Muro de contenção com pneus cede e Defesa Civil interdita casa em Joinville

Deslizamento ocorreu no bairro Boehmerwald, na zona Sul, durante a forte chuva que caiu na madrugada desta quinta-feira

João Batista da Silva
João Batista da Silva


Joinville

Luciano Moraes/ND
Inácio Luiz Zuquett mostra área de deslizamento e teme nova ocorrência

A forte chuva da madrugada desta quinta-feira (7/2/13) assustou o aposentado Inácio Luiz Zuquett, 64, morador no bairro Boehmerwald, na zona Sul de Joinville. Por volta das 4h, um muro de contenção feito com pneus na encosta do terreno vizinho veio abaixo. Além do barro, a casa de madeira chegou a ser atingida por alguns pneus, mas não sofreu danos. “Comecei a escutar uns estalos. Quando fui ver, estava tudo caindo”, relatou.

A Defesa Civil esteve de manhã no local e cobriu a encosta com lona plástica. Como há risco de novo deslizamento, a casa de Inácio foi interditada pelos técnicos. Na casa de cima houve a interdição parcial, pelo risco na repartição usada como sala de costura pela moradora. “O muro foi executado sem critério técnico nenhum e com o volume de chuva não suportou”, comentou o agente da Defesa Civil Maiko Richter, que recomendou aos moradores derrubarem totalmente o muro para refazer a contenção.

O índice máximo de chuva nesta quinta-feira foi de 50 mm. A Defesa Civil continua em estado de atenção porque a previsão é de chuva forte no final de semana de Carnaval. No Litoral Norte o volume deve ficar entre 70 e 90 mm. Apesar de estar dentro da normalidade, há risco de alagamentos e deslizamentos em áreas vulneráveis. Além do deslizamento que resultou em interdições, a Defesa Civil não registrou outras ocorrência graves em função da chuva. Nos bairros Adhemar Garcia, Itaum e Jarivatuba foram registrados pontos de alagamentos, mas nenhuma casa foi atingida.

Publicado em 07/02/13-18:53