropolitana – incluindo resgates diferenciados da memória histórica –, são acompanhados de perto pelo colunista Carlos Damião, que tem mais de 30 anos de vivência profissional.

  • Ação da PMSC evitou confrontos no Centro Histórico durante ato pró-Lula

     

    Área do ato pró-Lula  ficou reservada apenas aos simpatizantes do ex-presidente - Carfos Damião
    Área do ato pró-Lula ficou reservada apenas aos simpatizantes do ex-presidente, sem risco de confusão - Carlos Damião


    Só não houve confusão e pancadaria durante a visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Florianópolis porque a Polícia Militar montou um esquema de segurança muito eficiente, isolando manifestantes contrários ao líder petista numa área da Praça 15 de Novembro, junto ao Palácio Cruz e  Sousa. Como eles eram facilmente identificáveis pelas camisetas da seleção de futebol ou pelas peças de cor preta - como os “camisas pretas” do fascismo italiano, seguidores de Mussolini, qualquer movimentação estranha ou provocativa desses grupos era  identificada pelo helicóptero de patrulhamento. Como estive muito perto, observando o que ocorria, pude perceber o duro trabalho dos policiais para impedir ”avanços”. O território ficou bem demarcado e vigiado. A todo momento os participantes do protesto convocado por facções de[...]

    Leia mais
  • Mais dois meses para conclusão da Casa de Câmara e Cadeia

    A Prefeitura de Florianópolis pretendia inaugurar a reforma da Casa de Câmara e Cadeia no aniversário da cidade (23 de março), mesmo sem a conclusão das obras. Mas a ideia foi descartada: os trabalhos vão demorar mais 60 dias. A razão é muito simples: o Sesc Santa Catarina só assumirá a gestão do prédio e do Museu da Cidade quando estiver tudo pronto.A parceria com o Sesc foi assinada pelo prefeito Cesar Souza Júnior (PSD) em 2015. Mas as obras pararam em maio de 2016, ainda durante a gestão de Cesar Júnior.  No fim daquele ano ocorreu o anúncio da retomada das obras e a promessa da inauguração para maio de 2017, o que não ocorreu. O atual prefeito, Gean Loureiro (PMDB), que assumiu em janeiro de 2017, determinou o reinício dos trabalhos, mas as atividades vêm se arrastando há pelo menos nove meses. Quem passa pelo entorno do prédio, construído no final do século 18, percebe movimentação periódica de operários.

    HOMENAGEM

    O futuro Museu da Cidade[...]

    Leia mais
  • Dia da Mulher vai ser marcado por protestos na Capital

    O dia 8 de março de 2018 promete ser diferente para o movimento em defesa das conquistas e dos direitos femininos. Em Florianópolis, como em todo o mundo, serão realizadas atividades relacionadas à "Greve Internacional de Mulheres", marcada pelo lema Tempo de Rebelião. Os participantes - sim, os homens também são convidados a se integrar às lutas - ficarão concentrados na região do Largo da Alfândega Prefeito Dakir Polidoro.
    A pauta segue os seguintes temas, conforme o manifesto distribuído pela organização do movimento:
    "Por que paramos:
    - Contra a discriminação do mundo do trabalho, por salários iguais, pela valorização do trabalho doméstico e de cuidados! Contra a invisibilização da função social das mães e contra a violação de seus direitos e de seus filhos e filhas!
    - Contra a reforma da Previdência do golpista Michel Temer. Nós, mulheres, seremos as mais atingidas pela reforma. Temer quer roubar nosso direito à aposentadoria digna e à ampla[...]

    Leia mais
  • Projeto Brasil Cidades será lançado na Capital nesta terça, dia 6

    Será nesta terça-feira (6) o lançamento do projeto Brasil Cidades, em Florianópolis, com a presença da professora e arquiteta Ermínia Maricato, da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) da USP (Universidade de São Paulo). Com o tema central "Pela cidade como arena de participação de todas e de todos, como lugar de uso e encontro", o evento será às 18h30, na Assembleia Legislativa, com apoio CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) e outras entidades ligadas ao urbanismo.
    O vereador Lino Peres (PT), que é também arquiteto e urbanista e professor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), explica que é preciso repensar as cidades com urgência, sendo necessária "a construção de um projeto nacional social para um país cada vez mais urbanizado. Um projeto desse porte só é possível com a ampla participação da sociedade organizada, que uma tarefa desse escopo passa por estudiosos, profissionais, mas precisa sobretudo de força com movimentos sociais,[...]

    Leia mais