Projeto promove apresentações gratuitas de teatro em Florianópolis nesta sexta e sábado

Malagueta já se apresentou em quadras de escolas, refeitórios de creches e praças públicas. Vestindo calças xadrez e de nariz vermelho, o palhaço é só um dos vários que integram o projeto Viagem Teatral. O grupo faz duas sessões da peça “A menina e sua sombra de menino” em Florianópolis na próxima sexta-feira (18) e no sábado (19). O espetáculo aberto ao público começa às 19h30 no espaço cultural Casa das Máquinas.

O objetivo do projeto idealizado pela Harmônica Arte e Entretenimento é simples, promover o acesso à produções teatrais para várias comunidades. “Vemos que é cada vez mais importante que as crianças e adolescentes de todas as regiões possam ter um contato legítimo com o teatro, possibilitando assim o aprendizado e a reflexão sobre o mundo atual”, explica o responsável pelo projeto Heitor Lins.

A menina e sua sombra de menino - Tóia de Oliveira/Divulgação
“A menina e sua sombra de menino” narra os conflitos de dois jovens em relação a seus gostos – Tóia de Oliveira/Divulgação

A primeira apresentação chegou de van em várias cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul em 2012. Os artistas da companhia Traço Cia de Teatro representaram a ingênua Fulaninha e a intolerante Dona Coisa na peça que levava o nome das duas. Ao todo foram visitadas 67 cidades de oito estados diferentes, reunindo mais de 70 mil espectadores.

A discussão de temas presentes no cotidiano dos estudantes faz parte das montagens do Viagem Teatral. Na 10ª edição sobem ao palco improvisado de lajotas ou pisos de cerâmica, os personagens de dois jovens que possuem conflitos em relação aos seus gostos pessoais na peça “A menina e sua sombra de menino”. Eles não querem saber de rótulos nas brincadeiras.

Serviço

O quê: Peça “A menina e sua sombra de menino”

Quando: 18 e 19/1, 19h30

Onde: Casa das Máquinas Espaço Cultural, rua Henrique Veras do Nascimento, 82, Lagoa da Conceição

Quanto: Gratuito

Ficha Técnica

Direção: Pépe Sedrez

Atuação: Leandro Magalhães e Paula Bittencourt

Realização: Malagueta Produções

Direção de arte: Ana Pi

Concepção Musical: Deo Delambert

Arte gráfica: Chouette

Fotos: Tóia de Oliveira

Teatro