Publicidade
Sábado, 25 de Fevereiro de 2017
Descrição do tempo
  • 29º C
  • 22º C

HQ "Domingo, Sangrento Domingo" será lançada no próximo sábado em Florianópolis

Publicação é a estreia do escritor Romeu Martins e do ilustrador Victor Vic no universo dos quadrinhos

Juliete Lunkes
Florianópolis
Daniel Queiroz/ND
Victor Vic e Romeu Martins uniram a paixão pelos quadrinhos e lançam no próximo sábado "Domingo, Sangrento Domingo" 

 

Santa Catarina está prestes a ter sua mais ousada referência do mundo das HQs (histórias em quadrinhos) entrando no mercado. O escritor Romeu Martins e o ilustrador Victor Vic se uniram para colocar em prática uma velha paixão e suprir um cenário ainda minguado por aqui. Eles lançam no próximo sábado (30) a graphic novel “Domingo, Sangrento Domingo”, na livraria Catarinense, no Centro de Florianópolis.

A dupla se conheceu em janeiro de 2012, no Desenhe Aqui, evento que promove o encontro de desenhistas, ilustradores, grafiteiros e quadrinistas interessados em novos projetos. Ao trocarem as primeiras ideias perceberam um interesse em comum: Romeu tinha uma boa história, já publicada por uma editora, e sonhava em vê-la ilustrada; Victor, que já trabalhava como ilustrador e chargista, queria colocar seus estudos sobre HQ em prática. 

Do dia em que o escritor finalmente apresentou sua narrativa ao novo ‘sócio’ até a HQ ficar pronta para tentar conquistar alguma editora, foram sete meses. “Há exatamente um ano, em novembro do ano passado, o Victor apareceu com o material e me surpreendeu com o que tinha feito”, lembra Romeu. Apesar de ter escrito já imaginando os quadrinhos para cada trecho, ele afirma que o companheiro de publicação conseguiu produzir algo impensado.

O trabalho dos dois acabou agradando a editora Estronho, a mesma que já havia lançado a história de Romeu anteriormente. “A editora já tinha planos de entrar na HQ, então acabamos sendo os primeiros e tivemos toda a liberdade, nada foi modificado”, garante o escritor.

Para Victor, além da realização de um desejo antigo, a HQ servirá como um cartão de visitas para os trabalhos futuros. “É uma aposta feita com muito amor da nossa parte, pode não ser o melhor tiro, mas é um começo”. Se o tiro foi de fato certeiro, ainda não se sabe, mas eles já foram convidados para produzir outro material de mesmo estilo sob encomenda. 

Personagens peculiares

A história da HQ se passa em 1866, quando uma prostituta, acompanhada por seu amigo escravo, entra numa caverna em busca de um tesouro que poderá mudar sua vida. Ao começar a procura, porém, o que ela encontra não é a sonhada prata, mas sim uma criatura repugnante.

Para conseguir reproduzir a espécie de monstro descrita por Romeu, inspirada em Eddie, o mascote da banda Iron Maiden, Victor partiu para a pesquisa de referências. O aspecto de uma doença cutânea e o quanto uma pessoa pode ser magra antes de morrer foram alguns dos tópicos explorados. “Se alguém visse o histórico de pesquisas no meu computador acharia que tenho alguma coisa”, diverte-se Victor.

Apesar do trabalho penoso, que levou várias horas por dia da rotina do ilustrador, ele não esconde a satisfação em ver tudo pronto. Sob o olhar de concordância de Romeu, finalmente diz: “É muito gratificante”.

 

Serviço

O quê: Lançamento da HQ “Domingo, Sangrento Domingo”

Quando: 30/11, 13h

Onde: Livraria Catarinense, rua Felipe Schmidt, 60, Centro, Florianópolis, tel. 3271.6001

Quanto: gratuito

“Domingo, Sangrento Domingo”. De: Romeu Martins e Victor Vic. Editora: Estronho. 52 págs. R$ 19

Publicidade

0 Comentários