Publicidade
Segunda-Feira, 24 de Setembro de 2018
Descrição do tempo
  • 28º C
  • 19º C

Leandro Mazzini é jornalista, escritor e pós-graduado em Ciência Política pela UnB. Iniciou carreira em 1994, e passou pelo Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Correio do Brasil, Agência Rio entre outros. O blog é editado por Mazzini com colaboração de Walmor Parente e equipe de Brasília, Recife e São Paulo.

‘DR’ no PMDB

No conhecido bordão de um casamento em crise, o PMDB entrou numa ‘DR’ – Discutir a Relação – neste fim de semana. Não com o PT, mas entre os próprios pares.

Leandro Mazzini

No conhecido bordão de um casamento em crise, o PMDB entrou numa ‘DR’ – Discutir a Relação – neste fim de semana. Não com o PT, mas entre os próprios pares. A bancada na Câmara comemorava dois ministérios e o vice-presidente, Michel Temer, barrou – com a fusão de Portos e Aviação, ele perde as duas pastas de sua cota, para o de Infraestrutura, que ficaria com Celso Pansera (RJ), apadrinhado por Eduardo Cunha. Para piorar o cenário, 20 deputados que se sentem alijados do programa de TV do partido, em exibição, vão questionar oficialmente a Executiva e querem espaço.

Promessa

A presidente Dilma garantiu ao líder do PMDB, Leonardo Picciani, que a bancada terá dois ministérios como prometido, de uma forma ou outra.

Recado

Não confiante em Dilma, Eduardo Cunha soltou a primeira bomba. Abriu os trabalhos na quinta com leitura do ritual de impeachment em resposta a questão de ordem do DEM.

Vá lá você!

O líder do PT, Sibá Machado (AC), anda tão perdido que tem cedido a colegas o tempo da liderança na tribuna. Foi Wadih Damous, ex-OAB Rio, quem rebateu Cunha.

Diversidade dançou

Com a forte bancada cristã no Legislativo, é tido como certo o Estatuto da Família ser oficializado com conceito homem e mulher como núcleo, apesar de todos os protestos da comunidade gay. O PL 6583/13, do deputado evangélico Anderson Ferreira foi aprovado com parecer do relator católico Diego Garcia por 17 votos, contra 5.

Mais guerra

O Estatuto da Família é só a primeira batalha. Nesta terça, no Plenário 14, será realizada a primeira audiência pública sobre o Estatuto Jurídico da Liberdade Religiosa no Brasil. Espera-se mais uma guerra entre progressistas e conservadores.

Saindo de fininho

Não sou ex-presidente do Frigorífico Independência. Sou presidente do ex-frigorífico. Com esta frase ensaiada, Roberto Graziano Russo compareceu à CPI do BNDES. A empresa faliu em 2009, mas antes pegou uma bolada do banco fomentador.

Desrespeito

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, apresentou prestação de contas para um plenário vazio na quinta à tarde. Foi a convite da própria Câmara.

Contrapeso

O PDT fez a contra-ofensiva à desfiliação do governador Pedro Taques no Mato Grosso, filiado ao PSDB. O deputado Zeca Viana filiou 200 para as eleições de 2016.

Palmas para ela

A deputada Luiza Erundina (PDB-SP) noite dessas calou a chapelaria da Câmara. Enquanto colegas animados saíam em carros zero km – Fusion, Volvo, Mercedes, BMW com motoristas – ela sentou ao volante de um Fiat Elba ano 90 e partiu quieta.

Freio na farra

O TSE não negou apenas o registro do curioso Partido da Nação Corinthiana. Mandou para a gaveta também o Partido pela Acessibilidade e Inclusão Social. Documentos foram inconsistentes. Já o PCO teve sobrevida, mesmo com contas rejeitadas.

Liberdade de expressão

Nunca houve tantos processos contra jornalistas e jornais. O advogado Alexandre Fidalgo, da EGSF Advogados em SP, tornou-se o maior especialista no País em defesa de profissionais e veículos. Advogado do Grupo Abril e outras empresas, acumula sucessivas vitórias contra quem quer calar a imprensa.

Disputa na OAB

Em novembro haverá eleições para OAB Seccional DF com três chapas. A situação, ‘Você pode contar’, tem Juliano Costa Couto (filho do Ministro Ronaldo Costa); as outras são ‘Muda OAB’, com Délio Lins e Silva (de tradicional família de juristas) e a ‘OAB Independente Custo Zero’ com o jornalista e advogado Paulo Roque Kouri.

Casa de ferreiro..

O curioso é que o Conselho federal da OAB faz campanha pelo financiamento público na política, mas nos bastidores citam quase um milhão de reais em gastos de cada chapa

Código Comercial

Uma comissão de juristas presidida pelo professor de Direito Comercial da PUC, Fábio Ulhoa Coelho, elabora o texto do novo Código Comercial na Câmara dos Deputados.

Ponto Final

‘Tem bandido no PT e tem bandido na oposição também!’

Deputado Silvio Costa (PSC-PE), em discurso no plenário.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade