Publicidade
Terça-Feira, 18 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 16º C

Informações e análises sobre a política catarinense, com prioridade para conteúdos exclusivos e inéditos. Entrevistas com personagens que decidem nas esferas do Executivo, Legislativo e Judiciário. Notícias e opiniões contextualizadas com os bastidores do poder.

Pesquisa Grupo RIC aponta qual eleitorado que candidatos precisam buscar em Santa Catarina

Consulta encomendada em parceria com a Fecomércio foi feita pela Real Time Big Data; veja os números

Altair Magagnin

A mulher, jovem, da Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí, compõe o perfil da maior fatia do eleitorado a ser buscada pelos candidatos ao governo de Santa Catarina. O extrato é possível a partir do cruzamento dos resultados da pesquisa encomendada pelo Grupo RIC e pela Fecomércio junto ao Real Time Big Data, divulgada ontem em um formato inédito na TV catarinense, durante a edição especial do “RIC Notícias”. Veja os números.

Esse contingente pode representar até 7% dos votos na corrida à Casa da Agronômica, um latifúndio para os candidatos que se afunilam em um triplo empate técnico. Se Décio Lima (PT), Gelson Merisio (PSD) e Mauro Mariani (MDB) ainda não estão em busca desses votos, “precisam buscar”, afirmou o cientista político Bruno Soller, do Real Time. Não é uma tarefa fácil. Todos os concorrentes encontram dificuldades de falar com esse público.

Além dos temas macro, Saúde, Educação e Segurança, é preciso partir para a microsegmentação, com pautas como primeiro emprego, acesso à universidade, saúde da mulher, vagas em creches, entre outros assuntos caros a esse eleitorado.

Santa Catarina reserva peculiaridades em comparação aos outros 17 Estados onde o Real Time fez pesquisas locais, além da consulta nacional, apurada com exclusividade para a Record TV. Não há, em qualquer outro lugar, um empate triplo na liderança. Por aqui, também, os jovens estão mais indecisos que a média, o que puxa para cima o percentual geral de indefinições. O que assemelha Santa Catarina, principalmente com os Estados do centro-sul do Brasil, é a preferência por candidatos do centro e da direita dentro do espectro político.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade