Cooper compra cinco supermercados da rede Breithaupt, de Jaraguá do Sul

Cooperativa do Vale do Itajaí passa a ter 14 lojas com as novas aquisições


A Cooper (Cooperativa de Produção e Abastecimento do Vale do Itajaí), sediada em Blumenau, assume a partir de 1º de outubro, as cinco operações de supermercado da rede Breithaupt em Jaraguá do Sul (Centro, Jaraguá Park Shopping, Vila Nova, Água Verde e Barra). A cooperativa fez uma oferta de compra das unidades quando a empresa jaraguaense manifestou intenção de não mais atuar no ramo de varejo alimentar. Com a assinatura do memorando de entendimentos, foi realizada uma auditoria legal, condicionante para a assinatura do contrato definitivo.

 

Divulgação/ND
Hipermercados localizado no térreo do Jaraguá Park Shopping foi uma das operações compradas pela Cooper

 

 

Pelo acordo, a Cooper assume integralmente os cinco supermercados e a equipe de aproximadamente 400 funcionários destas unidades, sendo que em duas lojas (Vila Nova e Barra), a negociação inclui os imóveis. Com a compra, a cooperativa amplia de 9 para 14 o número de filiais e passa a ter um quadro de 2.400 colaboradores. A Cooper já tem cinco lojas em Blumenau, duas em Indaial (sendo uma com inauguração prevista para setembro), uma em Rodeio e outra em Ibirama. Novos projetos estão em andamento: em Blumenau (bairro Vila Nova) e Timbó (Centro), para abertura a partir de 2014.

A decisão pela venda dos supermercados acompanha o plano de reestruturação da rede Breithaupt, que optou por dedicar-se à expansão da rede de lojas de materiais de construção, máquinas e ferramentas. Ao final de 2012, a rede inaugurou simultaneamente três filiais no formato home center (em Jaraguá do Sul, Joinville e Brusque). “O plano de transformação das unidades para o formato home center está em andamento, com a reinauguração da loja de Balneário Camboriú, prevista para o início de setembro, e outras filiais já estão com obras de reestruturação”, destaca Luciano Rodrigues, diretor geral da rede de varejo do grupo jaraguaense. “Referente à venda, o Breithaupt teve a preocupação de transferir as operações para uma organização com experiência comprovada no ramo alimentício, garantindo, assim, a continuidade do negócio e os empregos”, frisa. O Hipermercado que a rede possui no Centro de Guaramirim, na rua 28 de Agosto, 1665, não entrou na negociação.

 

Negócio alinhado com planejamento de expansão

Para a Cooper, a oportunidade está alinhada ao planejamento estratégico de expansão, iniciado nos últimos anos. “Nosso foco é o crescimento em regiões próximas de Blumenau. Como Jaraguá do Sul tem características culturais e econômicas muito similares às do Vale do Itajaí, esperamos poder disseminar o modelo do cooperativismo e tornar a Cooper uma referência também nesta região”, afirma o diretor-presidente da Cooper, Hercílio Schmitt.

O diretor vice-presidente, Osnildo Maçaneiro, garante que as cinco lojas serão mantidas. “Desta forma, a Cooper amplia o ganho de escala, favorecendo os cooperados e clientes com vantagens como maior variedade, qualidade nos serviços e preços competitivos”, explica.

A Cooper assume as cinco filiais do Supermercado Breithaupt em 1º de outubro, mas a primeira mudança significativa será percebida pela comunidade em abril de 2014. Nesta data, a atual loja do Jaraguá do Sul Park Shopping será realocada para uma nova área, mais ampla, no primeiro piso do empreendimento (ao lado do estacionamento). No novo espaço, a Cooper apresentará seu conceito de loja e de relacionamento com a comunidade. A partir daí, programará melhorias e adequações operacionais conforme o seu padrão também nas demais lojas, seguindo um cronograma para os próximos anos.

 

Cooper

Fundada em 1944

Estrutura
nove lojas (Blumenau: Água Verde, Garcia, Glória, Mafisa e Omino; Indaial: Centro e Nações; Rodeio e Ibirama) e outras duas em projeto (Vila Nova, em Blumenau, e Timbó Centro)
7 farmácias
1 restaurante (Filial Centro, em Indaial)
Administração Central
Padaria Central
Centro de Distribuição
105 mil cooperados
2.000 colaboradores

 

Grupo Breithaupt

Fundado em 9 de dezembro de 1926
Presente no norte, planalto norte e litoral catarinense
É o 38º maior grupo lojista de materiais de construção do Brasil, ocupando a 3ª posição em Santa Catarina, segundo pesquisa da Anamaco (Associação Nacional de Comerciantes de Material de Construção)
O Jaraguá do Sul Park Shopping, um dos principais negócios do grupo, ocupa atualmente uma área de 40 mil metros quadrados construídos, no Centro da cidade, no mesmo local onde a empresa iniciou as atividades, em 1926. O empreendimento está em expansão e até outubro de 2014 deverá dobrar de tamanho, passando das atuais 77 para 155 lojas

Publicado em 08/08/13-16:28