Publicidade
Domingo, 30 de Abril de 2017
Descrição do tempo
  • 24º C
  • 13º C

Pão e vinho: a mais clássica das misturas, com o toque refinado de um especialista na arte da panificação e na enologia. Conheça os tipos de vinho, as características de cada um, as maneiras de harmonizar a bebida com as mais variadas refeições. Imperdível.

  • ABS-SC forma primeira turma de sommeliers em Santa Catarina

     

    A Associação Brasileira de Sommeliers, seção Santa Catarina, acaba de diplomar 30 formandos no seu Curso de Formação Sommelier Profissional. Esse curso da ABS é o mais tradicional do Brasil e já colocou mais de 1 mil profissionais no mercado. A ABS-SC foi fundada há três anos e esta é a primeira turma de sommeliers profissionais formada pela instituição, no estado. Um novo curso já está previsto para o próximo ano. Parabéns à diretoria da ABS-SC pelo trabalho e realização do curso. Parabéns e sucesso aos novos sommeliers formados pela instituição.

  • Thera, a nova vinícola das altitudes de Santa Catarina

    Há uma nova vinícola nas altitudes de Santa Catarina. É a vinícola Thera, da cidade de Bom Retiro, na serra catarinense. O projeto, materializado na Fazenda Bom Retiro, nasceu em 2013, sob o comando do empresário João Paulo Freitas, filho de Dilor Freitas e de Therezinha Borges Freitas. Therezinha, conhecida por Thera, inspirou o nome da vinícola. A empresa acaba de lançar seus dois primeiros rótulos de vinhos no mercado: um Sauvignon Blanc e um rosé, este último com garrafa estilizada e perfil provençal.

     

    “O vinho nacional está em plena ascensão, contando com um público consumidor cada vez mais curioso e exigente. Os produtores nacionais, sempre mais esmerados,  buscam novas fronteiras de produção. Neste contexto é que nasce a Vinicola Thera”, afimou João Paulo Freitas, que já esteve no comando da Villa Francioni, hoje dirigida por sua irmã, Daniela Borges de Freitas.

     

    Os vinhedos da vinícola Thera são compostos pelos primeiros parreirais[...]

    Leia mais
  • Palácio de Mateus guarda a origem do vinho mais vendido de Portugal

    O Palácio é belo por qualquer ângulo que se olhe - João Lombardo/ND
    O Palácio é belo por qualquer ângulo que se olhe - João Lombardo/ND

    A Casa ou Palácio de Mateus, hoje pertencente a uma fundação privada, marcou o surgimento de uma marca de vinho que se tornaria a mais exportada de Portugal: o Mateus Rosé. Construído no século XVIII, o palácio barroco fica na freguesia de Mateus, há três quilômetros de Vila Real. Ele é integrado pela casa principal, belos jardins, uma capela e uma adega. Obras de arte, lustres de cristal e móveis talhados à mão marcam o interior do edifício.

     

    Apesar da marca ter nascido ali, segundo os guias turísticos do Palácio, o Matheus Rosé ganhou o mundo a partir de 1942, produzido pela gigante Sogrape, que adquiriu a marca, segundo os profissionais. Fernando Van Zeller Guedes, da Sogrape, criou um corte de sucesso, com uvas tintas portuguesas. Entre elas, a Baga, Touriga Franca, Tinta Barroca e Rufete. E o Mateus Rosé ganhou o mundo.

     

    Fresco, frutado, com leve açúcar residual e um[...]

    Leia mais
  • Cerveja une o malte às uvas e gera um estilo particular

    À primeira vista parece um espumante - Divulgação/Schatz Bier
    À primeira vista parece um espumante - Divulgação/Schatz Bier

    A Petronius Beverage, cervejaria e destilaria com sede em Caxias do Sul, colocou no mercado uma cerveja diferente. Ela nasceu a partir da fermentação conjunta de uvas Moscatéis com mosto base de cerveja. A empresa juntou a esse caldo aromas de casca de laranja, coentro e noz moscada. E colocou tudo numa garrafa de vinho espumante. O resultado é a Schatz Muskat Bier, uma bebida fresca, aromática e agradável, que à primeira vista mais parece um espumante, mas trata-se de uma cerveja exótica, diferente.

     

    Com apenas três anos no mercado, a Petronius Beverage tem como alicerce uma base familiar que há seis gerações atua no mercado de bebidas, no Brasil. Esta semana, o sommelier Júlio César Kunz, responsável pelo marketing da empresa, passou por Florianópolis, a convite da Associação Brasileira de Sommeliers – Seção Santa Catarina, para apresentar seis rótulos das cervejas Schatz Bier,[...]

    Leia mais