Clássico infantil ganha nova leitura atual por dramaturgo francês

Peça tem texto de Joël Pommerat, montada por grupo gaúcho - Divulgação/ND
Peça tem texto de Joël Pommerat, montada por grupo gaúcho – Divulgação/ND

Publicada pela primeira vez pelo francês Charles Perrault no final do século 17, e depois pelos irmãos Grimm, a versão mais popular, a fábula ‘Chapeuzinho Vermelho’ sofreu inúmeras adaptações, mudanças e releituras ao longo do tempo. O teatro Pedro Ivo recebe na noite deste sábado uma nova adaptação da peça, escrita pelo dramaturgo francês Joël Pommerat e dirigida por Camila Bauerda, da Companhia Projeto Gompa, de Porto Alegre. A mostra é protagonizada por Fabiane Severo (mãe e avó), Guilherme Ferreira (narrador), Laura Hickman (chapeuzinho) e Henrique Gonçalves (lobo).

A montagem moderna do clássico propõe mostrar a percepção da criança frente ao seu cotidiano nos dias atuais. A solidão da menina que acaba ficando horas em casa sozinha e acaba saindo para visitar a avó doente e a mãe que precisa trabalhar para sustentar a casa e achar tempo para cuidar da família. “Pommerat escreveu essa peça pensando num público de crianças e adultos. A história que ele escreve é a mesma do conto clássico, a atualização é no sentido dos temas que são abordados e do tipo de linguaguem utilizada, mesclando teatro, dança, música e contação de história”, conta a diretora Camila Bauer..

Audiodescrição e Libras

A fábula se passa com a voz do narrador enquanto Chapeuzinho e sua mãe fazem movimentos coreográficos com uma trilha sonora que dura todo o espetáculo.

É no momento em que Chapeuzinho encontra o lobo solitário na floresta que a fábula se desenvolve, é quando a menina começa a ter voz, com cenas que remetem à história original, e falas clássicas como “mas que boca grande você tem vovó”.

O espetáculo busca um tom mais obscuro, com cores cinzas, além da música de fundo trazendo suspense. “A peça pretente que a criança use esse lugar seguro como o teatro para viver esta aventura, por mais que sinta medo. Buscamos sempre que a criança entenda que senti-lo faz parte da vida”, afirma Bauer.

A Companhia Projeto Gompa é uma iniciativa de artistas de diferentes áreas da arte como teatro, dança, música e artes visuais,com apoio da Rococó produções.

A exibição é uma realização da Aliança Francesa de Florianópolis, Ministério da Cultura e Governo Federal, patrocínio Engie. O espetáculo conta com audiodescrição e tradução em Libras.

 

O quê: Espetáculo ‘Chapeuzinho Vermelho’

Quando: 2/9, 19h

Onde: Teatro Pedro Ivo, rod. SC 401, km 15, 4600, Saco Grande, Florianópolis

Quanto: Gratuito

Entretenimento