Publicidade
Quarta-Feira, 29 de Março de 2017
Descrição do tempo
  • 25º C
  • 21º C

Secretaria de Proteção Civil apresenta plano de qualificação da Guarda Municipal

No documento, estão descritos os relatórios de treinamento ministrados durante o ano

Redação ND
Joinville
01/12/2016 às 12H27

A Secretaria de Proteção Civil e Segurança de Joinville apresentou à Polícia Federal o Plano de Qualificação Anual para a Guarda Municipal. No documento estão descritos os relatórios de treinamento ministrados durante o ano, que integram o estágio de qualificação profissional, e que perfazem um total de 84 horas/aula.

Segundo o gerente da Guarda Municipal, Atanir Antunes, além dos cursos descritos no plano, foram realizados outros treinamentos para qualificar a equipe. “Tivemos neste mês de novembro o curso de 16 horas sobre Defesa Pessoal  e Retenção de Armamento, onde participaram diversas forças de segurança municipais”, comentou.

A legislação que regulamenta os serviços das guardas municipais estipula uma carga horária mínima para capacitação. “O Decreto Federal nº 5.123/04 estabelece que os profissionais da Guarda Municipal devam ser submetidos a estágio de qualificação profissional por, no mínimo, oitenta horas ao ano”, esclarece Antunes.

Hoje, a prevenção constitui a principal missão da Guarda Municipal de Joinville e como consequência pode assumir diferentes formas, exigindo também modos operacionais diversificados, segundo o tipo de situação.

Entre os cursos oferecidos aos guardas municipais em 2016, que totalizaram as 84 horas/aula, estão a excelência no atendimento; a mediação comunitária; direitos humanos, vulnerabilidade social e o uso de drogas; atualização de trânsito; tiro defensivo; técnicas e procedimentos operacionais e defesa pessoal.

Sobre a Guarda Municipal

A Guarda Municipal de Joinville foi implantada em 2015 e a partir de 2015 iniciaram as atividades de segurança. A estrutura apresenta 40 guardas. O contingente trabalha armado e tem apoio de seis viaturas, além de dois ônibus operacionais.

* Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade

0 Comentários