O talento dos "Juniors"

Thiago Freitas
Thiago Freitas
Jornalista, colunista social e apresentador do programa Ver Mais


Oeste

Sálvio  e Moacir Junior são presenças indispensáveis na Casa Cor Santa Catarina. Em 2012 a dupla de arquitetos de Balneário Camboriú foram os vencedores do prêmio melhor projeto da Casa Cor 2012. E neste ano a dupla mais uma vez  surpreendeu.  Moacir Junior e Sálvio Junior desenvolveram em 2013 a “Galeria Deca” e “Estar Urbano”. Suntuoso e de muito bom gosto, o espaço apresenta novidades e tendências das áreas de arquitetura e decoração. Um arraso!!

Divulgação
Moacir Schmitt Jr e Sálvio Moraes Jr

 

Após muitos anos, a Deca volta a ter um ambiente em uma franquia da mostra fora do eixo Rio-São Paulo. Os arquitetos, que receberam o prêmio de Melhor Projeto em 2012 com o Hotel Boutique, receberam do Núcleo Catarinense de Decoração o selo Top Decor NCD.

Na Galeria Deca, a intenção do projeto foi fugir dos estereótipos e das fórmulas prontas de ambientes corporativos. A intenção é aproximar os visitantes da marca Deca através de um ambiente impactante e diferenciado, com muito design e sofisticação. “Acreditamos que não é necessário encher um ambiente de produtos para que estes sejam assimilados pelos visitantes. Um grande ambiente associado a marca, traz muito mais benefícios aos envolvidos do que se pensarmos num ambiente comumente chamado de institucional ou corporativo”, defende Moacir

 

Divulgação

 

Ao entrar no ambiente, o visitante se depara com uma galeria de produtos conceitual. Os produtos Deca foram expostos como joias, num espaço Total Black, todo em laca brilho preto e iluminação cênica. Além disso, painéis de TV desnivelados em escala, mostram vídeos com produtos da marca. Passando por esta atmosfera black, o visitante entra no Estar Urbano.

Segundo os arquitetos, o nome do espaço surgiu da ideia de aplicar o conceito urbano na criação do ambiente. “Analisando e interpretando a tendência do design nos grandes centros urbanos, surgiu o conceito do ambiente”, explica Salvio. Tons terrosos, superfícies foscas e com brilho, formas puras, desconstrução, geometrias, arte, arquitetura, cores, misturas e estilos são os resultados que surgiram de um brainstorming elaborado pelos profissionais da CASAdesign Interiores durante o processo de criação.

 

Divulgação

 

Uma das questões aplicadas diretamente no conceito do projeto foi a aproximação da moda com as artes plásticas, que já deixou de ser tendência e se tornou um clássico. Grifes de luxo como a Louis Vuitton, por exemplo, que desde os anos 80 é atenta aos grandes artistas e aos ícones da cultura pop, cada vez mais fazem parcerias com nomes como os irmãos Campana, a artista japonesa Yayoi Kusama, Takashi Murakami, Richard Prince, os brasileiros Os Gêmeos, entre outros. “Moda e arte deixaram de ser algo voltado a apenas uma minoria, fazem parte do dia a dia das pessoas. Está inserido no cenário urbano e refletem todo o caráter de uma sociedade”, definem os sócios Moacir e Salvio.

O Estar Urbano evoca as grandes metrópoles e reproduz os desejos da vida moderna: bem estar, memória resgatada e conforto. As cores neutras dão a base e predominam, valorizadas pela marcenaria exclusiva, com os grandes painéis em madeira fosca que vestem o ambiente e contrastam com grandes elementos em lacatto na cor fendi e colunas de seis metros de altura em lacatto preto.

Nas paredes, as obras de arte "conversam" numa mistura de estilos, técnicas e épocas. Mais uma vez, a parceria com a artista Fabiana Langaro Loos se confirma: desta vez com uma obra inusitada. O piso foi revestido com mármore de origem italiana em cor de chocolate, com veios brancos e dourados. As tapeçarias também são um atrativo a parte: Salvio e Moacir assinam o desenho da tapeçaria de 35 metros quadrados, produzida exclusivamente para o ambiente.

A Galeria Deca & Estar Urbano tem 100 metros quadrados de uma ousada mistura de tons e uma atmosfera cosmopolita. Os móveis foram escolhidos pela dupla para garantir conforto e valorizar a qualidade do design, além de terem um grande apelo visual. A influência da arquitetura das cidades ganha referência nos painéis angulados que formam as paredes e nos recortes que compõem os atraentes painéis que vestem o ambiente.

Publicado em 31/05/13-16:03


Matérias relacionadas