Publicidade
Terça-Feira, 13 de Novembro de 2018
Descrição do tempo
  • 27º C
  • 22º C

Lançamentos, as últimas novidades e tendências, detalhes técnicos e aquele olhar apurado sobre o mercado automobilístico você encontra aqui no Automotor, um blog para os apaixonados por carros e tudo que se relaciona com as quatro rodas.

Ford lança o primeiro caminhão mundial extrapesado

Luís Meneghim
15/08/2013 17h46

De serie, o Cargo extrapesado trz controle automático de tração (ASR) e freios ABS com EBD
De serie, o Cargo extrapesado trz controle automático de tração (ASR) e freios ABS com EBD

A Ford estava fora do segmento de caminhões extrapesados (acima de 47 toneladas), deixando este importante setor para os concorrentes. Para brigar entre os grandes fabricantes (MAM, Scania, Volvo e Mercedes-Benz), está lançando o novo Cargo extrapesado desenvolvido para ser o primeiro caminhão global da marca neste segmento, numa parceria entre brasileiros e europeus.

Os novos caminhões, nas configurações Cargo 2042 4×2 e Cargo 2842 6×2 serão comercializados neste mês de agosto e se destinam às mais variadas aplicações rodoviárias de longa distância. O que impressiona é a alta tecnologia embarcada. Oferecem câmbio automatizado ZF AS Tronic de 12 marchas, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e controle eletrônico de estabilidade (ESP), este oferecido como opcional no Cargo 2842, e freio motor por descompressão.

As cabines tem design externo moderno destacando a robustez. Por dentro, conforto digno de um carro de passeio. Pensando no motorista que encara grandes distâncias, o banco extraconforto possui suspensão pneumática, oferecendo várias possibilidades de ajuste. Vidros e travas elétricos, retrovisores elétricos e ar-condicionado são de fábrica. O volante se assemelha ao de um automóvel e no painel estão dispostas ferramentas para que o condutor monitore em tempo real, por exemplo, uma série de informações sobre o desempenho do caminhão.

Fabricado em São Bernardo do Campo (SP), o Cargo extrapesado vem equipado com o novo motor FPT de 10,3 litros que oferece potência de 420 cv e torque de 1.900 Nm. A proposta da Ford, ao ingressar no segmento onde estão fabricantes tradicionais, é oferecer ao mercado mundial um caminhão robusto, resistente, com baixo custo de manutenção e por preço competitivo. Para isso, a marca aposta na relação custo-benefício do seu caminhão: o Cargo 2042 4×2 tem preço sugerido de R$ 260.900 e o Cargo 2842 6×2 de R$ 294.900.

Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade