Publicidade
Sábado, 22 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 18º C

Pão e vinho: a mais clássica das misturas, com o toque refinado de um especialista na arte da panificação e na enologia. Conheça os tipos de vinho, as características de cada um, as maneiras de harmonizar a bebida com as mais variadas refeições. Imperdível.

Coluna Pão & Vinho - Semana 1: Todos os vinhos da Tainha

Com a chegada da temporada da tainha, a coluna desta semana lhe traz opções de vinhos para harmonizar com o peixe mais esperado da estação.

João Lombardo

A temporada da tainha chegou. O peixe é o ingrediente de estação mais esperado e festejado do litoral de Santa Catarina. As safras fartas trazem alegria à mesa. Os preparos são vários: tainha assada, recheada, frita em postas, filé de tainha, tainha escalada, tainha no feijão etc. Ova frita, farofa de ova, patê de ova e por aí vai. Será que um único vinho é suficiente para acompanhar tantas receitas. É que o vamos ver na coluna de hoje.

A tainha é um peixe com bom teor de gordura, tem sabor acentuado, um peixe com personalidade aromática e gustativa. Assada ou grelhada, apenas com sal e pimenta, ela pode ser servida com um vinho mais simples, com boa aromaticidade, acidez e estrutura. Dependendo dos ingredientes agregados ao preparo, ela ganha mais sabor e estrutura. Isso pede um vinho mais robusto, intenso, diferente do primeiro.

Conheça, então, algumas dicas de vinhos para acompanhar os preparos. E depois, alguns sugestões de vinhos catarinenses, para desenhar uma enogastronomia regional para a tainha.

Tainha grelhada, frita, escalada – vinhos brancos frescos, com boa aromaticidade e boa acidez para limpar as gorduras do paladar, bom teor alcoólico e boa estrutura de boca para fazer frente ao sabor da tainha. Exemplos: Sauvignon Blanc, Riesling, Alvarinho, Arinto, Chardonnay não necessariamente com muito madeira, espumante e vinhos rosados, Chenin Blanc, Verdicchio e Assyrtico. Tintos são mais difíceis. Mas se não abrir mão, tintos muito leves, sem barricas, com taninos extremamente sutis, de uvas Gamay, Pinot Noir, Bastardo (portuguesa), Sangiovese (Chianti básico), Spätburgunder (alemão), Tempranillo (tinto jovem espanhol), por aí.

Tainha assada com recheio de ova, recheio de camarão, recheio de pinhão – vinhos brancos mais robustos, com boa acidez e macios. Sauvignon Blanc com mais estrutura, frutados e cheios; Chardonnay com passagem por barrica brasileiros, sul americanos e americanos; brancos do Douro e Alentejo; branco de Crianza espanhol; Vernaccia italiano; Rosés do novo mundo, Champagne não safrado. Tintos igualmente leves e frutados, como já indicados, Merlot jovem.

Preparos com ovas, ova frita, farofa de ova, risoto de ova, preparos bom bottarga – brancos frescos e com maciez, para combinar com a aromaticidade e limpar as gorduras da ova. Chardonnays com um toque de madeira, Sauvignon Blanc, brancos espanhóis, italianos de Grillo e Inzolia, alemães de Riesling, Alvarinhos e brancos de Malvasia portugueses, rosés do sul da França, rosés provençais.

Veja agora algumas dicas de vinhos catarinenses para combinar com preparos com tainha.

Suzin Espumante Brut 2015 – Vinícola Suzin – São Joaquim – SC

Merlot e Cabernet Sauvignon – Cor rosa claro. Bom perlage. Aromas de frutas vermelhas frescas, morango, framboesa, tutti frutti, papaia, goiaba. Boca fresca, acidez agradável, muito fácil de beber. Com tainha grelhada, patê de ova, ova frita, canapé de bottarga.

Villaggio Bassetti Sauvignon Blanc 2015 – Villaggio Bassetti – São Joaquim – SC

100% Sauvignon Blanc. Cor palha esverdeada. Aromas herbáceos, arruda, notas cítricas, limão siciliano, frutas brancas. Boca fresca, frutada, acidez deliciosa, cítrica, intenso, longo no paladar. Harmoniza com tainha frita, tainha assada, espaghetti com bottarga.

Quinta da Neve Pinot Noir 2011 – Quinta da Neve – São Joaquim – SC

100% Pinot Noir – Cor rubi com reflexos granada. Aromas de frutas vermelhas, sutis notas de especiarias, toque de húmus. Boca fresca, frutada, taninos finíssimos, final agradável. Pode acompanhar a Tainha no feijão, tainha com recheio de farofa de pinhão, tainha escalada.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade