Oficina discute papel da mulher na produção de cinema

Para refletir sobre a participação feminina no cinema, a cineasta Claudia Aguiyrre ministra a oficina “Um olhar feminino sobre a história do cinema para pensar o presente”. Serão seis encontros de 7 a 22 de fevereiro em Florianópolis. A oficina é indicada a maiores de 16 anos, não sendo necessário conhecimento prévio do tema.

A proposta é abordar o trabalho de diretoras famosas para discutir questões de gênero e representação feminina. “São diretoras, roteiristas e produtoras a partir das quais é possível tangenciar momentos importantes da história do cinema, área artística tradicionalmente dominada por homens. Pesquisas recentes apontam percentuais ainda pouco representativos para a participação feminina atrás das câmeras”, avalia Aguiyrre.

Em junho, Anna Muylaert foi convidada a participar do grupo de votantes do Oscar - Divulgação/ND
Anna Muylaert é uma das diretoras discutidas durante a ofina “Um olhar feminino sobre a história do cinema para pensar o presente” – Divulgação/ND

A ministrante vai falar, por exemplo, da americana Sofia Coppola, vencedora do Oscar de “Melhor Roteiro Original” por “Encontros e Desencontros”. Coppola foi a terceira mulher da história indicada à categoria de “Melhor Direção”. Outro destaque é a brasileira Anna Muylaert, responsável pelo longa “Que horas ela volta?”. O filme estrelado por Regina Casé, narra a relação entre uma empregada doméstica e seus patrões.

Claudia Aguiyrre é jornalista, professora e cineasta. Nascida no Chile, Claudia mudou-se para o Brasil há mais de 40 anos, onde fez graduação em Comunicação Social e pós-graduação em Estudos Culturais na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Produziu em 2015 o documentário “Mata…céu…e negros”, que foi selecionado para a Mostra Brasil Plural 9, maior festival itinerante de cinema brasileiro na Europa. 

Serviço

O quê: Oficina “Um olhar feminino sobre a história do cinema para pensar o presente”

Quando: 7 a 22/2

Onde: Rua Fernando Machado, 261, Centro, Florianópolis

Quanto: R$ 350

Cinema