Dupla de cineastas brasileiros exibe curtas inéditos em Santo Antônio de Lisboa

“El Meraya”, curta recentemente premiado em Porto Alegre, está entre as obras que serão exibidas pela dupla. – Divulgação/ND

A dupla Distruktur, formada pelos cineastas Gustavo Jahn e Melissa Dullius, encerra nesta quinta-feira (20) em Florianópolis a turnê que percorreu várias cidades brasileiras, mesclando exibição de filmes e oficinas de cinema analógico. O evento, que ocorre às 20h no centro cultural Nau Catarineta, é promovido pelo Cine Coisa Linda.

A sessão apresentará vídeos da série “Postcards”, dois videoclipes, os curtas “A Máquina do Tempo” e “El Meraya”, recentemente premiado no festival Cine Esquema Novo, em Porto Alegre, descrito pelo júri como “Um thriller místico sob o signo de mil e uma noites. Um prisma de possibilidades narrativas. É um enigma underground.”

Gustavo nasceu em Florianópolis e Melissa em Porto Alegre. Os dois começaram a fazer cinema juntos no ano de 2000, na capital gaúcha, primeiro em filmes com largura Super 8 e depois em 16mm, aumentando assim a duração de suas obras. Morando em Berlim desde 2006, a dupla se uniu ao grupo fundador do LaborBerlin, coletivo independente de cinema, sem fins lucrativos. A junção levou a incorporação de práticas experimentais de filmagem e revelação analógica ao processo criativo.

Elaborando roteiro, produzindo as cenas, trabalhando como atores, músicos, técnicos de laboratório de cinema e realizando grande parte da pós-produção de seus filmes, a dupla cruza a fronteira entre arte, ficção e o experimentalismo. É o caso do longa-metragem “Muito Romântico”, sua obra mais recente.

Lançado em 2016, o filme representou o Brasil nos festivais internacionais de Berlim, Turim, Berlinale e Melbourne. A história retrata o universo artístico de um casal brasileiro em Berlim, baseados em sua própria experiência. Além de protagonizar muito de seus filmes, Gustavo Jahn, também atuou no aclamado longa “O som ao redor”, dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho, também diretor de “Aquarius”.

 

Serviço:

O quê: Sessão Distruktur

Quando: 20/12, 20h

Onde: Cine Coisa Linda, no centro cultural Nau Catarineta, Rua Cônego Serpa, 30, centrinho de Santo Antônio de Lisboa – Florianópolis

Quanto: contribuição espontânea

Cinema