Publicidade
Terça-Feira, 23 de Outubro de 2018
Descrição do tempo
  • 24º C
  • 18º C

Pão e vinho: a mais clássica das misturas, com o toque refinado de um especialista na arte da panificação e na enologia. Conheça os tipos de vinho, as características de cada um, as maneiras de harmonizar a bebida com as mais variadas refeições. Imperdível.

Safra de 2018 é apontada como uma das melhores e da história do vinho no Brasil

Consequentemente os vinhos desta safra deverão ser bem estruturados e longevos.

João Lombardo

A safra de 2018 está entre as três melhores já registradas na história da nova vitivinicultura brasileira. Essa foi a conclusão a que chegaram cerca de 120 enólogos que selecionaram, às cegas, as 16 amostras mais representativas da safra 2018, entre 344 vinhos, de 49 vinícolas, apresentadas na 26 Avaliação Nacional de Vinhos, realizada no último final de semana em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. As duas outras safras especiais foram as de 2005 e 2012. A grande festa do vinho brasileiro reuniu mais de 1 mil apreciadores da bebida que, junto dos 16 jurados, formaram o maior corpo de degustadores de uma única safra de vinhos do mundo.

A notícia da qualidade da safra de 2018 é muito boa para o Brasil e para produto nacional. Ela indica que os vinhos elaborados este ano, em todos os seus estilos, devem apresentar muito boa estrutura. Os tintos seguramente serão vinhos de guarda. As 16 amostras vencedoras não estão no mercado. Elas servem de referência para avaliar a qualidade dos diversos estilos de vinhos produzidos no Brasil. Foram as seguintes as amostras vencedoras:

  • Vinho Base Espumante – 3 amostras: Domno do Brasil, Vinícola Geisse e Vinícola Galvão Bueno
  • Riesling Renano – Vinícola Almadén
  • Chardonnay – 2 amostras: Cooperativa Vinícola Aurora e Cooperativa Vinícola Garibaldi
  • Sauvignon Blanc – Vinícola Família Lemos de Almeida
  • Moscato Giallo – Hortência Vinhos e Espumantes
  • Cabernet Franc – 2 amostras:  Vinícola Salton e Vinícola Valmarino
  • Merlot – 2 vencedores – Vinícola Don Guerino e Rasip Alimentos
  • Cabernet Sauvignon – 2 amostras: Vinícola Almaúnica e Vinícola Miolo
  • Tannat – 2 amostras: Família Bebber Vinícola e Casa Valduga

A 26 Avaliação Nacional de Vinhos acontece anualmente em Bento Gonçalves. O evento é organizado pela Associação Brasileira de Enologia – ABE, com o apoio de várias entidades ligadas ao vinho. Este ano ele aconteceu junto da Wine South America.

Vinhos de Goethe surpreendem enófilos

Os vinhos de uva Goethe, produzidos na região de Urussanga, sul de Santa Catarina, chamaram a atenção durante a Wine South America, realizada na semana passada, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. A ProGoethe, entidade dos produtores regionais, esteve presente no evento com um stand que mostrou aos participantes da feira internacional os rótulos da primeira Indicação de Procedência de Vinhos de Santa Catarina, a IP Vales da Uva Goethe. Foi realizada uma masterclass para enófios e participantes. Apesar de ser uma híbrida, resultado do cruzamento de uma uva vinífera com variedade americana, os vinhos de Goethe impressionaram pelo frescor e pelos aromas alegres, frutados e florais. Pouca gente se deu conta deste detalhe da uva. “Recebemos em nosso espaço formadores de opinião, sommeliers, jornalistas e enófilos que mostraram surpresa com a qualidade e diversidade dos produtos Goethe.... Esta feira internacional é um divisor de águas para a região Vales da Uva Goethe”, afirmou Matheus Damian, da ProGoethe.

Tinto de Primavera

Bourgogne Pinot Noir Dufouler Père & Fils 2015 – Doufouler Père & Fils – Côte D’Or - AOC Bourgogne – França

100% Pinot Noir. Cor rubi clara, típica. Aromas frutados, frutas vermelhas de pequenas bagas, framboesa, morango, cerejas. Sutil toque floral, de especiarias, nota discreta de musgo. Paladar fresco, acidez gostosa, frutada, médio corpo, boa intensidade, limpo no final. Perfeito com salames, queijos de média intensidade, saladas, alguns pratos de pescados, polvo, paella, massas com molhos de tomate, carnes grelhadas. (Bistek – R$ 89,90)

                                                                 

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade