Publicidade
Domingo, 18 de Fevereiro de 2018
Descrição do tempo
  • 30º C
  • 20º C

Conteúdo especial para a Revista Inspira!

O novo luxo: autoconhecimento, leveza e espiritualidade

Cuidado com a saúde, com o planeta e gestão do tempo como novo luxo

Andrea Gusmão
06/02/2018 17h43

A definição de luxo como era conhecida, através de marcas e artigos caros, vem mudando: luxo hoje é sinônimo de autoconhecimento, leveza e espiritualidade. Antes se trabalhava com conceitos como “exclusivo” e “único”, agora, com “inclusivo” e “unidade”. Isso se reflete na atenção e cuidados com o corpo e alimentação, com a sustentabilidade do planeta, com os espaços simples e inteligentes, os produtos intuitivos, os movimentos de slow food, slow fashion, mindfulness. Hoje, tempo é um luxo que o dinheiro não pode comprar.

SUA RELAÇÃO COM O TEMPO
Todo mundo tem 24 horas por dia - como você está usando as suas? Como é o seu relacionamento com o tempo? Você sente que está sempre correndo, como se nunca houvesse tempo suficiente? Você tem a opção de mudar seu relacionamento com o tempo, começando agora. É você quem o cria. Veja essas dicas simples de como gerenciá-lo:

1. PRESTE ATENÇÃO NA RESPIRAÇÃO
Se você está se sentindo sobrecarregado, comece por respirar corretamente. Como primeiro passo, basta concentrar-se em respirar profundamente ao longo do dia, o que ativa o sistema nervoso parasimpático, também conhecido como o sistema de descanso e digestão. Esse tipo de respiração faz você se sentir mais calmo, presente e centrado.

Andrea Gusmão - Divulgação/ND
Divulgação/ND



2. MUDE O TEMPO
Em vez de sempre falar sobre como você não tem tempo suficiente, como o seu fim de semana foi rápido demais, ou como você gostaria de ter mais tempo no dia, domine sua energia e reconheça que o tempo é exatamente o que você faz com ele. Diga em voz alta: “Eu crio tempo” e “Eu tenho tanto tempo quanto eu preciso.”

3. ANOTE TUDO NO QUE VOCÊ GASTA SEU TEMPO
Sua lista deve incluir cuidados pessoais, trabalho, responsabilidades familiares, tempo de internet e TV, leitura e qualquer outra coisa na qual você gasta seu tempo. Seja honesto e específico.Toda vez que você pegar seu smartphone, por exemplo, observe quanto tempo gasta. 

4. ESCREVA AS CINCO COISAS QUE MAIS IMPORTAM
Pense no macro. Por exemplo:
1. Realizar um trabalho inspirador e consciente
2. Ter excelente saúde física, mental e emocional
3. Cultivar amizades autênticas
4. Passar tempo de qualidade com a família
5. Investir em viagens e imersão cultural
Compare seus focos com a lista de atividades que você mais gasta seu tempo todos os dias. Eles se alinham?

5. ELEJA TRÊS PROJETOS PRIORITÁRIOS A CADA DIA
É aqui que você começa a elaborar o seu dia ideal, com foco em suas escolhas primárias de projetos . Seu dia ideal pode estar focado na malhação, naquele projeto pessoal engavetado ou no preparo de um jantar especial para a sua família.

6. USE A AGENDA
Se você colocar algo em sua agenda, é muito mais provável que você o faça, e você será mais realista sobre quanto tempo levará - use uma agenda digital. Quebre seus projetos em etapas. Por exemplo, se você precisa criar seu site, quebre-o em pedaços, como: escrever bio, fazer sessão de fotos, etc.

Calendário - Divulgação/ND
Divulgação/ND



7. DELEGAR E AUTOMATIZAR.
Deixe de lado a ideia de que você pode fazer tudo. Toda superwoman - ou superman - tem uma equipe de suporte. Quando você delega e automatiza atividades que você não ama como, por exemplo, o pagamento de contas, você se liberta para trabalhar na sua zona de potencial ou estado de “flow”, onde o trabalho se desenvolve mais facilmente e com senso de felicidade maior.

8. LIBERE-SE DO PERFECCIONISMO
Solte a necessidade de ser perfeitamente programado e produtivo todos os dias. Você não é um robô. Use uma linguagem suave para falar consigo, mesmo quando sair da linha. Não se julgue. Mantenha-se positivo e continue apoiando sua saúde física, mental e emocional.

Andrea - Divulgação/ND
Divulgação/ND



Publicidade

0 Comentários

Publicidade
Publicidade